TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Instalação Medidor de Gás Conthech

Por:   •  29/1/2016  •  Artigo  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 16

NORMAS REGULAMENTADORAS APLICADAS ÀS INSTALAÇÕES DE GÁS LP

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO

            O Gás LP atualmente faz parte da matriz energética do Brasil e do mundo, sendo cada vez mais utilizada, em instalações residenciais, comerciais e industriais. Com isso muitos trabalhadores estão em contato com um produto que é inflamável e perigoso, com isso requer cuidados para se evitar acidentes e riscos a saúde do trabalhador. O Gás Lp apesar de perigoso, quando instalado  e manipulado de forma adequada e tomado os devidos cuidados é um produto seguro para a utilização.

            O Gás LP é uma mistura de hidrocarbonetos que são compostos apenas pelos elementos químicos Carbono e Hidrogênio, cujos símbolos químicos são o “C” e “H” respectivamente. O Gás LP é um produto que pode ser produzido a partir das frações mais pesadas do petróleo ou das frações mais pesadas do Gás Natural. Na pressão atmosférica e temperatura ambiente é um produto gasoso, inflamável, inodoro e asfixiante em altas concentrações.

Tabela 1: Composição típica de Gás LP

Componentes

% Volume

Etano

0,03

Propeno

30,47

Propano

14,34

Butenos

31,76

Butanos

23,33

Pentanos

0,07

100,00

2  METODOLOGIA

            A produção deste artigo constituiu-se de revisão da Normas Regulamentadoras que são aplicadas na área de instalações de Gás LP. Para tal, foram realizadas consultas em livros, Manuais e artigos científicos. Sendo que as Normas Regulamentadoras foram as mais utilizadas justificando assim, a sua escolha como principal referência deste artigo.  

            Em síntese, através da revisão das Normas Regulamentadoras, foi possível obter as informações mais importantes em relação a aplicação na área de Gás LP o visando minimizar a doenças ocupacionais, da saúde do trabalhador e sobre os aspectos que já foram abordados; enfim, foi possível traçar um resumo das principais normas regulamentadoras aplicas nesta área.

2 DESENVOLVIMENTO

As aplicações das Normas Regulamentadoras bem como seus direitos e obrigações  que devem ser cumpridas pelo governo, empregadores e trabalhadores, são descritas na NR-1 e iremos detalhar as principais Normas Regulamentadoras que são aplicadas às instalações de Gás LP.

 2.1 NR-4 

        Estabelece a obrigatoriedade das empresas organizarem e manterem serviços especializados em segurança e medicina do trabalhador. “SESMET” para o caso de Instalações Hidráulicas, Sanitárias, de Gás, sistemas de prevenção contra incêndio, de Pará-raios, de segurança e alarme conforme anexo Quadro I temos o grau de risco  3. Para o dimensionamento do quadro do SESMET busca-se no quadro II e procura-se na coluna “Grau de Risco 3” e verifica-se na coluna com o número de funcionários.

        Exemplo 1: Em uma empresa com 120 funcionários procurando-se no Quadro II temos a necessidade de 1 técnico de segurança do trabalho.

        Exemplo 2:        Em uma empresa com 1100 funcionários temos a necessidade de:

  • 4 técnicos de segurança do trabalho
  • 1 Engenheiro de segurança do trabalho
  • 1 auxiliar de enfermagem
  • 1 médico do trabalho.

 2.2 NR-6

 Estabelece e define os EPI’S que empresa estão obrigada a fornecer aos empregados para o desenvolvimento de suas atividades. No caso de instalações de Gás LP os seguintes funcionários devem usar os EPI’S para a sua proteção, caso entrem na área da central de gás:

  • Motoristas de caminhões Auto tanques
  • Ajudantes de Auto tanques
  • Operadores de empilhadeiras que fazem o abastecimento tipo “Pit Stop”.
  • Instaladores e técnicos de manutenção da central de gás.
  • Engenheiros de instalações  e Engenheiros de Segurança do Trabalho
  • Técnicos de Segurança do trabalho e demais pessoas que acessem a central de gás eventualmente.

        Equipamentos de Proteção Individual - EPI:

  • Capacete de segurança
  • Óculos de segurança para proteção contra respingos do Gás LP, que poderiam acarretar uma queimadura nos olhos.
  • Calça e Jaqueta de segurança para evitar respingos do produto na pele.
  • Calçados de segurança sem biqueira de aço contra respingos do produto e contra queda de objetos.
  • Luvas para proteção das mãos contra respingos de Gás LP, no caso de gás líquido em contato com a pele poderá ocorrer uma queimadura.
  • Protetor auricular para o caso de centrais localizadas em locais de alto nível sonoro que não atendam a NR-15.
  • Protetor Solar devido a longa exposição ao Sol durante a operação de abastecimento e possíveis manutenções nos tanques.
  • Capa de chuva

2.3 NR 9

 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) causados por agentes químicos, gases ou vapores que em contato podem ser absorvidos pela pele ou ingestão. Para instalações de Gás LP temos o risco ambiental por agente químico absorvido por via respirável ou pela absorção da pele. No caso de inalação aguda podemos ter asfixia, aumento da frequência cardíaca, fadiga, náuseas, vômitos, perda da consciência e alguns casos até a morte. Em contato com a pele e com os olhos pode ocasionar queimaduras em função do resfriamento rápido que o gás sofre no caso de um vazamento súbito.

2.4 NR-10

Norma regulamentadora que trata de garantir a segurança dos trabalhadores que atuam na área de instalações e serviços em eletricidade, e inclui-se projeto, execução, operação, reforma e manutenção. Em Instalações de Gás LP é aplicada em centrais onde possuem equipamentos elétricos tais como: vaporizadores, bombas, compressores, etc.

Figura 1: Exemplo com bomba de transferência com motor elétrico à prova de explosão:

[pic 2]

Figura 2: Exemplo Central de Gás com Vaporizadores elétricos

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (701.2 Kb)   docx (712.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com