TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL

Por:   •  22/3/2017  •  Artigo  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PROGRAMA  HABITACIONAL

MINHA CASA

CASA EM ALVENARIA DE TIJOLOS REBOCADA EXTERNAMENTE – 36,35m2

  1. OBJETIVO:

A presente especificação tem por objetivo estabelecer os critérios para a execução das obras a  serem implantadas no município de __________________________ através da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano – SEHADUR, bem como especificar os materiais a serem utilizados.

  1. GENERALIDADES:

  1. Esta especificação complementa os projetos arquitetônicos fornecidos pela SEHADUR, plantas baixas, corte e fachada, hidrossanitário e instalações elétricas, plantas tamanho A-4 de n.º 1 a 7.
  1. Todas as modificações de projeto ou troca de materiais especificados deverão ser solicitadas por escrito à SEHADUR através da sua Fiscalização, com antecedência necessária para sua análise e aprovação, sem a qual os serviços não poderão ser executados.
  1. Deverão ser providenciadas ligações provisórias de água (CORSAN), e Energia Elétrica (AES Sul – CEEE – RGE), antes de iniciar as obras.
  1. OBRIGAÇÕES DA PREFEITURA:
  1. Serão de responsabilidade da Prefeitura para a construção, todas as providências relativas ao licenciamento da construção, ART’s, de execução junto ao CREA, Guias de recolhimento junto ao INSS e taxas correspondentes.
  1. A Prefeitura obriga-se a executar as obras de acordo com o projeto, prestando toda a assistência técnica e administrativa, a fim de que os trabalhos sejam desenvolvidos com a máxima perfeição e mínimo de desperdício.
  1. Serão de responsabilidade da Prefeitura as seguintes providências:
  • Recrutamento de mão-de-obra inerente a serviços a executar;
  • Equipamentos mecânicos e ferramentais necessários;
  • Equipamentos de proteção individual conforme normas reguladoras NR-6 e NR-18 do Ministério do Trabalho;
  • Galpão de obra para abrigo do pessoal, ferramentais e materiais;
  • Cavaletes de sinalização de obras, interrupção de transito e proteção ao pedestre;
  • Placa de obras modelo SEHADUR.
  1. LOCAÇÃO DA OBRA:
  1. A obra será locada com todo o rigor, os esquadros serão conferidos à trena e as medidas tomadas em nível. Para compensar as diferenças entre as medidas reais dos tijolos e as consignadas em planta, as paredes externas serão locadas pelas medidas externas e as internas, pelos respectivos eixos.
  1. Alinhamento:

As edificações deverão observar o recuo da frente não inferior a 4,00m.

  1. Referência de nível:

O nível dos pisos internos deverão estar de acordo com os indicados em planta, devendo  ficar no mínimo 20 cm acima do ponto mais  desfavorável do terreno.

  1. As escavações para fundações deverão ser feitas manualmente, no alinhamento das fundações, em uma largura mínima de 0,60m, podendo a terra, se for própria para aterro ser usada para reaterro da obra.

  1. O reaterro, no interior da obra, deverá ser feito manual ou mecanicamente, sob a forma de apiloamento por meio de placa vibratória, em camadas de 20cm, devidamente molhadas.
  1. FUNDAÇÕES:
  1. Após a escavação das valas, será executada uma camada niveladora em lastro de concreto magro 1:2:6, com espessura de 0,05m.
  1. As fundações serão do tipo diretas, em alvenaria de pedras de grês (arenito), nas dimensões de 12 x 25 x 50cm, argamassadas com cimento e areia, traço 1:4, em tantas fiadas quantas necessárias, nunca inferior a três, para alcançar camada firme do solo.
  1. O respaldo desta fundação será constituído por viga contínua de 0,12 x 0,15m em concreto fck  de acordo com a Norma NBR 6118/2002, armada com 4 ferros de 12,5mm com estribos de ferro 4,2mm cada 15cm, respeitando um recobrimento de ferragem de 0,025m. Quando da execução das formas deverão ser analisados os projetos complementares, com a finalidade de deixar nos elementos estruturais passagens para canalizações, eletrodutos, etc. Estas passagens poderão ser executadas deixando-se tubos de PVC nas formas, durante a concretagem. Deverá ser utilizado vibrador elétrico em toda a concretagem, para enchimento das formas.
  1. Impermeabilização com quatro demãos de hidroasfalto nas laterais internas das vigas e na face de assentamento dos tijolos até a 2ª fiada.

OBS: Conforme o tipo de terreno a Prefeitura poderá apresentar projeto de fundação alternativo que deverá ser aprovado pela SEHADUR.

  1. PAREDES:

  1. As paredes serão de tijolos maciços, furados e/ou blocos cerâmicos, para acabamento com revestimento externo em massa única, com fiadas niveladas, alinhadas e aprumadas, com juntas horizontais contínuas de espessura 0,015m, e verticais descontínuas. Os tijolos serão previamente molhados, e assentes com argamassa de ci-ca-ar de traço 1:2:8.
  1. Sobre os vãos das portas e janelas deverão ser construídas vergas com 2 ferros 6,3mm, colocados entre as duas primeiras fiadas de tijolos, argamassadas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, as quais devem exceder a largura do vão pelo menos 0,15m de cada lado.
  1. O respaldo das alvenarias de tijolos será fechado com uma viga de amarração em concreto armado, de acordo com a NBR 6118/03, nas dimensões de 10 x 15 cm com 4 ferros e diâmetro 6,3mm com estribos 4.2mm a cada 20cm. Nessa viga deverão ficar espera de ferro 4.2mm em duplo “U” para armação dos caibros (observar o espaçamento dos caibros no projeto de telhado).

Obs.: Cuidado especial na concretagem da viga de amarração para evitar que o concreto escorra nas paredes e se escorrer, limpar antes de secar.

  1. REVESTIMENTO:

  1. No banheiro – nas paredes hidráulicas até 1,50m de altura.

Na cozinha – na parede hidráulica de instalação da pia, até a altura de 1,50m.

Externamente – em todas as paredes com chapisco e emboço de massa única.

  1. Chapisco: as paredes deverão ser chapiscadas com argamassa de cimento e areia grossa no traço 1:4.

  1. Massa Única: Após o chapisco, as paredes receberão como acabamento final o emboço desempenado no traço 1:5 com 20% de cimento.
  1. As superfícies deverão ser bem desempenadas e feltradas, não admitindo-se espessura menor que 0,015m e maior que 0,025m. Antes de receber o chapisco e a massa, as paredes deverão ser convenientemente molhadas.
  1. As paredes do box do banheiro serão revestidas com azulejos, assentadas com argamassa colante até a altura de 1,5m.
  1. Acima da pia da cozinha e do lavatório serão colocados três fiadas de  azulejos assentados com argamassa colante.
  1. COBERTURA:
  1. COBERTURA COM TELHAS DE BARRO
  1. A cobertura  poderá ser executada com telhas de barro do tipo francesa ou capa-canal (paulista ou romana) e obedecerão à normas da ABNT – NBR 6462, 7172, 8032, 8947, 8948, 9598, 9599, 9600, 9601 e 9602.

A telha cerâmica deverá trazer gravada na face inferior a marca do fabricante. Não poderá apresentar fissuras, esfoliações, quebras e rebarbas. Quando  percutida apresentará som metálico. As telhas terão dimensões e tolerâncias conforme padronização da ABNT, a fim de garantir o perfeito ajuste do conjunto. As cumeeiras de barro serão assentadas com argamassa 1:5 com 20% de cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (753.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com