TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marx

Tese: Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  7.285 Palavras (30 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 30

Vai, coração que não vibra / Com teu juro exorbitante

Transformar mais outra libra / Em dívida flutuante

A intriga nasce num café pequeno / Que se toma pra ver quem vai pagar

Para não sentir mais o teu veneno /Foi que eu já resolvi me envenenar?.

O tema central da obra de Augusto Comte é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da humanidade em três fases. Descreva essas fases e suas características principais.

A Lei dos Três Estados é dividida em: 1-Teológico (Animismo; Politeísmo; Moneísmo), 2-Metafísico e 3-Positivo. Suas características principais são: 1-As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus; 2- os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas; 3-A humanidade busca respostas cientificas a todas as coisas, conhecimento absoluto.

Teológica; os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcedentais.

metafísica: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.

positiva:o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentamente demonstradas.

• Teológico ou fictício : os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais e/ ou transcendentais .O estado Teológico pode ser dividido em 3 três fases progressivas: Animismo, Politeísmo e Monoteísmo.

• Metafísico: Os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.

• Positivo: O espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demostradas. As causas absolutas(os porquês) e os fins ( finalidades últimas) por serem inacessíveis ao exame cientifico, são substituídas pelo estudo e descobertas das Leis Naturais que explicam como os fenômenos ocorrem. No estagio positivo procura – se descobrir as leis segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.

Questão de múltipla escolha:

Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam em estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza" (Weffort: 1991:84) Segundo Locke, os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário.

É correto afirmar que para Lock o Contrato Social era:

A) Um pacto de consentimento.(liberdade e igualdade)

B) Um pacto de submissão.

C) Um pacto de obediência.

D) Um pacto de sangue.

E) Um pacto pela vida.

Aula6

Questão discursiva:

Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador

São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia.? (O Estado de São Paulo , 24/02/2013)

A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de Èmile Durkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade?

Dês do nascimento do indivíduo ele é moldado pela sociedade por isso que é preocupante as atitudes dos jovens

Questão de múltipla escolha:

Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:

A) Legais ou espontâneas.

B) Legais ou ilegais.

C) Espontâneas ou ensaiadas.

D) Legais ou especiais.

E) Espontâneas ou individuais.

Aula7

Questão discursiva:

Leia atentamente o caso concreto abaixo.

Um vídeo que mostra um rebelde a cortar, arrancar, e possivelmente a dar uma dentada, no coração de um soldado já morto, está a chocar a Síria e o mundo. Diferentes grupos de direitos humanos defendem que a guerra na Síria tomou contornos de puro ódio e vingança.

A sequência de imagens disponível no "youtube" mostra um homem a dilacerar a carne do cadáver de um soldado, removendo o coração e, embora não seja de forma clara, aparenta chegar mesmo a dar uma dentada.

O sírio vai mais longe e desafia o opositor diretamente, no vídeo que foi publicado no passado domingo: "Aos soldados de Bashar o cão, comeremos os vossos corações e os vossos fígados."

O presidente Bashar al-Assad garante que o crime de guerra não passará impune e que o responsável será devidamente julgado.

Entretanto, a Organização internacional de direitos humanos (Human Rights Watch - HRW) identificou o protagonista da gravação. Abu Sakkar, líder da brigada Independent Omar al-Farouq, que funciona sob a alçada do principal grupo de rebeldes sírios, comanda uma força de 20 mil combatentes.

A HRW remete também que o caso não é totalmente inédito. O líder rebelde protagoniza outros vídeos em que profana os mortos da força opositora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com