TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELATÓRIO -QUÍMICA -

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  2.071 Visualizações

Página 1 de 3

Reações Químicas

Experimento03

Nome do aluno: LUCAS NUNES DA SILVA

Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Jéssica Dias

Data da prática: 08/10/2015; Data de entrega do relatório: 22/10/2015

Resumo

Este relatório traz como prática principal o estudo das reações químicas, que através  da combinação de compostos e meios externos ocorre possíveis reações com as misturas. Nesta prática, substâncias corrosivas foram colocadas em teste, para reconhecer a existência de proporções fixas e definidas entre as quantidades de reagente nas reações químicas.

 

Palavras chaves:reações; combinação; proporções; reagentes.

Introdução

A reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.

Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer,as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.

Como estas ligações podem ser muito fortes,energia,geralmente na forma de calor,é necessária para iniciar a reação.As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).

Procedimento Experimental

Foi numerado os tubos de ensaio de 1 a 5, em seguida, pipetou-se 40 gotas de KI em cada um dos tubos, posteriormente adicionou-se as quantidades de Pb(NO3)2 e de água ambas indicadas na tabela 1.

Tubo

KI (gotas)

Pb(NO3)2 (gotas)

H2O

 (gotas)

1

40

5

35

2

40

10

30

3

40

20

20

4

40

30

10

5

40

40

0

Agitou-se  as soluções e centrifugou-as por 30 segundos. Foi observado e anotado os resultados. Transferiu-se duas gotas da solução sobrenadante de cada tubo para a placa de toque.

Sempre lavando o conta-gotas antes de introduzi-lo nas soluções.

Adicionou-se, em seguida, duas gotas da solução de Pb(NO3)2 às soluções sobrenadantes contidas na placa de toque. Foi observado e anotado os resultados.

Foi transferido novamente 2 gotas da solução sobrenadante dos tubos para outros orifícios da placa de toque e adicionado 2 gotas da solução de KI, anotando os resultados.

Resultados e Discussão

Após a centrifugação, formou-se um precipitado amarelo, sólido e insolúvel. O  iodeto de chumbo (PbI2) é uma solução aquosa e incolor de nitrato de potássio (K(NO3)).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com