TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Por:   •  15/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.191 Palavras (17 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 3]

Andreza C Guilhermino da Silva

Anhanguera Educacional

andrezagui@hotmail.com


A LOGÍSTICA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO [pic 4]

RESUMO

A utilização do comércio eletrônico demonstra um crescimento significativo nos últimos anos. O e-commerce, como é denominado o mercado online, se tornou extremamente útil para facilitar o dia a dia das pessoas e já substitui as compras em lojas físicas.

As constantes mudanças no gosto e preferência dos consumidores que se tornam cada dia mais exigentes e impacientes fazem com que a logística cresça em todos os modais no país. São desenvolvidos novos tipos de transportes e criadas tecnologias capazes de aprimorar os já existentes para que o consumidor possa receber suas compras em um menor período de tempo.  

Palavras-Chave: Logística. E-commerce. Internet.

ABSTRACT

The electronic commerce has been increasing more and more in Brazil and around the world. The e-commerce is called market has become extremely useful to facilitate the daily lives of people and now replaces purchases in physical stores. The constant changes in the tastes and preferences of consumers who are becoming more demanding and impatient make the logistics grow in all modes in the country.  There are developed new types of transport and created technologies to improve existing so that the consumer can receive their purchases in a shorter period of time.

Keywords: Logistics. E-commerce. Internet.


  1. INTRODUÇÃO

A utilização de meios eletrônicos para realizar o comércio surgiu por volta 1995, com novas oportunidades e anúncios através da internet. Contudo, não era um meio de compra muito utilizado, nesse período o computador e a internet era uma tecnologia cara, de acesso quase exclusivo da parte mais abastada da sociedade.

Com o aprimoramento dessa tecnologia e a grande oferta no mercado, o computador e a internet se tornaram mais acessíveis a quase todas as classes sociais. Hoje em dia é raro encontrar uma pessoa que nunca tenha acessado a internet pelo menos uma vez em sua vida.

O crescimento econômico do Brasil, a facilitação de crédito para os consumidores, o aumento do salário mínimo contribuíram para que a sociedade brasileira passasse a consumir cada vez mais. Para maioria das pessoas, a rotina diária  como trabalho, escola, família não deixa espaço para outras atividades necessárias.

Nesse cenário o comércio online passou a ser um grande aliado das pessoas que não possuem tempo para fazer compras em sua rotina diária, ou então que preferem fazer compras no conforto e segurança de suas residências.

O e-commerce vem crescendo dia após dia no mercado brasileiro, e esta causando grande impacto no mercado econômico, nas parcerias comerciais, atendimento, comprometimento e agilidade.  A Internet é um veículo de comunicação importante para efetivação do comércio eletrônico (e-commerce), em tempo real sem barreiras. No mundo tão competitivo sobrevivem aqueles mais ousados que fazem a diferença dos demais.

As compras pela internet ficaram mais fáceis e são preferidas, pois além de disponibilizar produtos que muitas vezes não estão nas lojas físicas, algumas vezes tais produtos são disponibilizados com preços mais acessíveis.

Não há no comércio eletrônico limites geográficos, ele esta no mundo todo, abrangendo diferentes culturas, preço e qualidade, sendo assim acessível para qualquer consumidor. E isso só é possível devido a um grande processo logístico que a cada dia vem crescendo com transportes aéreos, rodoviários, ferroviários entre outros.

Para o consumidor adquirir produtos através da internet, esta cada vez mais  facilitando no dia a dia, evitando trânsito, probabilidade de não encontrar o produto desejado, preços não competitivos, e demora na entrega.

Outras facilidades são as formas de pagamento, como parcelamento sem juros no cartão de credito.  Em alguns casos não é cobrado taxa de entrega dependendo do valor da compra o que é possível devido o acordo feito entre transportadora e fornecedor, alguns sites disponibilizam boletos bancários com desconto no pagamento a vista.

Em relação a cadeia logística no Brasil o e-commerce necessita que atenda a entrega em um país de dimensões continentais, de uma forma extremamente rápida, ágil e eficaz. Há também outras atividades que necessitam ser planejadas tais como: aquisição de estoques, recebimento, conferência, separação (picking), expedição, transporte de mercadorias e atendimento ao consumidor.

Há alguns anos, comprar no E-commerce representava esperar de 15 a 30 dias para receber um produto, hoje esse tempo varia de 3 horas após a compra a até cinco dias no máximo e esses prazos estendem-se para quase todo o Brasil e não só as regiões metropolitanas e grandes capitais, como antigamente.

A logística evoluiu e continua evoluindo juntamente com o no e-commerce, constituindo-se em uma importante vantagem competitiva deste seguimento, já que possibilita uma melhor gestão de compras e estoques, agilidade nas entregas, abrangência de entregas (capitais, interior, etc), disponibilidade de espaço e horários, além de ter um baixo custo, quando bem gerenciada.

Hoje o uso de operadores logísticos para gerenciar os estoques, movimentação e distribuição dos produtos tem sido amplamente utilizado por empresas de E-commerce total ou parcialmente, pelos inúmeros benefícios oferecidos através da logística especializada.

  1. VENDA DE PRODUTOS VIA ONLINE – LOGISTICA

No e-commerce também há problemas, como qualquer outra modalidade. Nesse caso os problemas mais freqüentes são com os transportes / estoques / produtos entre outros.

Também pode ocorrer descumprimento na data prevista para entrega de entrega devido aos imprevistos, alem da dificuldade de distribuir uma grande quantidade de produtos para consumidores em vários pontos distintos de um país é um desafio que exige um planejamento e gerenciamento adequado das principais empresas de e-commerce no país.

O sistema de distribuição envolve vários tipos de modais no país sendo os principais: rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo, onde o custo de cada um destes é variável de acordo com o fornecedor, incluindo também o processo de planejar, implementar e controlar de modo eficiente o fluxo de materiais - desde o seu ponto de origem até o seu ponto de consumo, e esse processo consiste na integração de informação, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens. O comércio online se tornou uma ferramenta comumente usada pelas pessoas e um meio muito rentável para a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (269.7 Kb)   docx (876.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com