TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 11

Estudo de caso de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos - Projeto Piloto na Escola Crescimento

Saul Meireles da Silva Moura

Faculdade Pitágoras – São Luís – Brasil

saul.moura@hotmail.com

Samanta de Sá Carvalho

Faculdade Pitágoras – São Luís – Brasil

samanta_sa88@hotmail.com

Adriana Corrêa

Faculdade Pitágoras – São Luís – Brasil

monitoramento.adriana@gmail.com

Natália Pacheco Rabelo

Faculdade Pitágoras – São Luís – Brasil

Nataliia.pr@hotmail.com

Resumo – O artigo traz a logística reversa para o real âmbito da sustentabilidade, algumas empresas acabam trabalhando isso como foco em aparências organizacionais que às vezes entranham a sua própria cultura. O que vai além de qualquer legislação que rege a responsabilidade ambiental por meio das empresas é de fato a consciência deve partir de todos. Foi aplicado um estudo de caso na empresa Maranhão Recycle responsável por coletar resíduos eletrônicos gerados pela Escola Crescimento com a finalidade de transformar os resíduos coletados em matéria prima para as indústrias. O objetivo é compreender e divulgar o Projeto Piloto de Logística Reversa de resíduos eletrônicos atribuídos pela empresa mostrando a importância e a responsabilidade ambiental para sociedade.

Palavra-chave: Logística reversa, responsabilidade ambiental, resíduos eletroeletrônicos.

Abstract –  Abstract. The article provides reverse logistics to the real scope of sustainability, some companies end up working that focus on organizational appearances that sometimes infuse their own culture . What goes beyond any legislation governing environmental responsibility through the companies is in fact consciousness must come from everyone. a case study was applied in Maranhão Recycle company responsible for collecting electronic waste generated by the School Growth in order to transform the collected waste into raw material for industries . The goal is to understand and disseminate the Reverse Logistics Pilot Project of electronic waste awarded by the company showing the importance and environmental responsibility to society.


Keyword: Reverse logistics , environmental responsibility , electronic waste .

 

Introdução

        A problemática encontrada atualmente é o descarte incorreto dos resíduos eletrônicos gerados pelas escolas. A grande maioria não segue a forma adequada de descarte, por isso algumas empresas passaram a oferecer o serviço de logística reversa para atender esse mercado. Da qual é um processo onde os resíduos são acompanhados no momento do seu descarte até o seu local de origem.

        A logística reversa cuida dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou disposição final. (NOVAES, 2007) [1].

Com o aumento da demanda de novas tecnologias, a busca por satisfação e necessidades do cliente as empresas estão em constante evolução e inovação dos seus produtos a fim de sempre atender o mercado. Nota-se a redução do ciclo de vida mercadológica dos produtos pela ambição dos clientes de sempre acompanhar as novas tendências e ao alto custo na manutenção do produto.

Segundo Kotler (2.000) dizer que um produto tem um ciclo de vida é afirmar quatro coisas: Os produtos têm vida limitada: As vendas do produto passam por estágios distintos e cada um coloca desafios diferentes; Os lucros do produto crescem e diminuem ao longo dos diferentes estágios do ciclo de vida do produto; Os produtos requerem diferentes estratégias mercadológicas, financeiras, de produção, de compras, de pessoal nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

        O ciclo de vida mercadológico dos produtos se reduz em virtude da introdução de novos modelos, que tornam os anteriores ultrapassados em consequência dos seus próprios projetos, pela concepção de ser utilizado uma única vez, pelo uso de materiais de menos durabilidade, pela dificuldade técnica e econômica de conserto. (LEITE, 2009) [2].

        Entende-se que o produto ‘pós-consumo’ pode ser reciclado, reutilizado ou reprocessado, tendo como finalidade minimizar o impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto. Inúmeras técnicas de reutilização demonstram muito bem o aspecto de extensão da vida útil de alguns produtos, como, garrafa pet que na em sua maioria são trabalhadas artesanalmente.

        Segundo Leite (2009) [2], a preocupação principal da logística reversa é o equacionamento dos processos e caminhos percorridos por esses bens ou por seus materiais constituintes após o termino de sua vida útil. Esses bens ou seus materiais constituintes transformam-se em produtos denominados de ‘pós-consumo’ e podem ser enviados a destinos finais tradicionais, como incineração ou aterros sanitários, considerados meios seguros de ‘estocagem’ e eliminação, ou retornar ao ciclo produtivo, por meios dos canais de ‘desmanche’, ‘reciclagem’ ou ‘reuso’ em uma extensão de sua vida útil. Essas alternativas de retorno ao ciclo produtivo, conforme já mencionamos, constituem-se na principal preocupação do estudo da logística reversa e dos canais de distribuição reversa de pós-consumo.

 O avanço tecnológico é o fator principal para o crescente consumo e descarte inapropriado de resíduos eletrônicos. O ciclo de vida útil é o aspecto mais relevante ao se tratar dos equipamentos eletrônicos pela constante variação do mercado e consumo desregrado. A iniciativa pública não realiza esse tipo coleta onde deveria ter uma atenção maior para esse resíduo que descartando de forma incorreta podem causar danos à natureza e a saúde humana.

Os REEE - Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos, contêm, em sua maioria, substâncias perigosas e o não aproveitamento dos seus resíduos, representa também um desperdício de recursos naturais não renováveis. Sua disposição no solo em aterros ou lixões, assim, como os pneumáticos, as pilhas, baterias e as lâmpadas fluorescentes, são igualmente prejudiciais à segurança e saúde do meio ambiente. (BRASIL, 2011) [3].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (486.5 Kb)   docx (565.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com