TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo relatorio estagio

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  3.477 Visualizações

Página 1 de 17

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

ANCHIETA- ES

2016

ADRIANA THEODORO LIMA RIBEIRO

1085497

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: MARISA A MAYRINK SANTOS FERREIRA

ANCHIETA – ES

2016

Sumário

1-Introdução

2-Desenvolvimento

2-1. A escola de Ensino Fundamental e sua história cultural-------------------- 05

2-2. Os fundamentos do Projeto Político- Pedagógico e suas implicações práticas no cotidiano da escola-------------------------------------------------------------07

2.3. Estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia; estabelecimento de relações entre a teoria e a prática do trabalho pedagógico do gestor escolar---------------------------------------------------------------09

2-4. Análise da aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque da novas Diretrizes Curriculares Nacionais nº 1/2006. ----------------------------------11

2-5. Participação do estagiário em eventos-------------------------------------------- 12

2-6.O espaço das salas de aula------------------------------------------------------------16

2-7.Planejando e exercendo a docência e a avaliação-------------------------------18

3-Considerações --------------------------------------------------------------------------------------20

4- Referências ------------------------------------------------------------------------------------------21

5- Anexos -------------------------------------------------------------------------------------- 22

INTRODUÇÃO

O estágio é um período de prática em posto ou servico ou empresa para que um médico, um advogado, etc. Se habilite a exercer bem sua profissão, e, para nós não é diferente, visa o aprendizado e os resultados obtidos na realização do estágio Curricular Supervisionado dos Anos Iniciais Ensino Fundamental e Gestão feitas estas observações no ambiente de sala de aula e juntos ao diretor e pedagogo da escola .

O estágio curricular supervisionado- Anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão foram desenvolvidos na Escola E.M.B. “DULCINEA SILVA LYRIO RUPF”, situada na Rua São Vicente, S/N Ponta dos Castelhanos, município de Anchieta-ES, durante a 6º etapa do curso de licenciatura em pedagogia da universidade de Uberaba, com o objetivo de conhecer a escola, seu espaço físico, sua cultura e sua proposta pedagógica de maneira crítica e reflexiva.

O registro das 280 horas de estágio é composto pelos temas: a escola de Ensino Fundamental e sua história cultural; os fundamentos do Projeto Político Pedagógico; estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia; Análise da aplicabilidade do trabalho do gestor segundo o enfoque da novas Diretrizes Curriculares Nacionais nº 1/2006; o espaço das salas de aula; planejando e exercendo a docência; pensando e avaliando o exercício da docência; elaboração de relatórios, preenchimento de fichas e caderno de campo.

Assim, este relatório de estágio é parte integrante deste curso que proporciona ao educador uma reflexão sobre suas práticas educativa.

2.1. A escola de Ensino Fundamental e sua história cultural:

Segundo relatos dos antigos moradores desta comunidade, na década de 30 foi construída uma pequena escola de estuque, que dava atendimento aos alunos da primeira a quarta séries do Ensino Fundamental, como a escola era administrada pelo Estado, ficou à revelia do tempo, perdendo sua capacidade física adequada. Sendo assim, a primeira providência tomada foi demoli-la. Não dando continuidade aos procedimentos de uma nova construção; os alunos ficaram por um longo tempo estudando debaixo de uma castanheira, perto da estrada principal que liga a cidade de Anchieta a Guarapari.

A comunidade revoltada organizou uma passeata com os alunos pelas ruas da cidade no dia de sete de Setembro, logo após esta manifestação, a administração Municipal, na pessoa do prefeito Antônio Libardi, buscou junto ao Governador do Estado meio para a construção da nova escola na Rua São Vicente, s/n, Anchieta/ES, comunidade ponta dos castelhanos.

A nova escola foi inaugurada em 1988, no governo do referido prefeito Antônio Libardi, com a presença do secretário Estadual de Educação Jose Eugenio Vieira, dando atendimento à educação infantil e Ensino Fundamental nas séries iniciais. Como a comunidade em que a escola está inserida é composta predominantemente por pescadores e estes se evadem da escola muito cedo para trabalhar, foi necessário dar atendimento a estes jovens e senhores na modalidade EJA- Educação para jovens e Adultos. Anos mais tarde a escola foi municipalizada, passando a ser mantida pela administração municipal.

Hoje a escola conta com 90 alunos, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino, sendo que é perceptível o movimento constante nos atendimentos, uma vez que o movimento migratório é significativo no município, possui 10 professores, 03 assistentes de sala, 05 serventes, 01 secretária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com