TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS ECONÓMICOS E DE COMERCIALIZAÇÃO, INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS NA CASA DE MÚSICA

Projeto de pesquisa: APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS ECONÓMICOS E DE COMERCIALIZAÇÃO, INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS E MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS NA CASA DE MÚSICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – LOGÍSTICA

APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS ECONÔMICOS E MERCADOLÓGICOS, FERRAMENTAS MATEMÁTICAS E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS NA CASA DA MÚSICA

TATIANA LINHARES SEVCIUC

RA 1210026

Itatiba – São Paulo

2012

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA – LOGÍSTICA

APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS ECONÔMICOS E MERCADOLÓGICOS, FERRAMENTAS MATEMÁTICAS E RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS NA CASA DA MÚSICA

Trabalho do Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), apresentado como exigência para conclusão do 2º Bimestre do Curso Superior de Tecnologia em Logística, da Universidade Paulista – UNIP, campus Itatiba, sob a orientação do prof. Jean Carlos Cavalero.

Itatiba – São Paulo

2012

AGRADECIMENTOS

Expresso os mais sinceros agradecimentos a toda a equipe da loja Casa da Música, pela colaboração e oportunidade de realização deste trabalho de pesquisa, especialmente ao professor e músico Tiago Henrique Sorensen, e aos sócios-proprietários da loja.

RESUMO

O presente trabalho engloba as disciplinas de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, estudadas ao longo do segundo bimestre do Curso Superior de Gestão de Logística. Como objeto de estudo e pesquisa, foi escolhida a empresa Casa da Música, loja de instrumentos musicais e acessórios e também escola de música, oferecendo aulas dediversos instrumentos musicais.

Na disciplina Economia e Mercado, foi pesquisado o mercado nacional de instrumentos musicais e foi feita a contextualização da empresa no mercado musical, observando aspectos macro e microeconômicos.

Os custos da empresa, os lucros, a maneira de condução dos negócios quanto a juros, descontos e taxas foram observados de acordo com a disciplina de Matemática Aplicada.

Em Recursos Materiais e Patrimoniais, foram pesquisados e evidenciados todos os recursos utilizados pela empresa, tanto materiais, quanto humanos e tecnológicos. Também foi estudado o problema da administração de materiais e administração de compras, expondo o sistema de trabalho da empresa no que se refere à aquisição, armazenagem e giro de materiais, entre outros.

Por fim, apresentou-se a conclusão do estudo.

PALAVRAS – CHAVE: Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Recursos Materiais e Patrimoniais

SUMÁRIO

Conteúdo

INTRODUÇÃO 7

CAPÍTULO I 8

Breve história dos instrumentos musicais 8

I.I – Organologia 8

CAPÍTULO II 8

O MERCADO NACIONAL DE INSTRUMENTOS MUSICAIS 8

II.I – O mercado local de instrumentos musicais 9

II.II – Caracterização do consumidor 10

II.III – O ensino livre de música 10

CAPÍTULO II 11

FERRAMENTAS MATEMÁTICAS APLICADAS À EMPRESA 11

II.I – Política de Juros e Descontos 12

CAPÍTULO III 12

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 12

III.I – Os Recursos Patrimoniais 12

III.II – Os Recursos Materiais 13

III.III – Os Recursos Tecnológicos 13

III.IV – Os Recursos Financeiros14

III.V – Os Recursos Humanos 14

CAPÍTULO IV 14

A GESTÃO DE COMPRAS NA CASA DA MÚSICA 14

IV. I – O Estoque 15

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar aqui apresentado consiste num estudo interdisciplinar, tendo como objeto de estudo a loja de instrumentos musicais Casa da Música, em Itatiba, São Paulo.

Para a realização do estudo, quanto aos procedimentos técnicos, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, observando e detalhando profundamente o objeto de estudo, e também a metodologia participante, já que envolveu interação direta com os proprietários e funcionários da empresa. Quanto à natureza, a pesquisa caracteriza-se como Aplicada, já que objetiva gerar conhecimentos concretos e utilizáveis pela organização após sua realização, visando solucionar problemas específicos.

Através do presente estudo, espera-se condensar as informações relevantes sobre a empresa e apontar possíveis falhas, sugerindo melhorias e propondo métodos para implantá-las.

CAPÍTULO I

Breve história dos instrumentos musicais

Desde a Antiguidade, o homem procura reproduzir os sons da natureza, e vem trabalhando com sua criatividade interminável para isso. É controversa a teoria de qual teria sido o primeiro instrumento musical, contudo muitos arqueólogos afirmam que foi a flauta, devido aos achados de pinturas rupestres de apitos e flautas em cavernas, as mais antigas datando de 60.000 a.C.

A partir do século XVI apareceram os primeiros fabricantes de violinos, oboés,trombones e flautas. Mas foi após a Revolução Industrial que os instrumentos passaram a ser produzidos em grande escala, devido à mecanização e menor custo dos processos.

Na atualidade, os instrumentos musicais mais populares são o violão, a guitarra, o piano, a bateria, o contrabaixo, o violino, os teclados, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com