TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Magazine Luiza

Artigos Científicos: Magazine Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  9.406 Palavras (38 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 38

Sumário Executivo

O Magazine Luiza é uma empresa familiar que leva o nome de sua dona, presente no mercado brasileiro ha 56 anos vem festejando conquistas até se tornar a sexta maior empresa do varejo.

Foi pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e ficou conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suas lojas.

Na sociedade em que vivemos torna-se cada vez mais necessário conhecer e acompanhar os aspectos de crescimento dos negócios. Com o passar dos anos a tecnologia e o surgimento de novos produtos e serviços vão aumentando intensamente, o que faz com que as empresas procurem cada vez mais novos negócios para atrair seu público alvo.

O plano de negócio a seguir apresenta um novo serviço chamado “Magazine Luiza decora seu lar”.

Trata-se de projeto de design de interiores, onde o cliente terá a possibilidade de planejar o ambiente utilizando os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos que são vendidos pela empresa.

A possibilidade de montar um ambiente onde o espaço será aproveitado 100%, com móveis já prontos, trará para o cliente o benefício da economia, uma vez que o cliente das classes C e D não têm condições de comprar em lojas de móveis planejados, pelo custo elevado.

A proposta do Projeto “Magazine Luiza decora o seu lar” vai além da satisfação e conquista dos clientes, ele traz uma forma inovadora de alavancar as vendas, pois o cliente que entrar para comprar uma cama, certamente fará a montagem de todo o quarto com o aproveitamento máximo do espaço.

Descrição da Empresa

Razão Social: Magazine Luiza S/A;

Caracterização de Sociedade: Sociedade Anônima de Capital Aberto;

Ramo de Atuação: Comércio Varejista com foco em bens duráveis;

Tempo de atuação no mercado: 56 anos;

Data de fundação: 16 de novembro de 1957;

Fundadores: Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato;

Presidente: Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues;

Número de Lojas: Conta atualmente com 733 lojas e 9 Centros de Distribuição;

Colaboradores / Funcionários diretos: 22.000

Dados e fatos relevantes da origem da organização

Em 1957 o casal Luiza Trajano e Pelegrino Jose Donato fundou uma pequena loja na cidade de Franca no interior de São Paulo chamada “A Cristaleira”. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de um concurso, e surgiu o primeiro Magazine Luiza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor.

Em 1966 o negócio foi ampliado com a implantação da primeira sede administrativa e a entrada de uma dupla de sócios; Wagner Garcia e Maria Trajano Garcia.

Nos anos 70 a primeira grande loja de departamentos foi inaugurada com mais de 5.000m2 para receber cada vez mais clientes fieis. Nessa mesma década a empresa adquiriu as lojas Mercantil presente em Barretos, Igarapava e Franca, essa foi a primeira grande aquisição da empresa.

Após duas décadas a empresa já contava com mais 30 lojas de departamentos no comércio varejista, tendo produtos como: refrigeradores, televisores, fogões, móveis, utensílios domésticos em geral, entre outros.

Inicialmente a Magazine Luíza era uma Sociedade Anônima de Capital Fechado, porém foi publicada em 01 de Março de 2011 a abertura de seu capital sendo considerada hoje uma empresa de grande porte presente em 16(dezesseis) Estados brasileiros, com 75% de participação no PIB nacional.

Conta com 9(nove) Centros de Distribuições, distribuídos estrategicamente de forma a atender com maior agilidade seus 30.000 clientes

Hoje é uma das maiores redes varejistas com foco em bens duráveis, e com grande presença nas classes populares do Brasil.

Produtos e Serviços

Será implantado nas lojas um software, vinculado ao sistema Gemco ( ERP já utilizado pela empresa), onde o vendedor fará a montagem do ambiente de acordo com o gosto do cliente com aproveitamento máximo do espaço dentro das dimensões por ele trazidas.

O sistema disponibilizará todas as cores, detalhes, marcas e modelos de produtos disponíveis nos Centros de Distribuição, e após a escolha será fechado o pedido.

O tempo para implantação do software será de 6 (seis) meses, onde treinamentos online serão ministrados para os usuários da nova ferramenta.

O investimento total para este projeto será de aproximadamente R$150.000,00 para o grupo Magazine Luiza, porém negociações com os fornecedores reduzirão este custo em 50%, já que terão seus produtos ofertados no sistema.

O marketing será feito através de mala direta junto com as faturas, site do Magazine Luiza, pops em outros sites, tabloides de ofertas, rádio Luiza, banners distribuídos nas lojas e através dos vendedores no contato com os clientes, divulgando e oferecendo o novo serviço.

O Projeto “Magazine Luiza decora o seu lar”, será implantado em virtude da necessidade dos clientes das classes C e D buscarem maior qualidade de vida dentro do ambiente domestico, além disse está cada vez maior ao nível de exigência do consumidor brasileiro.

O maior benefício para a loja será o crescimento das vendas, uma vez que fará com que a venda de um móvel ou eletrodoméstico, estimule a venda de outros produtos, para compor o ambiente escolhido.

Os clientes poderão decorar seu lar com produtos de marcas já conhecidas por eles.

Não haverá nenhum custo para que o consumidor tenha o seu projeto aprovado, porém o valor mínimo de compra deve ser superior a R$ 2000,00(dois mil reais).

Os prazos de garantias serão mantidos, de acordo com o fabricante.

A montagem dos produtos ocorrerá em até 20 dias, após a compra, pois, trata se da montagem de um ambiente completo.

Estratégia

Com o intuito de alavancar as vendas e agregar valor a empresa, serão adotadas algumas estratégias de negócio.

Investimento em uma ferramenta tecnológica pioneira, criada exclusivamente para o negócio;

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com