TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRORREVESTIMENTO ASFÁLTICO A FRIO

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF) pertence à família dos tratamentos superficiais e, assim como os TSP, não possui função estrutural. Entretanto, pode ser utilizado em rodovias caracterizadas por um tráfego maior, desde que seja usado em cima de um revestimento que possui função estrutural. Consiste na mistura de agregados, emulsão asfáltica, material de enchimento (filer), aditivos, água e fibras, sendo considerado a evolução da lama asfáltica, pois emprega materiais de melhor qualidade e polímeros no ligante.

É um revestimento usinado e, geralmente, é aplicado em camadas de 1,5 cm a 3 cm, variando de acordo com a finalidade.

Seu processo construtivo acontece em campo, em um caminhão que funciona como usina, que, em sequência, distribui o ligante, o agregado e realiza a vibração da mistura até atingir a espessura especificada. É de suma importância, para evitar defeitos posteriores no pavimento, realizar o controle de qualidade, que consiste no controle de qualidade dos agregados, do teor de ligante aplicado, do tempo de cura e da taxa de aplicação (kg/m²).

Dentre as finalidades do MRAF, pode-se citar a impermeabilização do pavimento, o selamento de fissuras e melhoria estética, o prolongamento da vida útil dos pavimentos asfálticos e o nivelamento de trilhas de rodas.

Uma das grandes vantagens do MRAF é a liberação rápida do tráfego, podendo chegar a ser liberado em 30 minutos. O tempo de liberação é determinado pelo ensaio de coesão, sofrendo grande influência do tipo de agregado escolhido. Geralmente, o tempo de liberação varia de 30 minutos a 2 horas. Outros ensaios que precisam ser realizados são os de WTAT (perda por abrasão em meio aquoso) e LWT (excesso de asfalto por efeito de roda e adesão de areia), a realização destes irá definir o teor de projeto necessário.

O MRAF é uma alternativa de revestimento de execução relativamente simples e que apresenta ótimo desempenho. É um tipo de revestimento que alia simplicidade e praticidade construtiva, entretanto, para o resultado ser um pavimento seguro, precisa ser bem dosado e executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com