TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística de Engenharia de Tráfego

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01 - Faça as devidas associações em relação aos modelos e ferramentas de apoio.

Armazenagem ( A )

Manuseio de materiais ( MM )

Embalagem de proteção ( E )

Obtenção ( O )

Programação de produtos ( P )

Manutenção de informação ( MI )

(P) Refere-se às qualidades agregadas que devem ser produzidas e também, quando e onde devem ser fabricadas.

(MM) Seleção do equipamento de movimentação, procedimentos para a formação de pedidos, balanceamento da carga de trabalho, fazem parte dessa atividade.

(A) Atualmente tenta-se cada vez mas diminuir o nível de estoques, buscando a distribuição direta como forma de redução de custos, sendo que os armazéns também têm sofrido diretamente com essa nova filosofia, mudando as suas características originais.

(E) Movimentar bens sem danificá-los além do economicamente razoável.

(MM) É muito importante para o estudo logístico porque sua função de apoio nos locais de armazenagem e estocagem de produtos segue princípios rigorosos de proteção da carga, evitando danificar os produtos.

(O) Deixa o produto disponível para o sistema logístico e incluem muitos detalhes de procedimento que não são especificamente relacionados com a tarefa Logística.

(A) Envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, recuperação do estoque, projeto de docas ou baías de atracação e configuração do armazém.

(MI) Essa atividade está ligada também à Tecnologia de Informação, e serve como fundamentação para tomada de decisões, tanto na ordem conceitual, ou de planejamento, como na ordem operacional.

Questão 02 – Quais as vantagens e desvantagens em se terceirizar e de se manter o próprio local de armazenagem? Na empresa em que atua ou atuou havia armazenamento de produtos? Se afirmativo, era terceirizado ou próprio? Levando em consideração o custo operacional e o nível de serviço você concorda com essa decisão estratégica?

Antes de mais nada, é importante salientar que a opção pelo armazenamento próprio ou a terceirização deste, depende de diversos fatores. São estes, o gerenciamento que está associado à disponibilidade e filosofia, o capital, que está associado ao custo e disponibilidade, a mão de obra, a flexibilidade e o controle. A razão mais comum que leva à uma decisão de utilizar armazenagem terceirizada, é a necessidade de uma maior flexibilidade. Sou militar do Exército e atuo em uma unidade Logística. No caso das Forças Armadas, o estoque precisa ser próprio, uma vez que materiais de emprego militar são armazenados. Como atualmente as Forças Armadas trabalham em conjunto e em parceria, os custos são relativamente baixos pois há um aproveitamento do espaço físico das três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), isso sem falar nas formas de transporte, que por terra, ar ou mar, são facilmente transportados.

Questão 03 – O que são centros de distribuição avançados e quais seus objetivos?

Trata-se de uma rede de distribuição fracionada que conta com o apoio de locais de armazenamento. Podemos dizer que são sistemas de distribuição onde todos os produtos são expedidos de algum dos locais de armazenamento, diretamente às mãos dos clientes.

Questão 04 – Descreva os três tipos básicos de distribuição.

Distribuição exclusiva

Quando o tipo de transação logística requer uma certa lealdade da parte do distribuidor, além de um alto nível de organização sobre tal atividade.

Distribuição intensiva

Quando o mais importante é a disponibilidade de um determinado produto ou serviço.

Distribuição seletiva

Quando o nome e a marca de um determinado produto precisam ser valorizados.

Questão 05 – Defina estoque e descreva seus tipos.

São locais de armazenamento de materiais ou produtos, o que permite aos fornecedores e/ou fabricantes possuir uma reserva tática de matéria prima. Quanto aos seus tipos, podem ser:

Estoque de Segurança: é uma reserva de material para cuja finalidade é suprir imprevisões do mercado.

Estoque de Antecipação: questão de antecipação à programação de fornecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com