TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO DE SISTEMAS DE TEMPERATURA LM35

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

MONITORAMENTO DE SISTEMAS DE TEMPERATURA

COM LM35

RECIFE-PE

2016

[pic 3]

[pic 4]

PROF. CELLO MELLO

MONITORAMENTO DE SISTEMAS DE TEMPERATURA

COM LM35

ANTONIO JOSÉ PORPINO DOS SANTOS

ERICK RODRIGUES DO NASCIMENTO

LAYS REGINA CABRAL DA SILVA SOUZA

RECIFE-PE

2016


INTRODUÇÃO

        No mundo globalizado em que vivemos, cada vez mais a automação é presenciada pelos indivíduos. Que seja nos shopping centers, seja nas industrias, nas lojas, nos veículos, nos utensílios domésticos, etc...

        Não podemos deixar de pensar que a automação muitas vezes toma a vaga de um indivíduo gerando um percentual de desemprego com taxas elevadas.  Então cada vez mais que a automação é inserida no mercado, o indivíduo terá que se capacitar para não ser substituído e sim dominá-la como se fosse um monstro que veio para tomar o seu lugar.

        É na capacitação que encontramos a saída para não ser tragado pelo monstro do desemprego.  Se somos qualificados, o resultado se inverte; as vagas chegarão até você.

OBJETIVO

Este projeto foi elaborado com o intuito de assimilar os conhecimentos adquiridos ao logo da disciplina de Gestão da informação BI, lecionada por Marcello Novaes e observar como a informação é importante em todo projeto automatizado.

O projeto consiste na utilização do arduino, que define-se por uma plataforma eletrônica open-source de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis e fáceis para aplicação nas mais variadas funções.

A escolha da equipe foi pelo controle do sensor LM35, onde através de um código possa-se controlar a tempo ajustado para ativação de dois diodos emissores de luz (LED) colocados na protoboard. Neste projeto iremos observar que o código (informações carregadas no Microprocessador ATM328) é um dos fatores fundamentais para a execução da parte física (sensores e atuadores do sistema).

É uma demonstração prática e simples do funcionamento do sistema de arrefecimento utilizados nos motores de combustão interna e sistemas térmicos industriais, e também de como podemos utilizar projetos físicos em conjunto com programas digitais para otimização de sistemas nos mais variados setores.

COMPONENTES UTILIZADOS NO PROJETO

01 Placa arduino Mega2560

01 protoboard

01 sensor LM35 temperatura

02 Diodos emissores de luz (leds)

02 resistores

ARDUINO, O QUE É?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.

O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico (ex: Flash, Processing, MaxMSP).[pic 5]

As placas podem ser construídas de forma caseira (manualmente) ou adquiridas já montadas e o software pode ser baixado gratuitamente. O projeto do hardware (arquivos de CAD) está disponível sob licença open-source e você é livre para adaptá-lo para as suas necessidades.

SENSOR DE TEMPERATURA LM35

Especificações:

- Sensor de Temperatura LM35 (datasheet)

- Faixa de temperatura: -0°C a 100°C ( suporta até 500ºC ).

- Precisão: 0,5°C

- Calibrado em graus Celsius

- Tensão de operação (arduino): 0 a 5V

- Valor analógico de retorno : 0 a 1023

- Consumo de corrente: <60 µA[pic 6]

O sensor LM35 é um sensor de precisão que apresenta uma saída de tensão linear proporcional à temperatura em que ele se encontrar no momento, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Célsius de temperatura.

FUNCIONALIDADE DO PROJETO

Neste projeto iremos demonstrar a importância do software (open source) carregado na placa arduino mega 2560 observando o valor da variação de temperatura emitida pelo sensor LM35 atuando em leds de cores verde e vermelho, onde o verde acenderá quando o regime de trabalho estiver normal (30 graus Celsius), enquanto que o vermelho acenderá quando houver elevação da temperatura (acima de 32 graus Celsius). Pelo código demonstrado observamos que não é tão simples assim, pois além de declararmos o fator temperatura, temos também que escrever o coeficiente de temperatura convertendo seu valor de acordo com o sensor LM35 observando no display lcd ou no serial output.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (427.6 Kb)   docx (450.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com