TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

Por:   •  1/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO

CICLO I - MÓDULO A - FASE II – ANO 2017

Portfólio

  • Olá alunos e alunas do Curso de Serviço Social EaD da Uninter!

Este documento pretende apresentar a você orientações básicas e gerais para elaboração do Portfólio.  Organizamos a apresentação deste manual de orientação em quatro partes:

Parte 1 – Orientações gerais sobre o conceito e objetivo de um portfólio.

Parte 2 – Orientações específicas à realização desta atividade.

Parte 3 – Orientações gerais sobre formatação.

Parte 4 – Procedimentos.

PARTE 1 -  CONCEITO E OBJETIVO DO PORTFÓLIO

O que é o Portfólio?

O Portfólio é um “trabalho”, uma atividade/produção acadêmica, realizada pelo aluno, organizado a partir das disciplinas ofertadas em vigência, unificadas pelos Módulos e Fases, fundamentado nos assuntos específicos e transversais das mesmas. Tem como eixo norteador os materiais disponibilizados pelos professores, as vídeo-aulas, as aulas interativas, livros base ou da referência complementar, e outros materiais acadêmicos com conteúdo significativos indicados pelo professor ou tutor.

O Portfólio integra o processo de avaliação do aprendizado do aluno, cabendo 10% da nota final a qual, por sua vez, incorporará nas demais notas que compõe a nota final. O Portfólio deve ser postado no AVA, link TRABALHOS localizado ao lado esquerdo da página, de acordo com o calendário definido para a atividade.

Qual é o Objetivo do Portfólio?

O objetivo do Portfólio é oportunizar ao aluno o desenvolvimento da habilidade de analisar e avaliar situações históricas, teóricas e metodológicas da formação e da prática profissional, estimulando, da mesma forma, habilidades de pesquisa, leitura, escrita e proposições interventivas frente o conteúdo estudado.

A produção pretende ainda, desenvolver no aluno, seu desempenho na vida acadêmica levando-o ao entendimento de sua responsabilidade na construção do conhecimento científico, de sua própria produção. Por meio do Portfólio, o aluno terá mais uma oportunidade de refletir sobre seu processo

PARTE 02 - ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADE

Nesta fase do curso, as disciplinas ofertadas são: Classes e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social. O desafio aqui, é que você, aluno, consiga relacionar os conhecimentos das disciplinas no mesmo trabalho.

Veja a orientação desta atividade abaixo!

Observações:  o estudo para a realização deste trabalho pode ser feito em grupo, mas elaboração do texto/portfólio e postagem deverá ser feita de modo individual!

Com base nos conceitos estudados nas disciplinas de Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil e Movimentos Sociais e Serviço Social, um tema em comum e transversal às duas disciplinas são os Movimentos Sociais. Sendo assim, é importante que se compreenda não apenas sua conceituação, como também, sua inserção nos diferentes espaços sociais.

Este é o objetivo geral deste trabalho: compreender o que são movimentos sociais e qual sua forma de inserção social nos diferentes espaços do cotidiano. Siga o roteiro da atividade a ser realizada, logo abaixo:

Primeira parte: Realize uma pesquise e escreva sobre o conceito de Movimentos Sociais, utilizando como base teórica as seguintes referências:

  1. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na contemporaneidade. In: Revista Brasileira de Educação.  v. 16 n. 47 maio-ago. 2011. (material disponível na rota de aprendizagem).
  2. MÜLLER, Cintia Beatriz. Teoria dos Movimentos Sociais. Curitiba: Intersaberes, 2013. (livro base da disciplina).
  3. SOUSA, Regina Sueli de; CASTRO, Alessandra Gomes. Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Serviço Social no Brasil. In: Congresso Catarinense de Assistentes Sociais. (Material disponível na rota de aprendizagem).
  4. FERNANDES, Walisson Pereira; AQUINO, Alysson Eduardo de Carvalho. Movimentos Sociais: um apanhado geral de sua influência e importância para o Serviço Social. Curitiba: Intersaberes, 2016. (livro disponível na Biblioteca Virtual de Aprendizagem).

Observação: Vocês poderão usar outras referências para construir o conceito de movimento social.  

Para que este trabalho seja feito de forma mais clara, veja exemplos de movimentos sociais: Movimento Feminista, Movimento Negro, Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Movimento Indígena, Movimento de Organização de Base (MOB), Movimento LGBTTs, entre outros.

O que não é Movimento Social: sindicatos, associações, pastorais de base, centros de referência da assistência social (CRAS e CREAS), igrejas, organizações não governamentais, entre outros.

Segunda parte: Identificar um movimento social em sua cidade ou em alguma localidade próxima. Você deverá entrar em contato movimento social identificado/escolhido e agendar uma visita para conhecer melhor o movimento. Questões a serem observadas/levantadas na visita ao movimento identificado/escolhido:

  • Há quanto tempo existe o movimento?
  • De que o modo o movimento se organiza? (Ações, mobilizações, protestos, reuniões, etc.)
  •  Qual a sua bandeira de luta? Ou seja, quais são as pautas/ demandas defendidas pelo movimento?

  • Depois de todas as informações e estudos realizados, o aluno/aluna deverá apresentar um trabalho escrito, que contenha:

1. Introdução do trabalho;

2. Desenvolvimento do trabalho, no qual apresentará:

  • Na primeira parte, o conceito sobre movimentos sociais, estudado conforme a literatura indicada;
  • Na segunda parte, descreva sobre a visita realizada ao movimento, informando as questões relacionadas ao movimento indicadas acima.

3. Considerações finais: onde deverá apresentar as considerações sobre o que considerar importante, elencando suas principais percepções sobre os movimentos sociais.

  1. Referências Bibliográficas.

Utilizem como referência o livro: Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, disponível em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Veja o modelo de artigo científico disponível no livro (você precisa acessar o sistema ÚNICO- Biblioteca Virtual):

http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582120637/pages/115 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com