TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPA GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

1ª QUESTÃO[pic 4][pic 5][pic 6]

Leia os textos a seguir:

Texto 1

É inevitável que as organizações promovam uma tratativa quanto se fala em qualidade, mas é necessário  uma adequação ampla de seus processos no sentido de tornar-se mais competitiva, com sustentabilidade e lucratividade.

O conceito de qualidade envolve múltiplos elementos com diferentes níveis de importância. Privilegiar   algum deles ou deixar de considerar outros pode fragilizar estrategicamente a empresa. Os conceitos de qualidade podem ser separados em fases, as quais nortearam os esforços da manutenção da “qualidade” ao longo do tempo.

Cobrar resultados do responsável direto pela qualidade na empresa é uma tarefa relativamente fácil, bastando somente apontar para o gerente. Se, por um lado, a organização busca realmente melhorias,   então, o gerente da qualidade pode desempenhar um papel extremamente útil, especialmente nos estágios iniciais de transformação.

LIMA, D. M. A. Organização para a Qualidade e Produtividade. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018.

Texto 2

Uma indústria cervejeira começou a receber inúmeras reclamações dos seus clientes pelo SAC (serviço de atendimento ao consumidor). As reclamações eram das mais variadas, porém, ao colocar todas em um planilha, as com maiores índices de repetição eram:

Cerveja com pouca carbonatação.

Cerveja com a cor sem padronização (variando entre mais clara à escura). Diminuição da sua durabilidade (vida de prateleira, prazo de validade).

Cerveja turva em alguns lotes. Cerveja com gosto metalizado.

O diretor da indústria, ciente que a competição no meio industrial é um fator determinante para manter    uma empresa no mercado, reuniu os Gestores da Qualidade de cada sertor da indústria para realizarem um brainstorming, e assim discutirem quais seriam as causas e os possíveis melhoramentos que poderiam ser feitos na cerveja. Após algumas reuniões, ficou decidido que cabe ao gerente da qualidade responsável pelo seu setor da cervejaria realizar uma análise detalhada e implementar melhorias no setor. Para fins de visualização do processo, foi feita uma representação gráfica da área de produção (fluxograma funcional), conforme a figura a seguir:

Elaborado pelo professor, 2018.

Sendo assim, após o brainstorming, o desmembramento de tarefas entre os gestores ficou da seguinte forma:

Setor A: o gestor da qualidade desse setor deveria verificar o processo de s ecag em do malte.

[pic 7][pic 8]Setor B: o gestor da qualidade desse setor deveria verificar o processo de c  larificaçã  o do produto.  Setor C: o gestor da qualidade desse setor deveria verificar o processo de pressurização (adição de gás c arbônico ao produto).

Setor D: o gestor da qualidade desse setor deveria verificar se o processo e nlatamento estava correto. Setor E: o gestor da qualidade desse setor deveria verificar o processo de pasteurização do produto.

Considerando a situação hipotética e supondo que você seja o Gestor da Qualidade dessa cervejaria, você deve, utilizando o q uinto dígito do seu RA (da esquerda para a direita) identificar em qual setor você está alocado como Gestor da Qualidade, ou seja:

0 e 1 – Será o gestor do S ETOR A. 2 e 3 – Será o gestor do S ETOR B. 4 e 5 – Será o gestor do S ETOR C. 6 e 7 – Será o gestor do S ETOR D. 8 e 9 – Será o gestor do S ETOR E.

Sendo assim,

Utilizando a ferramenta de Estratificação, monte uma tabela fazendo a estratificação do problema, até chegar no seu setor, ou seja, agrupar os dados segundo as possíveis não conformidades que podem estar causando problemas na cerveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (621.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com