TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE PESQUISA CIENTÍFICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  21/10/2021  •  Artigo  •  11.196 Palavras (45 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

ANEXO I

MODELO DE PESQUISA CIENTÍFICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INDÚSTRIA 4.0: SEUS IMPACTOS E INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA

Rafael Andrade da Silva

Orientador: Dandara Klann

Faculdade Metropolitana de Blumenau

Curso – Engenharia de Produção

Data 12/2021

RESUMO

A indústria 4.0, ou quarta revolução industrial é caracterizada principalmente pela incorporação de tecnologias de informação ao ambiente de produção, produzindo ganhos de produtividade e flexibilidade no ramo industrial. Além disso, aspectos positivos em toda a esfera social, empresarial, política e econômica podem ser observados. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar as características, perspectivas e desafios relacionados à Industria 4.0 e aplicar esta revolução à uma empresa fictícia a fim de identificar os investimentos necessários, as modificações e posteriormente os pontos positivos colhidos com a implementação do novo processo. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente trabalhado um estudo de caso. Ao final do trabalho, chegou-se à conclusão que a indústria 4.0 é algo novo e que está ganhando espaço dentro das indústrias. Desta maneira, poderá acelerar a economia de países industrializados e modificar alguns processos produtivos.

Palavras-chave: Indústria 4.0; quarta revolução industrial; tecnologia da informação; produtividade; indústria.

ABSTRACT

Industry 4.0, or the fourth industrial revolution, is characterized mainly by the incorporation of information technologies into the production environment, producing gains in productivity and flexibility in the industrial sector. In addition, positive aspects can be observed across the social, business, political and economic spheres. Therefore, this work aims to present the characteristics, perspectives and challenges related to Industry 4.0 and to apply this revolution to a fictitious company in order to identify the necessary investments, modifications and later the positive points collected with the implementation of the new process. For this, a literature review was carried out and a case study was subsequently worked on. At the end of the work, it was concluded that industry 4.0 is something new and that it is gaining space within the industries. In this way, it will be able to accelerate the economy of industrialized countries and modify some production processes.

Keywords: Industry 4.0; fourth industrial revolution; information Technology; productivity; industry.

1 INTRODUÇÃO

O conceito indústria 4.0, ou “manufatura avançada”, que surgiu com a chegada do século XXI e o desenvolvimento crescente de novas tecnologias, prometendo elevar a eficiência dos sistemas de produção e torná-lo cada vez mais autônomos. Fazendo com que os processos industriais e linha de produção fabril se tornem mais produtivas, inovadora e competitivas. Segundo alguns especialistas as empresas que não se adaptarem as novas tecnologias, como a internet das coisas, a impressão 3D e a manufatura híbrida, correm risco real de se tornarem obsoletas e perderem espaço para a concorrência (BANZATO, 2015).

        A ideia principal em abordar este tema, é gerar conhecimento sobre a revolução causada pela tecnologia e as novas oportunidades abordadas em relação à profissão do engenheiro de produção. A indústria 4.0, conhecida também como manufatura avançada, aplica novas metodologias aos processos industriais, tornando possível a existência de sistemas automatizados, impressão 3D, robótica avançada e novos materiais (NEGROPONTE, 1995).

        O ponto positivo é que a quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, ainda está no começo e diversas possibilidades ainda existem para reger as novar tecnologias e torná-las mais acessíveis ao mundo atual (SHWAB, 2016).

Este trabalho busca desenvolver um estudo sobre uma empresa que visa implantar a metodologia indústria 4.0 em seu setor de fabricação utilizando o conhecimento e habilidades dos profissionais de engenharia de produção atuantes na organização. O objetivo central do estudo é contabilizar os custos X ganhos com a implantação de um sistema automatizado.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Revolução Industrial

Independentemente das circunstâncias, a palavra revolução é invariavelmente associada a mudanças profundas e à ruptura com uma realidade anterior. Karl Marx dizia que as revoluções são a locomotiva da história. E ao longo dos tempos, inúmeras revoluções, desencadeadas principalmente por novas tecnologias e por novas formas de perceber o mundo, provocaram mudanças nos sistemas econômicos e nas estruturas sociais (SCHWAB, 2016).

Segundo Coelho (2016) em 1760 a 1840 na Inglaterra, surgiu a Primeira Revolução Industrial, alterando gradualmente os métodos artesanais por máquinas ferramentais, pela análise do carvão como energia alternativa a madeira e outros biocombustíveis, e pelo uso crescente de energia a vapor. Estas alterações no processo produtivo tiveram consequências significativas a nível econômico e social. A 1ª Revolução Industrial, iniciada na Europa no final do século XVIII, introduziu as facilidades da produção mecânica, sobretudo com a criação da máquina a vapor, tornando obsoleta a manufatura artesanal que vigorava até então.

De acordo com Almeida (2019), a Segunda Revolução Industrial, ocorreu em 1913 a 1969, quando Henry Ford criou a linha de produção em massa, utilizando os conceitos de produção empurrada e produção em escala. Esses conceitos se baseavam em reduzir os custos e popularizar os produtos, para que a massa trabalhadora tivesse condições de comprá-los. Este conceito criou um ciclo virtuoso na indústria e consequentemente na economia.

O autor ainda afirma que com o fim da segunda revolução industrial, surgiu a Terceira Revolução Industrial e seu período foi de 1969 a 2010. Ela ficou conhecida como a era da automação, pois foi neste período que surgiram os computadores em chão de fábrica, controles eletrônicos, sensores e dispositivos capazes de controlar um alto nível de variação da produção, e permitindo a tomada de decisões de controle de dispositivos de maneira autônoma. Com isso, os produtos elevaram sua qualidade, houve um aumento da produção, iniciou-se a gestão de custos e também a segurança na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.4 Kb)   pdf (946.5 Kb)   docx (858.2 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com