TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo Cientifico: Indicadores de Desempenho na Gestão de Contratos de Serviços. Autores: Madeira, Antônio; e Palmeira, Eduardo.

Por:   •  20/10/2016  •  Resenha  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do Artigo Cientifico: Indicadores de Desempenho na Gestão de Contratos de Serviços. Autores: Madeira, Antônio; e Palmeira, Eduardo.

Os autores do artigo demonstram a necessidade da constante avaliação e controle na prática, cada vez mais difundida nos dias atuais, da terceirização dos serviços não afins das corporações. O que possibilita a centralização de suas atenções nas atividades fins, num ambiente de mercado cada mais acirrado e complexo. Sendo está uma das principais definidoras da maximização de resultados e redutora de custos, tornando esta estratégia de grande relevância no planejamento estratégico das corporações.

A abordagem do tema e desenvolvida ao longo do texto através de uma introdução e a apresentação dos indicadores de Desempenho Chave (KPI's - Key Performance Indicators), do Balanced Scorecard (BSC), da composição de preços de um contrato de serviços, da implantação da gestão de custos e da competência necessária para gestão e controle destes contratos de serviços.

O tema é introduzido com a apresentação da necessidade das corporações centrarem suas atenções as suas atividades fins, desta forma lançando mão da contratações de serviços afins de terceiros. Mas deixando claro a necessidade otimização da contratação, da gestão e controle destes contratos de serviços de terceiros, visto que mesmo sendo serviços secundários, os mesmo influenciam diretamente no planejamento estratégico das corporações, podendo trazer prejuízo administrativos e financeiros as

2

mesmas. Desta forma sendo necessário a implantação de uma gestão de contratos eficiente com a utilização de ferramentas na gestão e controle destes contratos, mas também a gestão e controle da organização através de indicadores, para um melhor gerenciamento do plano estratégico da corporação a longo prazo.

São apresentados indicadores de desempenho chave, KPIs - Key Performance Indicators, ferramentas que auxiliam no alinhamento das atividades diárias aos objetivos estratégicos da organização. Também são apresentados quatro tipos de medições de desempenho para auxiliar na gestão e controle, são eles: indicadores de resultado chave (KPIs), que informam como a empresa tem feito em uma determinada perspectiva ou fator crítico de sucesso; indicadores de resultado (RIs) que informam o que a empresa tem feito; indicadores de desempenho (PIs) que informa o que fazer; e indicadores de desempenho chave (KPIs), que informam o que fazer para aumentar dramaticamente o desempenho. Os indicadores KPIs são voltados para os aspectos do desempenho organizacional que são mais críticos para o sucesso presente e futuro da organização, seguem algumas das características das KPIs: a) As medições não são financeiras; b) São medidos em determinada frequência; c) São utilizados pelo executivo chefe e pela equipe de gestão sênior; d) Claramente indica que ação é requerida pelo staff; e) Há medições que já possuem responsabilidades atreladas a uma determinada equipe; f) Tem um impacto significante; g) Eles encorajam ações apropriadas. O Balanced Scorecard que é um sistema de indicadores focado, em curto prazo, na redução de custos, na melhoria da qualidade, no menor tempo de resposta e nos menores preços, baseado em indicadores da contabilidade financeira, é apresentado pelos autores como um sistema gerencial que também alinha a gestão de todas as atividades e medidas de desempenho à missão e a estratégia da empresa e, em longo prazo, procura gerar oportunidades de crescimento, oferecendo aos clientes produtos e serviços

3

personalizados com alto valor agregado. Utilizando o scorecard como um sistema de gestão estratégica para administrar a estratégia a longo prazo, as organizações adotam esta filosofia para viabilizar processos gerenciais críticos: 1. Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia. 2. Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas. 3. Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas. 4. Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.

É apresentando também a importância da confecção de um orçamento detalhado de preços, para viabilização de um bom contrato. Sendo necessário para elaboração de um bom orçamento, para definição de escopo e preços que devem ser contratos, em formas de tabelas, compondo um banco de dados os seguintes itens: Definição do custo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com