TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE INDICADOR DE DESEMPENHO DE MÃO-DE-OBRA PARA MONITORAMENTO

Por:   •  5/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.154 Palavras (29 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

TOMAZ CAPELATO JIMENEZ

MODELO DE INDICADOR DE DESEMPENHO DE MÃO-DE-OBRA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getulio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos. 

ORIENTADOR: ARNALDO LYRIO BARRETO

Rio de Janeiro

Fev/2016


FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso

MODELO DE INDICADOR DE DESEMPENHO DE MÃO-DE-OBRA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA

elaborado por Tomaz Capelato Jimenez

e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.

Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2016

André Barcaui

Coordenador Acadêmico Executivo

Arnaldo Lyrio Barreto


 

TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Tomaz Capelato Jimenez, abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma 102 do Programa FGV Management, realizado nas dependências da Fundação Getúlio Vargas (Botafogo), no período de 24/05/14 a 20/02/16, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado MODELO DE INDICADOR DE DESEMPENHO DE MÃO-DE-OBRA PARA MONITORAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2016

Tomaz Capelato Jimenez


Ao José Figueiredo (in memoriam) pelo maravilhoso convívio que tivemos durante seu último projeto.


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente à Anita, minha esposa, minha fonte de energia, por seu amor e apoio incondicional. Ao Igor, meu filho, que apesar da pouca idade é meu exemplo de foco e disciplina. Aos meus irmãos, Tadeu e Hugo, pelo exemplo na vida acadêmica. E aos meus pais, Renata e Carlos (in memoriam) por seus exemplos de superação e por terem conduzido suas vidas com a ética e retidão que sempre nortearam minhas ações.    

“Acompanhar e avaliar, sistematicamente, a capacidade das pessoas, tanto para determinar resultados como para obtê-los, são essenciais para elevar o desempenho delas. “

 (Norberto Odebrecht)

RESUMO

A indústria da construção civil é uma das mais intensivas em utilização de mão-de-obra no mundo. A falta de gestão sobre as produtividades alcançadas pelas equipes de obras, geralmente resulta em estouros de orçamentos e projetos cujos registros não servirão para qualificar o histórico de indicadores de desempenho realizados pelas empresas. Estes registros são de grande importância para o desenvolvimento de novos orçamentos em um mercado cada vez mais competitivo. O monitoramento e controle de indicadores de desempenho de mão-de-obra, portanto, é imprescindível e as construtoras brasileiras devem buscar sempre sua melhoria. Esse trabalho analisa um dos modelos mais utilizados em obras de construção civil pesada e realizado a partir do conceito de Razões Unitárias de Produção (RUP) que relacionam o esforço realizado pela mão de obra na transformação de matérias primas em serviços/produtos. A partir desta análise, o trabalho apresenta um modelo proposto para monitoramento e controle de projetos por meio de indicadores de desempenho de mão-de-obra utilizando um conceito similar ao utilizado nas indústrias que praticam manufatura enxuta e acompanham a eficiência de seus equipamentos por meio do cálculo de seus Overall Efficient Effectiveness (OEE). A metodologia apresentada busca contribuir também para uma efetiva gestão das perdas realizadas com mão-de-obra.

Palavras-Chave: Produtividade, indicadores de desempenho, mão-de-obra, construção civil.

        


ABSTRACT

The construction industry is one of the most labor-intensive of the world. The lack of management on the productivity achieved by the workforce, usually results in projects going over their budgets and whose records have no use to qualifying the performance indicators history made by companies. These records are of great importance for the development of new budgets in an increasingly competitive market. Therefore, the monitoring and control of labor with key performance indicators (KPIs) is essential and the Brazilian contractors should always seek their improvement. This paper examines one of the models most used in heavy construction works and realized from the concept of Productivity Units Rate (PUR) that relate the effort of the workforce in transforming raw materials into products/services. From this analysis, the paper presents a proposed model for monitoring and control of projects by means of labor KPIs using a similar concept to that used in industries that practice lean manufacturing and monitor the efficiency of their equipment through the calculation of its Efficient Overall Effectiveness (OEE). The methodology presented also seeks to contribute to an effective management of losses made ​​with labor.

Keywords: Productivity, KPI, labor, civil construction.


LISTA de TABELAS

Tabela 1. Indicadores RUP semanais para forma, aço e concreto.        

Tabela 2. Exemplo prático Produtividade        


LISTA DE QUADROS

Quadro 1. Perdas de acordo com sua natureza, momento de incidência e origem.        

Quadro 2. Cálculo de OEE.        

Quadro 3. Correlação entre OEE e OLE.        

Quadro 4. Correlação entre OEE/OLE e Produtividade.        

Quadro 5. Integração dos indicadores para os diferentes níveis de gestão        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (400 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com