TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica No Comercio Eletronico

Casos: Logistica No Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

B2B – Conceitos, características e modelos.

Conceito: O comercio Eletrônico empresa-empresa ( business to business e-commerce – CE B2B), refere-se às transações entre empresas realizadas eletronicamente peça internet, extranets ou redes privadas. Essas transações podem ser realizadas entre uma empresa em os membros de sua cadeia de suprimento, bem como entre uma empresa e outra qualquer. Neste contexto o termo empresa indica qualquer organização, privada ou publica, com ou sem fins lucrativos.

A principal característica do B2B é que as empresas tentam automatizar o processo de transação comercial com o intuito de melhorá-lo.

Nos vários tipos de transação B2B, as atividades empresariais são usualmente executadas ao longo da cadeia de suprimento de uma empresa. O processo de cadeia de suprimento consiste em uma serie de subprocessos e papeis inter-relacionados. Estes se estendem desde a aquisição de matéria prima, passa pela embalagem do produto e seu deslocamento até distribuidores e varejistas e termina com a posterior compra pelo consumidor final. O B2B pode tornar as cadeias de suprimento mais eficientes e efetivas ou alterá-las completamente, eliminando um ou mais intermediários.

Historicamente, muitos dos segmentos e processos da cadeia de suprimento, em especial atividades ascendentes e descendentes,, tem sido gerenciados por meio de transações em papel ( pedidos de compra, faturas ). O gerenciamento da cadeia de suprimentos também abrange a coordenação entre a geração de pedidos, o registro desses pedidos e seu cumprimento/distribuição.

Produtos mais vendidos

Produtos químicos, computadores s suprimentos, energia, gás, produtos agrícolas, veículos automotores, produtos petroquímicos, papel, material de escritório e produtos alimentícios.

Partes envolvidas

O B2B pode ser realizado diretamente entre um comprador e um vendedor ou conduzido por um intermediário on-line. O intermediário é um parceiro que faz a intermediação da transação entre o comprador e pode ser virtual ou de cliques e cimento.

Tipos de transação

Compra Spot: é a compra de bens e serviços a medida que se precisa deles, em geral aos preços vigentes no mercado, determinados dinamicamente pela oferta e demanda. Compradores e vendedores podem não se conhecer. Ex. Bolsas de valores e de Commodities. Pode ser realizada com grande economia em bolsas de terceiros.

Suprimento estratégico: envolve compras regidas por contratos de longo prazo, que usualmente se originam de negociações privadas entre vendedores e compradores.

Tipo de material negociado

Materiais diretos: são utilizados na fabricação do produto (o aço nos automóveis e o papel nos livros). Suautilização é programada, em geral não são itens de prateleira e usualmente são comprados em grandes quantidades e após negociação e contrato.

Materiais indiretos ou MRO: suprimentos de escritório, produtos de limpeza, usualmente são usados em atividades de Manutenção, Reparos,e Operações.

Direção do mercado:

Marketplaces verticais: tratam de um único setor industrial ou segmento do setor industrial. Ex. eletrônicos, carros, aço, produtos químicos e petroquímicos.

Marketplaces horizontais: são os que oferecem produtos ou serviços utilizados por todos os tipos de industrias. Ex. Materiais de escritório, PCs, serviços de viagem.

Tipos básicos de Transações

1. Lado da venda. Um vendedor para muitos compradores. Ex. Cisco

2. Lado da compra. Um comprador para muitos vendedores.

3. Bolsas. Muitos vendedores para muitos compradores.

4. Comercio Colaborativo: comunicação e compartilhamento de informação, projeto e planejamento entre as empresas parceiras.

Transações centradas na empresa Um para muitos e muitos para um.

Nestes casos, uma empresa executa ou toda a venda (mercado do lado da venda) ou toda a compra (mercado do lado da compra). Como ambos estão focados nas necessidades de compra ou venda de uma única empresa, são denominados CE centrados na empresa.

Em marketplaces desse tipo, a empresa individual do lado da venda ou da compra tem completo controle sobre que participada transação e sobre os sistemas de informação que a apóiam. Assim, as transações são essencialmente privadas e os mercados do lado da venda e do lado da compra são considerados marketplaces eletrônicos (e-marketplaces) privados.

Muitos mercados “centrados na empresa” são conduzidos sem o auxilio de intermediários. Contudo, quando se trata de leiloes ou da agregação de pequenos compradores, poderá ser usado um intermediário. Mesmo quando se utiliza um intermediário, o mercado ainda é considerado privado porque o único comprador ou vendedor que contrata o intermediário mantém o controle sobre quem é convidado a participar.

Os benefícios do B2B.

Elimina papéis e reduz custos administrativos.

Acelera o ciclo.

Reduz custos e tempo de busca para os compradores.

Aumenta a produtividade de funcionários que cuidam de compra e/ou venda.

Reduz erros e/ou aprimora a qualidade dos serviços.

Reduz níveis e custos de estoque.

Aumenta a flexibilidade da produção, permitindo entrega Just-in-time.

Facilita a “personalização massificada”.

Aumenta as oportunidades de colaboração.

5.2 Market Places do lado da venda: Um para muitos

De maneira similar ao modelo de venda direta do B2C, no qual um fabricante ou varejista vende diretamente aos consumidores, o marketplace eletrônico do lado da venda proporciona aos compradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com