TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo - Orçamento Residencial

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.756 Palavras (16 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 16

MEMORIAL DESCRITIVO

Objetivo: Residência Unifamiliar para Construção. 

Proprietário: Vitor Violante.

Localização: Avenida Higino Muzi Filho, Campus Universitário – Jardim Araxá, Quadra nº 05, Parte do Lote nº 10.

Cidade: Marília, Estado de São Paulo.

Área Construída: 168,49 m².

MARÍLIA

2017


OBJETIVO

O presente memorial tem por finalidade fornecer as informações técnicas para a execução da obra de uma residência unifamiliar no Campus Universitário de Marília pertencente à UNIMAR.

Para as Obras e serviços a seguir, a empreiteira fornecerá todos os materiais, mão-de-obra e máquinas necessários, para a realização dos trabalho previstos em detalhes, constates do presente Memorial ou sejam: serviços preliminares, estaqueamento, fundações, estrutura, alvenaria impermeabilização, cobertura, esquadrias de madeira e metálicas, revestimentos, pisos, vidros, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, serviços complementares e limpeza geral.

Para execução das Obras projetadas, o presente Memorial não limita a aplicação de boa técnica e experiência por parte da Empreiteira, indicando apenas as condições mínimas necessárias; a quais deverão obrigatoriamente atender às normas e execução e aos materiais empregados.

Nota: para as marcas mencionadas no Memorial ou projeto, leia-se “marca” ou similar.

  1. SERVIÇOS PRELIMINARES

  1. LIMPEZA DO TERRENO

Será realizada a limpeza inerente à execução da obra, retirando-se a vegetação e entulho, inclusive troncos, árvores e raízes; removendo-os do local, para que não prejudique o bom andamento da obra.

Os serviços de roçado, capina, destocamentos  remoção, inclusive de troncos, raízes e entulhos deverão ser executados manualmente ou com auxilio mecânico. Não sendo permitida a queima.

O despejo dos remanescentes da limpeza do terreno será destinado a empresas competentes em remoção de detritos e entulho.

  1. LIGAÇÃO PROVISÓRIA DE ÁGUA E SANITÁRIO

Será de acordo com as normas regidas pela ABNT e Concessionária Local, de maneira a oferecer aos operários, condições de trabalho adequadas.

  1. LIGAÇÃO DE ENERGIA

Será executado o pedido de ligação permanente de energia, pois a concessionária local não oferece o serviço de ligação provisória. Será de acordo com as normas regidas pela ABNT e Concessionária Local.

  1. LOCAÇÃO DE CONTÊINER

Será alugado para esta obra contêiner, para deposito de materiais e ferramentas, para a melhor organização do canteiro de obras, por um período de doze meses.

Deverá ser mantido na obra, cópias dos projetos, memorial descritivo, Cronograma Físico – Financeiro, a via da ART devidamente preenchida e recolhida junto ao CREA, telefone provisório, bem como um livro em 3 (três) vias “Diário de Obra” com todas as páginas numeradas onde serão anotadas diariamente as diversas ocorrências e fatos cujo registro seja considerado necessário e também as determinações da UNIMAR.

  1. LOCAÇÃO DA OBRA

  1. Marcação da obra:

Considerando as dimensões e localização do terreno entende-se desnecessária as construções de tapumes, podendo eventualmente o terreno ser limitado por cerca de arame.

A locação deverá ser executada com instrumentos apropriados ao serviço (pontaletes, sarrafos, arames, etc).

A locação da Obra será totalmente executada pela Empreiteira, sendo de sua inteira responsabilidade a execução deste serviço. Qualquer ocorrência de erro na locação da Obra projetada implicará para esta na obrigação e reposições que se tornarem necessárias a juízo da fiscalização.

  1. INFRAESTRUTURA

  1. ESTACAS MOLDADA IN LOCO DIÂMETRO DE 30 CM

Serão utilizadas brocas com diâmetro de 30 cm, e comprimento de no mínimo cinco metros de profundidade respeitando dimensões e especificações do projeto, sendo uma broca de concreto armado, controle tipo "C", fck= 13,5 Mpa, com 20 kg de aço/m³ de concreto.

  1. ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALA EM TERRA ATÉ 2,0M

Deverão ser executadas as escavações necessárias para a realização da Obra. A terra escavada deverá ser depositada no mínimo a 50 cm da borda das valas e quando necessário sobre pranchas de madeira, de preferência de um só lado, liberando o outro para acessos e armazenamento de materiais e tomando-se os cuidados necessários.

  1. APILOAMENTO DE FUNDO DE VALA

                 

Após a escavação deverá ser efetuado vigoroso Apiloamento por processos manuais ou mecanizados, a fim de produzir boa e necessária compactação ao fundo das valas.

  1. REATERRO COMPACTADO DE VALAS

Deverá ser em camadas de 15 cm.

Para o reaterro se utilizará de preferência a terra da própria escavação, umedecida a isenta de detritos, seguida de compactação manual.

  1. LASTRO DE BRITA

Antes do lançamento do concreto nas formas de pinus o fundo das valas compreendido no interior das formas será regularizado por um lastro de brita nº01 com cinco centímetros de espessura, devendo abranger toda a área de vigas baldrames e blocos sem interferir na união estaca - bloco.

  1. ALVENARIA DE EMBASAMENTO

A Alvenaria de embasamento será executada com tijolos comuns assentes com argamassa de cimento, cal e areia no traço de 1:2:8.

  1. FORMA COMUM DE PINUS

As formas a serem utilizadas serão de pinus, devendo Ter as amarrações e os escoramentos necessários para não sofrerem deslocamento ou deformações quando do lançamento do concreto, fazendo com que, por ocasião da desforma, a estrutura reproduza o determinado em Projeto.

As formas receberão demão de desmoldante para que o concreto não se agregue às formas de madeira.

  1. ARMAÇÃO DE AÇO CA-50 e CA-60

A superfície da forma em contato com o concreto aparente deverá estar limpa e preparada com substancia que impera aderência; as formas deverão apresentar perfeito ajustamento, evitando saliências rebarbas e reentrâncias e reproduzindo superfície de concreto com textura e aparência  correspondentes a madeira de primeiro uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (201.3 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com