TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM DE NEGÓCIOS/ESTUDO DE MERCADO – P2

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 5

MODELAGEM DE NEGÓCIOS/ESTUDO DE MERCADO – P2

MÓDULO 5

1-Quais das alternativas abaixo que contém apenas itens do macroambiente sócio-cultural?

R: (C) Papeis do sexo; ênfase na saúde; busca de status.

2-A Nutripetiz, uma grande empresa brasileira atuante na área de alimentação infantil, realizou em fins de 2010 uma análise de SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) do ambiente interno e externo, como pré requisito para a elaboração de um plano estratégico para 2011. Uma possível conclusão dessa análise é:

R: (E) A avidez por produtos de alimentação infantil demonstrada pelos supermercados constitui uma força da nutripetiz.

3-Considerando uma análise de SWOT, veja as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.

I – POTENCIALIDADE: Os consumidores atuais têm grande lealdade a marca.

II – FRAGILIDADE: Os produtos não são tão modernos quanto os dos concorrentes.

III – OPORTUNIDADE: O risco de Grande crise econômica está afastado visto que o governo disponibilizou crédito para os bancos.

IV – AMEAÇA: As fortes chuvas no sul do país deverão prejudicar o abastecimento de matéria prima.

R: (B) As afirmativas II, III e IV estão corretas.

MÓDULO 6

1- As etapas de um projeto de pesquisa mantêm uma ordem de acontecimentos e interdependência nas suas definições para que, de forma lógica, venham a trazer resultados consistentes e úteis. Isto não significa que o projeto de pesquisa não possa ser alterado no decorrer de sua formulação, mas que a cada ponto novo que se apresente, o projeto deve ser avaliado como um todo.

(SAMARA, Beatriz. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Education, 2002, p. 11)

 

Qual das alternativas abaixo consiste, sequencialmente, somente em etapas primordiais de um projeto de pesquisa?

R: (D) Definição do problema; Determinação dos objetivos; Eleição dos métodos e técnicas de pesquisa; Elaboração dos instrumentos para coleta de dados; Definição do universo e da amostra; Pré-teste dos formulários; Trabalho de campo; Tabulação e análise dos dados; Elaboração de relatórios com os resultados; Análise geral; Recomendações ao cliente.

2- Frederico foi contratado pela empresa XPTO que produz água de coco para consumidores de terceira idade. Após o levantamento e análise dos Dados Secundários, Frederico observou que esse mercado era pouco explorado. Para que isso fosse confirmado, foi realizada uma pesquisa com setenta e nove consumidores para analisar todos os hábitos de consumo desse produto. Para essa pesquisa Frederico optou realizá-la na cidade de Sorocaba/SP, após a escolha da cidade foi utilizado mapas para a determinação dos bairros que participariam da mesma e no final foi determinado que os pesquisados seriam pessoas acima de 60 anos, aposentados e terem cursado o nível superior.

Diante do exposto concluímos que:

I – O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa Quantitativa

II – Alem de Pesquisa Quantitativa houve também segmentação por atributos

III – Os tipos de Amostras utilizadas foram Amostra Probabilística Estratificada e Amostra Probabilística por Conglomerado

IV - Os tipos de Amostras utilizadas foram Amostra Probabilística Estratificada e Amostra não Probabilística por conveniência

R: (D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

3- Uma das etapas para a realização de uma pesquisa de mercado, bem como de diversos outros tipos de investigação, consiste na elaboração do(s) formulário(s) para coleta de dados. Essa etapa costuma vir logo depois de todo o planejamento relacionado ao projeto de pesquisa, da definição do problema e dos objetivos da pesquisa, além da escolha dos métodos de pesquisa e de coleta dos dados. Consistem nos principais tipos de instrumentos os questionários, os formulários e os roteiros.

Quanto aos instrumentos de coleta, julgue os itens a seguir.

I – Questionários, normalmente utilizados em levantamentos quantitativos, geralmente contem perguntas fechadas para facilitar a tabulação e, também, podem conter questões abertas.

II – Os roteiros de entrevistas, que geralmente consistem em instrumentos de pesquisas qualitativas, devem ser constituídos de perguntas objetivas.

III – As questões ou tópicos dos instrumentos de coleta devem contemplar amplamente o(s) problema(s) da investigação, além de condizer com os objetivos do levantamento. Caso contrário, os resultados da pesquisa podem ser distorcidos ou mesmo comprometidos.

IV – Caso exista a necessidade de perguntas embaraçosas e/ou que abordem questões delicadas, elas deverão ser colocadas no início do instrumento de coleta.

Assinale a opção que estã correta:

R: (A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

MÓDULO 7

1-Maria Helena, uma dona-de-casa, com curso de 2° grau completo, 28 anos de idade, é moradora em uma cidade com mais de 500.000 habitantes. Em um estudo de segmentação de mercado, a classificação de Maria envolve as variáveis:

R: (B) Demográfica e geográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com