TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MC DONALDS

Exames: MC DONALDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

acordo com os exigentes padrões de qualidade do Mcdonald‟s, e que produzem com exclusividade para a rede. Esse é o caso da Interbakers (fabricante de pães), da Braslo (carnes) e da Vally (fornecedora de tortas). Outros produtos são fornecidos por indústrias destacadas em seus segmentos, como Polenghi, Nestlé e Sadia, que adaptaram parte de suas fábricas para a produção dos ingredientes dentro das especificações do McDonald‟s.

Conceitos novos, como a criação de Food Town no Brasil, têm como objetivo reunir fornecedor e distribuidor lado a lado. A Food Town – ou Cidade do Alimento – é um complexo de produção e distribuição de produtos McDonald‟s. Concebida dentro de um conceito moderno e inédito no país para o setor de comércio de alimentos, a Food Town tem como principal vantagem a otimização dos processos, evidente na redução do tempo e do custo de transporte entre o fornecedor e o distribuidor, uma vez que eles estão situados lado a lado. Fruto de um investimento superior a 70 milhões de dólares, ela foi erguida pelas empresas Braslo (processadora de carnes), Martin-Brower (empresa da área de logística e distribuição) e Interbakers (fabricante de pães) em um terreno de 160 mil metros quadrados na região sudeste de São Paulo, no quilômetro 17,5 da rodovia Anhangüera. A Food Town é hoje um centro de refer6encia da qualidade, não apenas no mercado brasileiro, mas também nos outros 119 países onde o McDonald‟s está presente.

Paralelamente, é pela relação com os franqueados que muitas das inovações da rede, voltadas para satisfazer as características dos mercados locais, nascem. Os orçamentos regionais voltados para a publicidade da rede incentivam promoções “customizadas” locais e apóiam programas nacionais, tais como o McDia Feliz, no Brasil. A campanha é a maior iniciativa em benefício de crianças e adolescentes vítimas de câncer no país. Criada pelo McDonald‟s no Canadá, em 1977, o McDia feliz foi realizado pela primeira vez no Brasil em 1988, na cidade de São Paulo. Em 1989, chegou ao Rio de Janeiro e, a partir de 1990, tornou-se nacional, envolvendo toda a rede McDonald‟s no país. Todo o dinheiro da venda de sanduíches Big Mac 59

(descontados os impostos) durante um dia é repassado a instituições brasileiras dedicadas ao combate do câncer infanto-juvenil.

Para agradar ao paladar dos brasileiros, o McDonald‟s desenvolveu dois produtos com ingredientes genuinamente nacionais: a torta de banana – preparada de acordo com a mesma receita da tradicional torta de maçã, mas substituindo-se o recheio pela fruta mais consumida no país – e o McFruit Maracujá – suco desenvolvido por fornecedor nacional usando essa fruta típica do Brasil. O Guaraná e o queijo quente também são produtos diferenciados do cardápio brasileiro.

O futuro do McDonald‟s

As tendências demográficas têm sido uma fonte de contínua preocupação para a administração. O consumo de hambúrgueres em 1982 caiu em 19%, enquanto, em 1990, registrou uma diminuição de 17%. Os consumidores têm-se tornado mais conscientes a respeito da nutrição e de seus impactos na saúde. Também a área de atuação de McDonald‟s é caracterizada pela competição cada vez mais acirrada. Nos Estados Unidos, os competidores do McDonald‟s englobam desde as outras redes de fast-food, como Burger King, Pizza Hut e Kentucky Fried Chicken, até restaurantes que oferecem preços econômicos, compatíveis com os dos fast-foods, e maior variedade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com