TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Utilização, Inspeção e Manutenção Residencial das Graças

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

ANDERSON DALLA CORTE

Manual de utilização, inspeção e manutenção Residencial das graças

Caxias do Sul

2018

Sumário

Sumário

1 Considerações iniciais        3

2 Identificação        4

3 Anamnese        5

4 Manual de utilização, inspeção e manutenção da edificação        6

4.1 Estrutura        7

4.2 Alvenarias        8

5.  Parecer conclusivo.        11

7. REFERÊNCIAS        12

[pic 2]

Manual de utilização, inspeção e manutenção Residencial das graças

1 Considerações iniciais

O presente laudo técnico foi solicitado pelo professor da disciplina de alvenaria estrutural no curso de engenharia civil.

Este trabalho caracteriza-se pelo desenvolvimento de um manual de utilização e inspeção da edificação

Neste contexto, denominam-se manual de utilização, a manutenção de edifícios deve ser atendida logo na fase de projeto, tendo em conta o período de vida útil pré-estabelecido para o edifício e o desempenho dos vários elementos da construção em fase de serviço. Todos os edifícios possuem um período de vida útil durante o qual deverão responder positivamente às exigências funcionais, para as quais foram projetados e construídos, estando o seu desempenho intimamente relacionado com a satisfação dos seus utilizadores.

Manual de Uso, Operação e Manutenção é considerado um dos documentos de maior importância fornecidos ao proprietário do empreendimento. O mesmo contém informações e diretrizes a respeito da utilização e manutenção do seu patrimônio, bem como a correta forma de manter a sua conservação durante o período de vida útil do imóvel (ANTONIAZZI, 2013). É nesse documento, norteado pela NBR 14037 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011), que se encontram estabelecidos os requisitos mínimos para elaboração e apresentação dos conteúdos a serem incluídos no manual elaborado pelo construtor ou incorporador, conforme legislação vigente.

Manutenção é definida como o “conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes de atender às necessidades e segurança dos usuários” (NBR 15575-1, 2013).

A manutenção predial abrange questões muito além de manter a edificação em bom estado, como questões legais, sociais, econômicas e ambientais sendo algumas variáveis que estão envolvidas no processo de manutenção. Ao mesmo tempo em que o procedimento de manutenção predial contribui para a garantia da vida útil de um imóvel, o mesmo é importante para a preservação das fontes de recursos naturais, à media que esse processo evita a necessidade de construção de um novo empreendimento (FERREIRA, 2010)

2 Identificação

Trata-se de uma edificação de uso residencial composta por 2 unidade de 1 pavimento com 100,00 m² localizada na rua: Dionysio Adami, bairro Nossa Senhora das Graças em Caxias do sul Rio grande do Sul.

        A edificação possui um pavimento em concreto armado (piso do térreo, sendo: fundações rasas, arranque de pilares, vigas de baldrame e lajes de piso do térreo e cobertura). Sobre as vigas são inseridos os blocos estruturais cerâmicos que servirão de apoio como base para a modelagem arquitetônica e de apoio para as lajes.

O terreno urbano é constituído pelo lote administrativo n.°15 da quadra n.°6.373, bairro Nossa Sra. Das Graças, Caxias do sul – RS. Conforme as figuras1 e 2.

[pic 3][pic 4][pic 5]

3 Anamnese

        De acordo com a coleta de dados junto a incorporadora da edificação, se tem as seguintes informações:

Endereço: R. Dionysio Adami, Nossa Senhora das Graças, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Número de unidades: 2

Empresa incorporadora: Almo Incorporadora

Data de construção: 2016

Data de ocupação: 2017

4 Manual de utilização, inspeção e manutenção da edificação

        Em atendimento ao capitulo 25 do NBR 6118:2017, este documento é parte integrante do projeto estrutural, que define parâmetros de utilização da edificação, inspeção e manutenção do edifício.

        O projeto estrutural foi concebido considerando a edificação implantada, com a classe de agressividade ambiental II moderada e o fck de 25Mpa.

A edificação possui um pavimento em concreto armado (piso do térreo, sendo: fundações rasas, arranque de pilares, vigas de baldrame e lajes de piso do térreo e cobertura). Sobre as vigas são inseridos os blocos estruturais cerâmicos que servirão de apoio como base para a modelagem arquitetônica e de apoio para as lajes

O Manual de Operação, Uso e Manutenção é um dos mais importantes documentos fornecidos ao proprietário de um imóvel. É nele que estão descritas as inter-relações dos incorporadores e condomínios, e as regras para se ter direito a garantias. O mesmo contém informações que se referem à utilização e a manutenção da edificação, bem como à forma correta de manter as suas conservações (ANTONIAZZI, 2012).

A elaboração do manual é de obrigação do responsável pela produção da edificação e pela entrega formal do mesmo ao primeiro proprietário da edificação. O documento deve ser entendido como um serviço técnico e executado por profissionais qualificados para tal. A elaboração do Manual de Operação, Uso e Manutenção da edificação demanda uma ampla coleta de dados que se inicia ainda na fase de planejamento do empreendimento, somente se encerrando ao final da execução do mesmo (ANTONIAZZI, 2012).

4.1 Estrutura

4.1.1 Especificações Técnicas

        A estrutura da edificação é do tipo Alvenaria Estrutural; sistema construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente dispensando o uso de pilares e vigas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (492.3 Kb)   docx (341.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com