TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica conceito de logística

Seminário: Logistica conceito de logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Nathanael Antonio Bastos Palmeira

Logistica

Conceito de logística

Logística significa contabilidade e organização e é um termo de origem grega que vem do francês “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, onde também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.

A logística é responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa, junto às ciências humanas, tais como a administração, a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Segundo (CARVALHO 2002) "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de abastecimento que planeja, implementar e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes".

Portanto a logística é a área da administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias junto ao Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a conseqüente satisfação dos clientes.

A importância da logística

A importância da logística nas empresas está aumentando cada vez mais iguais e com preços semelhantes. Existe, também, uma maior exigência nos serviços prestados. Portanto, os executivos precisam estar preparados para administrar muito bem os canais de distribuição de suas empresas. Estas buscam as melhores formas de incrementar o nível de serviço, a produtividade e a redução de custos, pois nos últimos anos tem-se observado que a importância da logística vem ocupando cada vez mais um papel de destaque estratégico dentro das empresas. Sem ela, as empresas enfrentam dificuldades de sobrevivência num mercado cada dia mais competitivo e acirrado, com consumidores aumentando suas necessidades e exigência por melhores produtos e serviços e com uma velocidade de atendimento cada vez maior. Observa-se também que a logística passou a ser preocupação não só de empresas industriais, mas também, comerciais e de serviços.

A logística no mercado

A logística de mercado necessita de sistemas logísticos integrados, onde possam envolver o gerenciamento de materiais e os sistemas de fluxos de materiais alem da distribuição física com base na tecnologia da informação. Alguns exemplos de sistemas de informações que são a chave para a logística de mercado são os computadores, os terminais de pontos-de-venda, os códigos uniformes de produto, a troca eletrônica de dados e transferências eletrônicas de fundos e o rastreamento viam satélite. Esses sistemas capacitam as empresas a reduzirem o prazo de entrega, e proporcionarem maior controle de pedidos através da tecnologia.

Para se entender melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com