TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL

Por:   •  22/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 6

MEMORIAL DESCRITIVO

PROPRIETÁRIO: TALITA PIANA MANFRON.

OBRA: RESIDENCIA UNIFAMILIAR EM ALVENARIA.

LOCAL: RUA TRAVESSA FONTE CRISTALINA, LOTE Nº 05, QUADRA Nº 13-C - S/Nº - CENTRO, IBIAÇÁ – RS.

ÁREA: 45,50 m²

1- SERVIÇOS PRELIMINARES:

1.1-O terreno deverá ser limpo, destocado e decapada a camada vegetal, inclusive o solo orgânico na espessura mínima de 20 cm.

1.2-A locação da obra deverá ter o seu alinhamento rigorosamente igual ao projetado.

1.3-Serão instalados equipamentos de proteção, conforme determinações da NR –18.

2- FUNDAÇÕES - INFRAESTRUTURA:

2.1- Deverá atender as prescrições contidas na NBR 6122 de 1994, será do tipo sapata corrida e será obrigatória a execução de concreto ciclópico e da viga de fundação.

2.2- A sapata corrida terá a profundidade da vala de aproximadamente 45 cm e 40 cm de largura, também deverá ser compactado o fundo da vala antes da colocação do ciclópico. O concreto ciclópico terá um percentual de 25% do volume de pedra de mão.

2.4- A cota de soleira deverá ficar no mínimo 15 cm acima do nível da Rua.

3- ATERRO DO BALDRAME:

3.1- No aterro do baldrame será utilizado o solo do local. O material a ser utilizado deverá estar isento de matéria orgânica.

3.2- A compactação deverá ser executada em camadas sucessivas com espessura máxima de 20 cm e com a umidade recomendada.

4- IMPERMEABILIZAÇÃO E ISOLAMENTO TÉRMICO:

4.1- Será feita impermeabilização na superfície inferior das fundação e nas vigas de baldrame, através da adição de aditivos impermeabilizantes.

5- PAREDES:

5.1- A espessura das paredes em alvenaria serão de 15 cm, serão usados blocos cerâmicos 6 furos, sendo a espessura do revestimento de 1,5 cm, conforme Norma Brasileira.

5.2- Todas as alvenarias deverão ficar perfeitamente alinhadas e prumadas, as juntas deverão ser de 1,5cm de espessura, com argamassa de cimento, cal e areia no traço 1:2:6.

6- ESTRUTURA:

6.1- Deverão ser executadas vergas e contravergas nos vãos das aberturas de portas e janelas com um transpasse de no mínimo 30 cm cada lado.

6.2- As vigas serão executadas como planta específica. O concreto será composto de cimento, areia e brita no 2 no traço 1:2:3 e Fck = 25 MPa.

6.3- Antes de cada concretagem a obra deverá ter a vistoria da responsável técnica, nenhuma modificação poderá ser feita sem a autorização por escrito do arquiteto responsável pelo projeto, sendo que se isso ocorrer o mesmo não se responsabilizará.

7- ESTRUTURA DO TELHADO E COBERTURA:

7.1- A estrutura do telhado será com madeira de pinho. O espaçamento entre as tesouras será determinado pelo responsável técnico. Não será permitido o uso de madeira que apresente nós ou danificadas.              

7.2- As guias nas tesouras deverão ser duplicadas.

7.3- A fixação da estrutura de madeira deverá ser feita através da ferragem de espera deixada na viga de amarração das paredes.

7.4- A cobertura será de telhas de fibrocimento com 6 mm de espessura, com inclinação e colocação de acordo com a recomendação do fabricante.

8- ESQUADRIAS:

8.1- PORTAS:

8.1.1- Portas externas: serão de madeira maciça com as dimensões indicadas em planta baixa. Deve existir espaço suficiente entre a maçaneta da fechadura e o marco.

8.1.2- Portas Internas: serão em madeira semi-oca com dimensões indicadas em planta baixa.

8.2- JANELAS:

8.2.1- As janelas serão de madeira, com dimensões indicadas em planta baixa e estas devem apresentar bom funcionamento, segurança, estanqueidade e rigidez. Em caso de dúvidas sobre a qualidade, poderá ser exigidos o enquadramento na NBR 10.821, NBR 6486, NBR 8542 e outras.

8.2.2- A janela do sanitário será maximar sem veneziana.

8.3- FERRAGENS:

8.3.1- As portas internas e externas terão dobradiças do tipo metálicas e fechaduras e maçanetas metálicas. Deverá haver distância adequada entre a maçaneta/trinco e o marco.

9- VIDROS:

9.1- Os vidros de todas esquadrias serão do tipo liso transparente, com uma espessura de no mínimo 4 mm, sendo do tipo comum nas esquadrias de madeira com espessura de acordo com o vão, respeitando a Norma NBR e a colocação deverá ser feita por pessoal especializado.

10. REVESTIMENTO:

10.1- As paredes externas e internas deverão ser chapiscadas, emboçadas e rebocadas, sendo que os banheiros serão revestidos com azulejo.

10.2- A cozinha será revestida por azulejos com uma altura de 1,5m e nos banheiros serão revestidas por azulejos em todo seu pé direito.

10.3- As alvenarias deverão ser chapiscadas antes da execução do emboço; deverá ser adotado para o chapisco argamassa de cimento e areia traço 1:3, o chapisco deverá ser aplicado diretamente nas alvenarias umedecidas, de maneira que cubra toda superfície do tijolo.

10.4- Emboço (massa grossa) será executado com argamassa de cimento, cal e areia no traço 1:2:6 e terá uma espessura média de aplicação de 1,5cm. Sobre o emboço será aplicado posteriormente o reboco (massa fina).

11- FORRO E BEIRAL:

11.1- O forro de todas as dependências da residência, inclusive beiral, será executado com FORRO PVC com espessura de 10 mm, devidamente colocado por pessoal especializado.

12- RODAPÉS:

12.1- Será colocado rodapés do tipo RODAFORRO em todas as dependências da edificação.

13- PINTURAS:

13.1- As superfícies devem estar secas, isentas de óleos, graxas e material pulverulento. As superfícies devem ser lixadas antes do início da pintura.

13.2- A pintura das paredes emboçadas deve ocorrer somente após cura completa do reboco/emboço (recomendamos 28 dias após a execução do revestimento).

13.3- As paredes internas e externas receberão pintura com 3 demãos de tinta acrílica semi-brilho. No teto, será utilizada 3 demãos de tinta acrílica fosca.

13.4- A pintura de aberturas será executada com verniz base solvente tipo cetol, aplicado sobre o fundo preparador de aberturas de madeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (185.5 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com