TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS CONSTRUTIVAS DE PROJETO PARA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho Escolar: MEDIDAS CONSTRUTIVAS DE PROJETO PARA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  8.746 Palavras (35 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 35

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Mario Luiz Dummer

MEDIDAS CONSTRUTIVAS DE PROJETO PARA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Santa Cruz do Sul

2013

Mario Luiz Dummer

MEDIDAS CONSTRUTIVAS DE PROJETO PARA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – Especialização – da Universidade de Santa Cruz do Sul para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Orientador (a).: Prof. Msc. Letícia Diesel

Santa Cruz do Sul

2013

Mario Luiz Dummer

MEDIDAS CONSTRUTIVAS DE PROJETO PARA SEGURANÇA E MANUTENÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta dissertação foi submetida ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – Especialização – da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Msc. Letícia Diesel

Professora Orientadora – UNISC

Santa Cruz do Sul

2013

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus familiares que incentivam a busca do conhecimento, bem como aos professores e colegas que compartilham da mesma busca, e em especial a Professora Letícia Diesel, que pacientemente orientou meu trabalho com o intuito que pudesse comunicar a mensagem proposta com clareza e eficácia, e a Engenheira Ambiental Ana Paula Wetzel e a acadêmica de Arquitetura Marina Dummer.

RESUMO

As tecnologias dos processos construtivos evoluem constantemente, e proporcionam desafios à mão de obra responsável pela execução da tal processo, sendo assim, necessário que o profissional seja treinado e devidamente qualificado de acordo com a sua tarefa a ser cumprida. Durante esse processo de evolução, há a busca da segurança dos trabalhadores em seus deveres. Com isso, existe a necessidade de criar um roteiro de checagem em relação à concepção do projeto e sua execução, juntamente com a qualidade, segurança e saúde dos trabalhadores. Neste estudo, foram elencadas algumas exigências da NR-18 com necessidade de detalhes construtivos, analisadas, e a partir de pesquisa de campo e bibliográfica, foram comentadas com exemplos de projetos e fotos de obras onde foi, ou não, aplicada a NR-18. Os resultados corroboram que há carências diante de obras planejadas e equipamentos que possam ajudar a execução e manutenção com segurança.

Palavras-chave: construção civil, NR-18, segurança e saúde do trabalho, acidente de trabalho, qualidade de vida do trabalhador.

ABSTRACT

The technologies of constructive tactics evolve constantly, and provide challenges to the manpower responsable for the execution of such, that way, it is necessary that the professional is well trained and qualified, according to the task at hand. During this evolution process, there's the pursuit for the workers safety, while in their duties. Highlighting that, there's the need of creating an intinerary along with the procces of conceiving and executing the project, such as with its quality, safety and health of all the workers involved. In this study, were listed a few demands from the NR-18 wich need constructive details, analized, and as from the field and bibliographic research, were debated with examples of projects in which the NR-18 was, or was not applied. The results accomplish that there is a deficiency amongst planed works, and equipment which could help the execution and the upkeep with safety.

Keywords: construction civil, NR-18, safety and health at work, accident at work, quality of life of the worker.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Sugestão de layout de instalações sanitárias para 40 funcionários (medidas em metros). 26

Fotografia 1 – Instalação sanitária obedecendo às exigências da NR-18. 26

Fotografia 2 – Instalação sanitária não conforme as exigências da NR-18. 27

Figura 2 – Armários individuais (exemplos com dimensões em metros). 28

Fotografia 3 – Armário obedecendo às exigências da NR-18. 29

Figura 3 – Dimensões dos degraus e espelhos 30

Figura 4 – Medidas de guarda-corpos e rodapés 31

Figura 5 – Escada coletiva com corrimão intermediário 31

Figura 6 – Escada com falhas estruturais 32

Figura 7 – Usos inapropriados de escadas de mão 33

Figura 8 – Modos de fixar a extremidade inferior 33

Fotografia 4 – Escada de mão não conforme as exigências da NR-18. 34

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com