TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matlab

Seminário: Matlab. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O Matlab possui uma ferramenta que permite construir interfaces gráficas de interação com o utilizador. O utilitário GUI são interfaces amigáveis para o utilizador e durante o projeto prático. Para construir uma interface gráfica convém ter uma idéia muito bem definida do que se pretende.

Eis alguns exemplos:

Criando uma Gui

Neste primeiro momento, cabe apresentar o espaço do Matlab destinado à construção de uma interface gráfica, ou seja, uma Gui. É acessado do menu new gui.

Dê um clic em OK para abrir um utilizador em branco para a criação da gui, ou digite “guide” na janela de comando do matlab.

Com o utilizador você poderá fazer um desenho de seu programa utilizando as ferramentas a direita da janela do utilizador.

A barra para construção dá ao usuário o material necessário para construir a cara da interface gráfica.

Ferramentas do programa

Logo abaixo estão algumas ferramentas que serão utilizadas nas interfaces gráficas ;

Edit text

O edit text é utilizado para a entrada de dados na gui, onde o mesmo pode ser armazenado em uma variável.

Pop-up-menu List box

O Pop-up-menu e a List box servem para listar dados amostrais, embora sejam diferentes as séries de comandos para utilizá-los é bem semelhante. Sendo a lista a coluna de uma matriz criada pelo usuário.

Push button

O Push button é uma botão onde sua ação será determinada de acordo com a necessidade do usuário, onde ao clicá-lo produz a ação do programa.

Toggle button

O Toggle button é um botão que pode realizar duas funções, uma quando está ativado e outra quando está desativado. Ele possui o seu valor igual a 1 quando ligado e 0 quando desligado.

Ex: if x==1

grid on

else x==0

grid off

Radio buttons end

O radio button é utilizado como um marcador, onde seu valor também varia de zero a um. Quando selecionado seu valor é igual a 1, e quando não está selecionado seu valor é 0, funciona de maneira semelhante ao Toggle button.

Slider

O Slider funciona como um controlador, onde seus valores podem variar de acordo com a necessidade do programador. O programador pode escolher o intervalo que ele pode variar, veremos isso mais adiante em Property inspector, onde é ai que pode ser mudada todas as suas propriedades.

Text

O Text serve para apresentar dados e textos produzidos pelo usuário, também é possível inserir em uma variável o que está escrito nele.

Propriedades(Property Inspector)

Todos os elementos Gui possuem tais propiedades como tamanho, cor, posição, Tag(nome), style(tipo de elemento), fonte, tamanho da fonte, string(nome de exibição), Callback(função do botão), entre outros. Os quais estes são os principais.

Callback  O callback é o que chamamos de função de um botão, o qual executa uma ação ao ser selecionado. Podemos direcionar a ação de um botão alterando o seu callback de sua propriedade.

Enable  É como um (liga/ desliga), para as ferramentas.

Style  É o estilo da ferramenta, fala se é um push button, edit text, pop-up-menu, slider, etc....

String  É o texto apresentado na interface da ferramenta.

Tag  É exatamente o nome da ferramenta, e como iremos nos referir a ela ao programá-la.

Max  O valor máximo que a ferramenta pode ter, muito útil para programar slider.

Min  O valor mínimo que a ferramenta pode ter,também muito útil para programar slider.

Position  É a posição onde a ferramenta está [Xmin, Ymin, Xmax,Ymax].

Construção de uma Gui

Após montar o programa utilizando os recursos computacionais citados acima, podemos ativar a interface, basta apertar Ctrl+T, ou aperte um botão verde em formato de play na parte superior da janela. Quando a janela de um interface gráfico é ativada, o Matlab cria automaticamente uma função (M-file) com o código necessário para gerar a Estrutura de dados de todos os componentes e respectivas propriedades que constituem a interface, através de uma sequência de instruções que aparecem no início da função e não devem ser alteradas.

Comando get e set  O comando “get” serve para a entrada de

dados, seja ele um número ou um nome.

O comando “set” tem a finalidade de apenas exibir dados obtidos ou gerados no programa em qualquer elemento gui programado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com