TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO

Por:   •  25/9/2015  •  Seminário  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

MONITORAMENTO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO DA ETE DO CAMPO NOVO NA REMOÇÃO DE AMÔNIA, QUIXADÁ, CE.

RESUMO

Devido á grande preocupação com a limitação de água em determinadas regiões, há uma grande busca por tecnologias de reuso. O tratamento de esgoto feito pelo o sistema de lagoa de estabilização é um dos mais eficientes e barato, pois remove grande parte dos nutrientes como nitrogênio e fósforo presentes no esgoto. Nesse tipo de tratamento é de fundamental importância e remoção do nitrogênio que consiste em seis mecanismos: volatilização da amônia uma das principais formas de nitrogênio, assimilação da amônia e de nitratos pelas algas, nitrificação, desnitrificação e sedimentação do nitrogênio orgânico. O objetivo do trabalho foi observar a eficiência do sistema de lagoa de estabilização na remoção de amônia na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro do Campo Novo localizado no município de Quixadá-Ce. Foram coletadas semanalmente, amostras do afluente e do efluente do sistema, nos meses de Agosto e Setembro de 2011. Durante o estudo foram realizadas analises de pH e amônia conforme PHA (1999). Na pesquisa pode-se verificar que a concentração de amônia na saída da ETE atende aos parâmetros estabelecidos pela a portaria 154/02 da SEMACE que é de 5mgN/l, mesmo o sistema apresentando uma eficiência de apenas 34,4%para a remoção de amônia.

Palavras chaves: lagoa de estabilização, remoção de amônia, Reuso, ETE do Campo Novo.

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica

Aracaju-SE -2011

2

1. INTRODUÇÃO

A água é um dos bem mais preciosos que a terra pode oferecer a humanidade, sendo de importância vital. É, portanto, imprescindível para a execução das atividades antrópicas importantes para o desenvolvimento do planeta e por consequência fator vital para toda população terrestre. (TELLES e PACCA, 2007). Atualmente, considera-se que a quantidade total de água na terra equivale a 1.386 milhões de Km3, onde 97,5º % do volume total formam os oceanos e mares e somente 2,5% constituem-se de água doce. Tal volume é mantido praticamente constante e distribuído de forma irregular na superfície do globo. (HELLER, 1997).

Devido à grande preocupação com a limitação de água em determinadas regiões como no caso do sertão cearense, há uma busca por tecnologias que auxiliem na redução do poder poluente dos esgotos domésticos, principalmente aqueles que têm como destino final um corpo aquático utilizado pela população. Por conta dos nutrientes presentes nos efluentes domésticos ocorre um crescimento excessivo de plantas que causam um problema chamado eutrofização das águas.

Baseado na problemática com a escassez de água nas regiões semi áridas, surge como alternativa potencial de racionalização, a reutilização da água para diversos fins. Segundo Pacca o esgoto tratado tem papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como substituto da água destinada a fins agrícolas e de irrigação por exemplo. Quando se faz uso da água residuária para fins agrícolas e conserva a água de boa qualidade o uso do esgoto contribui para a conservação dos recursos hídricos e econômicos.

As técnicas de tratamento de fluentes são muitas e podem ser aplicadas de acordo com as necessidades. Como nas regiões áridas e semi-áridas como é o caso do sertão central cearense onde a tecnologia mais usada é o sistema de lagoas de estabilização que nãos e utiliza de equipamentos, apenas a vazão da água como alimentação e os processos microbiológicos aeróbios e anaeróbios, mesmo sendo um sistema simples é eficiente, pois consegue remover grandes cargas de nutrientes alem de ser barato.

O uso de efluentes para a irrigação é favorável, pois nestes então contidos uma serie de nutrientes que são necessários para o crescimento das plantas. Dentre estes nutrientes o nitrogênio é o responsável pelo o crescimento inicial da planta que esta sendo irrigada, porém, em excesso pode prejudicar esse processo de desenvolvimento causando retardamento ou evitando o amadurecimento ou prejudicando a qualidade de produção. (Pacca, 2007)

O estudo feito tem por objetivo avaliar remoção de nitrogênio na forma de amônia do sistema de lagoa de estabilização do bairro Campo Novo Quixadá. Observando as concentrações de amônia que estão sendo lançado no corpo receptor e verificando o seu potencial para o reuso agrícola em especial no cultivo da mamona.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

A principal modalidade utilizada no tratamento de esgotos no Sertão Central Cearense é o sistema de lagoas de estabilização, devido a temperatura favorável atingindo 28°C e máximas em torno de 33° a 34°C, aliado a uma considerável quantidade de insolação e de ventos. O sistema consiste basicamente em tanques artificiais onde ocorre a maximização dos processos naturais de degradação, tendo como principal objetivo a remoção de matéria orgânica. As remoções de nitrogênio ocorrem em sua maioria por meio da assimilação microbiológica, da biomassa de algas e da precipitação, (VON SPERLING, 1996). O sistema demanda grandes áreas, é caracterizado por ser de fácil operação e manutenção, apresenta um baixo custo financeiro, podendo alcançar altos índices de purificação (ARAÚJO, 2000 e JORDÃO & PESSOA, 2005). Podem ser classificadas em lagoas aeróbias, anaeróbias e facultativas.

O nitrogênio apresenta-se como um dos nutrientes limitantes nos corpos hídricos, pois em altas concentrações atuando como um dos principal responsável pelo crescimento excessivo das plantas, a eutrofização, a níveis que causam interferências aos usos pretendidos ao corpo d'água, resultando na

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica

Aracaju-SE -2011

3

liberação de toxinas, por parte das macrófitas, além de interferir nas concentrações de oxigênio dissolvido levando a morte de parte da biota aquática, favorecendo assim, condições de anaerobiose em regiões mais profundas do corpo aquático, (ABES, 1992). No tratamento de esgotos é de fundamental importância a remoção de nitrogênio. Essa remoção consiste basicamente por seis mecanismos: volatilização da amônia, assimilação da amônia e de nitratos pela de algas, nitrificação, desnitrificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com