TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES DE DESEMPENHO E OS DASHBOARDS NO MONITORAMENTO DE PROCESSOS E SUCESSO DO NEGÓCIO

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Icaro Do Carmo

Igor Paracampos

Maiara Santos

Maísa Cordeiro

Raiza Santos

INDICADORES DE DESEMPENHO E OS DASHBOARDS NO MONITORAMENTO DE PROCESSOS E SUCESSO DO NEGÓCIO

[pic 1]

Salvador

2018

INDICADORES DE DESEMPENHO E OS DASHBOARDS NO MONITORAMENTO DE PROCESSOS E SUCESSO DO NEGÓCIO

Autores:

Icaro Do Carmo, Graduando em Administração

Igor Paracampos, Graduando em Administração

Maiara Santos, Graduando em Administração

Maísa Cordeiro, Graduando em Administração

Raiza Santos, Graduando em Administração

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar os principais indicadores de desempenho para auxiliar no processo de melhoria contínua dos processos da empresa, assim como a importância da utilização de instrumentos para compreensão dos fatores críticos de sucesso, ou seja, os pontos-chave que quando bem definidos e administrados, podem garantir o desenvolvimento e crescimento de uma empresa e seu negócio. Foram apresentados os principais indicadores de desempenho utilizados nas empresas e seus benefícios, que são o indicador de rentabilidade, de lucratividade e valor ticket médio. Observa-se também a utilização de Dashboard, que são painéis de gestão a vista, utilizados para monitorar os processos através de gráficos e tabelas autoexplicativas facilitando o entendimento dos demais e acompanhando se os prazos pré-estabelecidos serão cumpridos. Uma ferramenta que, além de motivar os colaboradores pelo fácil acesso aos dados, também é um diferencial competitivo, pois, agiliza o processo de tomada de decisão.

 ;

 1 INTRODUÇÃO

Existem dois tipos de indicadores de desempenho, são eles os indicadores de processos, que focam na realização das tarefas, e os indicadores estratégicos que verificam se a organização está alcançando os objetivos. Trabalhamos os indicadores de desempenho de processos que são usados para o monitoramento das atividades da empresa. Isso significa que: desmiuçar e prosseguir com o andamento do processo, apanhando informações importantes e deixando-as de forma acessível para que os gestores analisem e tomem as decisões coerentes e corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos através dos indicadores e, por consequência, resultados relevantes e positivos para a empresa.

De acordo com Silva et al. (2007) “As medidas de desempenho são sinais vitais da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo atingem suas metas. ” O desempenho está diretamente relacionado às estratégias e metas definidas pela empresa. Sendo assim, foram conceituados os indicadores de desempenho que podem ser utilizados por qualquer empresa na gestão dos seus processos: os indicadores de rentabilidade e lucratividade que mostram a saúde financeira da empresa e o valor ticket médio que mede quanto cada cliente gasta no estabelecimento.

 

Para completar a pesquisa teórica, foi conceituado o painel Dashboard que se utiliza para monitorar os processos do seu negócio “o dashboard vem otimizar a tomada de decisão na gestão e cruzamento de informações pertencentes à execução dos processos de negócio das organizações” (VENKI, 2018), assim com o dashboard pode-se montar gráficos e tabelas autoexplicativas facilitando o entendimento dos demais e acompanhando se os prazos pré-estabelecidos serão compridos.

Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do monitoramento de processo com um conjunto de indicadores, que geridos de maneira correta e com monitoramento contínuo, garantem o sucesso do negócio e consequentemente maior competitividade.

2 DESENVOLVIMENTO

Os Indicadores de Desempenho podem ser definidos como ferramentas que mensuram e avaliam o rendimento na gestão de um negócio. De acordo com Takashina e Flores (1996, p. 103 apud FISCHMANN e ZILBER, 1996, p. 5), tais indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizações, possibilitando o estabelecimento de metas e o seu desdobramento, uma vez que os resultados são fundamentais para análise crítica dos desempenhos, para tomada de decisão e para o novo ciclo de planejamento.

Deste modo, o pensamento destes autores salienta a importância da utilização dos indicadores de desempenho para compreensão dos fatores críticos de sucesso, ou seja, os pontos-chave que quando bem definidos e administrados, podem garantir o desenvolvimento e crescimento de uma empresa e seu negócio.

Os dois indicadores que são de bastante importância para saber como anda a saúde financeira de uma organização é o de lucratividade e de rentabilidade, que causam bastante confusão, pois, há quem pense que têm a mesma funcionalidade. Enquanto os indicadores de lucratividade medem a eficiência que a empresa tem em produzir lucro, os de rentabilidade relacionam o lucro do DRE com alguma conta do balanço patrimonial.

O índice de lucratividade auxilia o gestor a fazer uma análise se o seu negócio está operando em lucro ou prejuízo. E a partir deste resultado em percentual poderá escolher quais estratégias utilizar para produzir lucro.

Podemos utilizar três tipos de índices: o da margem líquida, que relaciona o lucro líquido com a receita total, quanto maior o resultado, mas eficiente na gestão financeira é a empresa. Temos a margem de lucro operacional, que é a relação entre o lucro operacional e a receita de vendas, identifica o desempenho das operações de uma empresa antes do impacto das despesas com juros e imposto de renda, assim você poderá descobrir o retorno por operação. Por fim a margem de lucro bruto, que, como seu próprio nome indica, é a relação entre o lucro bruto e a receita operacional líquida. Através destes números, a organização poderá tomar decisões mais assertivas para a prosperidade do negócio.

Os indicadores de rentabilidade exercem bastante influência da tomada de decisões da empresa, pois “são indicadores que mostram em percentual a situação econômica da empresa, mostra qual foi a rentabilidade do capital investido. ” (Araújo, 2015 p. 04). Ou seja, toda a atenção dos acionistas estará voltada para o resultado da rentabilidade que a negócio está lhe proporcionando. São três os tipos de retorno que pode ser monitorado pela gerencia da empresa. Temos o retorno operacional dos ativos (ROA), trata da relação entre o lucro operacional e o ativo total, segundo Wlademir (2018) o ROA “mede a capacidade da empresa de gerar retorno com sua atividade fim”, é o lucro gerado pelo seu próprio ativo. Já o retorno sobre o investimento (ROI), mede o retorno sobre o valor investido, ou seja, a relação entre o lucro líquido e o ativo total. Auxilia na tomada de decisões futuras.  Ainda temos o indicador que mede o poder de ganho dos proprietários, que é o retorno sobre o patrimônio (ROE), que “mede o quanto de retorno uma companhia é capaz de gerar com o dinheiro que foi aplicado pelos acionistas (shareholders)” (Wlademir, 2018). Através da utilização dos índices de lucratividade e rentabilidade, o gestor pode acompanhar o desenvolvimento dos processos financeiros e traçar um novo plano estratégico caso os resultados comecem a diminuir gradativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (220.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com