TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Por:   •  25/8/2017  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

A Metodologia Cientifica nada mais é do que a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem de um certo problema que caracteriza nossos aspectos de investigação.  Sua finalidade é descobrir as respostas para as questões mediante a aplicação do método cientifico. Visando conhecer cientificamente um ou mais aspectos de um determinado assunto. Para tanto, devemos levar em consideração que estes aspectos devem ser sistemáticos, metódicos e críticos.

 O produto de uma pesquisa, ou seja, o resultado deve de fato contribuir para o avanço de nossos conhecimentos. Na vida acadêmica, a pesquisa é um exercício que fazemos que permite despertar a vontade, o espirito de investigação diante nossos trabalhos e problemas dirigidos por nossos orientadores e professores.

 Devemos considerar que a pesquisa sempre parte de um problema, uma interrogação, uma situação para a qual o conhecimento disponível não gera uma resposta adequada. Portanto, toda pesquisa tem de se basear em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação, considerando que devemos lembrar que a pesquisa pode, algumas vezes, gerar insumos para o surgimento de novas teorias para ser validas, devem de fato se apoiar em fatos observados e provados. Um dos objetivos da metodologia cientifica que notei nesta matéria é fazer com que nós alunos crie uma reflexão sobre o estudo a ser executado, ou, já executado, avaliar nossos resultados baseados em técnicas e procedimentos científicos.

Portanto pesquisar cientificamente significa ter aspectos de investigação, ser crítico, metódico, sistemático, realizar uma busca de conhecimentos, apoiando-se em fatos e procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados obtidos.

- Guilherme Rodrigues

28256844 – 3º Semestre Eng.Civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com