TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de construção mecânica

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

carla andreia alves de aguiar

relatório de estágio curricular obrigatório III

trabalhando o direito dos idosos

[pic 3]

Goiânia

2012

CARLA ANDREIA ALVES DE AGUIAR

RELATÓRIO de estágio curricular obrigatório III

TRABALHANDO O DIREITO DOS IDOSOS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Nome da Disciplina].

Prof.

Goiânia

2012

1- Introdução

O presente relatório objetiva registrar e analisar a participação e desenvolvimento nos estágios I, II, III referente ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

        Os estágios I,II e III foram realizados na CIGO – Casa do Interior de Goiás que é uma das unidades da OVG- Organização das Voluntárias de Goiás que fica na região oeste de Goiânia. A CIGO tem como objetivo ser um referencia da política de assistência social e desenvolve serviços com equipe multiprofissional que atende um determinado público de uma região, ou cidade.

        A Casa do Interior de Goiás acima mencionado, presta atendimento  às pessoas procedentes do interior de Goiás, que se encontra em situação de vulnerabilidade social e necessitam de atendimento na área de saúde, encaminhadas pelas prefeituras municipais ou entidades filantrópicas, e vêm para Goiânia para tratamento de média e alta complexidade. Atende a todas as faixas etárias, a partir de 03 (três) anos, sendo a maioria adulta e idosa. O perfil socioeconômico é caracterizado por pessoas de baixa escolaridade e oriundas de família de baixa renda. São atendidas em média 300 (trezentas) pessoas/mês sendo a maioria para tratamento oncológico, os quais permanecem na casa um a dois meses ou mais.                                                        O Plano de Ação desenvolvido no estágio III teve como objetivo trabalhar os direitos e deveres do idoso.

Considerando o valor do Estatuto do Idoso, nem todos os idosos admitidos na CIGO possuem o conhecimento dos seus direitos, a  intervenção foi realizada para que  pudéssemos  trabalhar essa proposta de que as pessoas idosas   possam estar conhecendo a importância de seus direitos e deveres mostrados em palestras, amostra de vídeos em uma manhã de cinema TAPETE VERMELHO, com visão da experiência  de estágio percebi que a maioria dos idosos que são admitidos possuem baixa renda e não são alfabetizados.

                No Brasil a visão dos direitos do idoso passou a ser direito desde então na Constituição federal de 1988 que prevê um trabalho de suma importância não só para o idoso mais também para a família e a sociedade .

A atenção ao idoso tem legislação própria, o Estatuto do Idoso – Lei 10.741 de 2003, e as demais políticas públicas priorizam esta categoria como forma de assegurar seus direitos.

Na Casa do Interior de Goiás a proposta foi alcançada sendo realizado um trabalho com idosos na condição de esclarecimento e orientações recebendo informações sobre seus direitos e foi observado quão grande é o interesse  da família em passar por essas  orientações, afim de aprender a viver e conviver com o idoso que sempre está  necessitando de cuidados e para que venha também a adotar uma prática de vida mais saudável para  enfrentar a situação de forma mais responsável, Pois, se a família e a sociedade  não adotam uma postura de ajuda fica muito mais difícil para os idosos adotarem praticas saudáveis que possibilite maior sobrevida.

Os problemas e desafios na CIGO são diversos, mas estamos inseridos no Serviço Social com este foco no enfrentamento dos problemas advindos da falta de conhecimentos aos direitos dos idosos.

Para realização deste plano contamos com apoio e o envolvimento das assistentes sociais , psicóloga, secretárias do apoio ao Serviço Social, cozinheiras e  funcionários do serviço de limpeza.

2- Desenvolvimento

O Plano previu uma metodologia tendo como proposta o envolvimento dos idosos e familiares em atividades mensais, é claro que o serviço social da CIGO faz um acompanhamento mais sistematizado, mas nossa proposta enquanto estagiários foi de discutir e abordar os direitos dos idosos  tendo como  diretrizes o ESTATUTO DO IDOSO. dentro das palestras  acompanhados pelo serviço social.  

Realizamos dois encontros. O primeiro com os idosos e demais que quiseram participar de uma manhã de cinema onde assistiram ao filme TAPETE VERMELHO, numa forma de proporcionar descontração aos acamados e acompanhantes.

O segundo momento foi com uma palestra feita com uma assistente social onde falava dos direitos dos idosos e o compromisso da família juntamente com toda sociedade.

O trabalho realizado com os idosos teve um resultado  satisfatório, pois, todos participantes  que compareceram no dia do filme  e da palestra discutiram conosco a problemática as saúde, transporte previdência social, alimentação e  com certeza levaram dentro de si um pouco do saber dos seus direitos.  A partir daí fizemos um fechamento com uma ficha de avaliação onde se avaliava a organização geral dos eventos filme e palestra, ( em anexo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com