TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materia de engenharia para treinar ALGA

Por:   •  10/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA  

Implantação 20181

GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

COMPETÊNCIAS RELACIONADAS

- Utilizar e conceito e operações de vetores em problemas aplicados em Ciências Exatas.

II, IX e X

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico.

As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.

APS 1 : Vetores Sustentáveis - Pensando dentro da caixa

Dinâmica: Cada grupo de alunos deve montar um cubo com material reciclado e/ou artesanal e representar alguns vetores no espaço, assim como algumas operações vetoriais determinadas, tais como: projeção ortogonal, produto vetorial, etc.

Os alunos deverão trabalhar em 2 etapas:

  1. Construção do cubo: A turma é dividida em equipes de no máximo 5 pessoas e todos recebem um prazo para a elaboração de um cubo com os seguintes requisitos:
  • Dimensões sugeridas do cubo:  50cm para cada uma das três dimensões;
  • Trabalhar com o eixo principal no centro do cubo;
  • Pode-se utilizar uma cota de 1 unidade para cada 10 cm fazendo com que o cubo possa ir de -5 a +5 em todas as 3 dimensões do espaço;
  • Representar os eixos no cubo com cores distintas para facilitar a identificação.

  1. Execução das operações: O docente deverá passar uma lista de operações vetoriais para cada grupo, de forma que os alunos possam representar os vetores e o resultado das operações. Como restrição, os resultados das operações não podem passar de módulos maiores do que 5.

Relatório: Ao final da atividade os alunos deverão depositar no blackboard um relatório com o resultado final do projeto. Este relatório deve conter a resolução das operações solicitadas pelo professor de duas formas:

  • Resolvidas de forma analítica, em texto;
  • Imagens da resolução geométrica com fotos dos resultados no cubo.
  • Breve resumo do que achou da prática para seu aprendizado e as dificuldades encontradas.

Recomendações importantes:

  • O trabalho deverá ser feito preferencialmente com material descartável e que não ponha em risco a saúde dos alunos;
  • É recomendado que o professor trabalhe com operações vetoriais, mas a prática poderá ser estendida para outros conteúdos que o docente julgar adequado;
  • É importante que os grupos de alunos trabalhem com operações vetoriais distintas;
  • O modelo do relatório poderá ser definido pelo docente, acrescentando outros aspectos que achar importante. De toda forma, é recomendando que contemple no mínimo o que foi descrito no item Relatório.

APS 2 : Resolução e análise de Sistemas Lineares

Os estudantes, divididos em equipes, devem responder os itens a seguir.

1. A equipe deve estruturar um sistema de equações lineares que resolva o problema.

2. Utilizando operações-linha, escalone a matriz ampliada associada ao sistema linear e, analisando a matriz após o escalonamento, classifique o sistema quanto ao número de soluções.

3. Reescreva o sistema linear a partir da matriz escalonada e encontre a(s) solução(ões), se possível.

4. Utilizando algum software (deve ser escolhido pela equipe), resolva o sistema linear extraia “prints” das telas do programa, comprovando as soluções encontradas no item anterior.

AVALIAÇÃO

A avaliação das APS será baseada em um padrão de correção conhecido como rubrica, que confere transparência às expectativas em relação à performance do estudante. São esses padrões que o professor utilizará ao corrigir sua APS (peso 1) que, é um dos instrumentos avaliativos que compõem a N1.

RUBRICA DE AVALIAÇÃO

1) APS: Vetores Sustentáveis - pensando dentro da caixa

Critérios avaliados

0 - 3

4-5

6-7

8-9

10

  1.      Construção do cubo e  Solução geométrica (visual)

Não conseguiu realizar a construção do cubo por completo.

Realizou a construção do cubo por completo, mas apresentando problemas em suas coordenadas impedindo que as operações fossem realizadas.

Realizou a construção do cubo por completo, mas apresentou precisão menor que 70% das operações e representações vetoriais designadas.

Realizou a construção do cubo por completo, mas apresentou precisão maior ou igual à 70% e menor que 90% das operações e representações vetoriais designadas.

Realizou a construção do cubo por completo, com precisão de mais de 90% da operações e representações vetoriais designadas.

2.    Solução analítica

Não apresentou as soluções analíticas de forma clara e/ou apresentou menos de 30% delas de forma correta.

Apresentou precisão maior ou igual a 30% e menor que 50% da solução analíticas das operações e representações vetoriais designadas.

Apresentou precisão maior ou igual a 50% e menor que 70% da solução analíticas das operações e representações vetoriais designadas.

Apresentou precisão maior ou igual a 70% e menor que 90% da solução analíticas das operações e representações vetoriais designadas.

Apresentou precisão maior que 90% da solução analíticas das operações e representações vetoriais designadas.

3. Comunicação Escrita: Estrutura

Texto muito vago, incoerente, apresentando falta de sentido e articulação entre as partes, de modo que a compreensão fica bastante prejudicada.

Texto incoerente, apresentando falta de sentido e articulação entre as partes, em vários momentos do texto, de modo que a compreensão fica prejudicada.

A organização do texto nem sempre é coerente, apresentando falta de sentido e articulação entre as partes em alguns momentos, mas a comunicação se estabelece.

Texto organizado de forma coerente e bem estruturado. Apenas algumas partes apresentam falta de sentido e articulação.

Texto organizado de forma coerente e bem estruturado. Apresenta sentido e articulação em sua integralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com