TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Para Iniciantes

Por:   •  17/3/2021  •  Artigo  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Ciências

Capítulo 2

  Primeiro vimos sobre usinas hidrelétricas, a fonte da energia mais utilizada no brasil para obtenção de energia elétrica é a hidráulica, na qual o movimento da água de rios represados é utilizado para obter energia elétrica. As usinas hidrelétricas, em geral, são construídas em um trecho de rio e apresentam uma barragem de água que possibilita represar a água e ter o desnível necessário para o funcionamento da usina.

  Depois vimos sobre as usinas solares, uma usina solar fotovoltaica é formada por células fotovoltaicas constituídas de materiais que, ao serem atingidos pelos raios solares, transformam a energia solar em energia elétrica. Após a conversão da energia ela pode ser armazenada, permitindo que haja energia durante a noite ou em dias não ensolarados. Os sistemas fotovoltaicos são uma alternativa para o fornecimento de energia em regiões que não são atendidas pelas usinas já existentes. No entanto, uma usina desse tipo exige grandes áreas para implantação das placas fotovoltaicas, além de depender da localização geográficas da região, tendo em vista que precisa ter grande incidência de raios solares. Outro aspecto que pode ser destacado é o alto custo do material utilizado para confeccionar as placas fotovoltaicas, da instalação desses equipamentos, e a baixa eficiência dos combustíveis fósseis.

  Também aprendemos sobre as usinas eólicas, o recurso natural usado nas usinas de energia eólica é o vento, obrigado pelo deslocamento de massas de ar devido a diferenças de temperaturas e de pressão do ar entre regiões distintas. O vento move as pás rotatórias de um equipamento denominado aerogerador. O movimento dessas pás aciona o gerador interno desse equipamento, que transforma a energia cinética em energia elétrica. Geralmente, os aerogeradores ficam dispostos em um local conhecido como parque eólico.

  Vimos que em território brasileiro, a energia elétrica é distribuída pelo SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL, que se encarrega de distribuir cerca de 98% da energia elétrica. O acesso limitado a energia elétrica traz uma série de dificuldades para a população, já que esse recurso desempenha um papel importante na iluminação, nos meios de produção industrial, na educação, na saúde, entre outros. Vamos abordar o impacto desse acesso limitado a educação. Muitas pessoas em todo o mundo desempenham atividades que necessitam da energia elétrica para ter iluminação ao final do dia, como os estudos noturnos. No entanto, para quase 1 bilhão de pessoas essa atividade ocorre em um ambiente com pouca luminosidade, devido à falta de energia elétrica.

  E por ultimo , vimos sobre alternativas para obtenção e distribuição de energia elétrica. Em todas as etapas do processo de obtenção e distribuição de energia elétrica, uma quantia de energia acaba sendo perdida. Quanto maior a distância entre a usina e o consumidor maior é a quantidade de energia elétrica que acaba sendo transformada em energia térmica nas linhas de transmissão e se dissipa do sistema .

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com