TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição de Vazão, Turbidez e Percentual de Cobertura do Solo

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Brasília[pic 1]

Faculdade de Tecnologia

Departamento de Engenharia Florestal

Manejo de Bacias Hidrográficas

Medição de Vazão, Turbidez e Percentual de Cobertura do Solo

Alunos:

Juan Enrique de Araújo Batista 12/0123002

Lauana Vieira dos Santos  12/0124564

Brasília, 30 de Outubro de 2017

OBJETIVO

O objetivo da saída de campo foi a medição de vazão, medição da turbidez e cálculo do percentual de cobertura do solo num córrego na Bacia Hidrográfica do Pipiripau. A saida ainda possibilitou uma aprendizagem prática acerca dos métodos e aparelhos utilizados para obtenção de dados.

MATERIAL E MÉTODOS

        

        O Córrego utilizado para o estudo estava em baixa vazão na época por conta do período de seca, porém sabe-se que na época de chuva apresenta alta turbidez. A região do córrego que ocorreu a coleta de dados  foi próxima a uma ponte.

        Para essa prática foram medidas a largura do córrego, foi colocada uma estaca em cada uma das extremidades. O córrego foi divido em 3 parcelas, colocando assim, mais duas estacas no meio, equidistantes.

        Em cada estaca foram medidas as alturas que a água atingia. Depois foram colocadas mais 3 estacas, uma entre as estacas 0 e 1, chamada de vertical "a", outra entre as estacas 1 e 2, chamada de vertical "b", outra entre as estacas 2 e 3, chamada de vertical "c”.

        Nas verticais "a", "b" e "c" foi medida a velocidade da água com o molinete. O molinete é um aparelho que é equipado tém uma hélice na extremidade inferior  e um controle de rotações da hélice. A hélice deve estar a 1/3 do solo em relação à altura medida , foi acionada a hélice durante 30 segundos e anotado quantas rotações ocorreram. Esse procedimento foi executado duas vezes em cada estaca e tirada uma média dos valores.

        Com essas médias foi calculado o N da equação da velocidade. A equação da velocidade é:

[pic 2]

        

E a equação para o N é:

[pic 3]

        Assim, foi calculado o N de cada vertical, onde "n" é a média das duas rotações anotadas que foram contabilizadas pelo molinete. Após calcular a velocidade, foi calculado a vazão da seção. A equação da vazão é:

[pic 4]

        Onde Ai é a área de cada seção, e assim, foi calculada a vazão total que é a soma das vazões. Também foi calculado o perímetro molhado da seção (P), o raio hidráulico (R) de fórmula:

[pic 5]

        Em que A é soma das áreas das seções. E foi calculada a vazão de cada seção e a vazão total que é a soma de todas. A fórmula da vazão de cada seção é:

[pic 6]

        Depois foi coletada uma amostra da água do córrego em um frasco limpo e transparente e foi medida a turbidez da água, com um Turbidímetro portátil. Esse frasco é encaixado em um compartimento do Turbidímetro e ele dá o valor da turbidez em NTU, e a turbidez do córrego foi comparada com a turbidez de uma água com distúrbio no fundo do leito.

        Após a medição da turbidez foi feita a medição do Percentual de Cobertura do Solo. Para essa medição foi utilizada uma fita graduada, que foi colocada sob a serrapilheira, e foram contados os resíduos que ficavam abaixo de cada marcação da fita. O resultado é multiplicado por 4 para dar o resultado final em porcentagem. Esse procedimento foi feito 3 vezes, em 3 áreas diferentes.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

        A largura medida do córrego foi 3 metros. Na medição da velocidade foram anotadas as alturas (h) em cada estaca e verticais em que a água atinge, sendo a h1: 0,08m; h2: 0,24m; h3: 0,27m; h4:0,0; ha: 0,21m; hb: 0,21m; hc: 0,23m.

        Para a medição das rotações da hélice do molinete, a 1/3 de "h" em 30 segundos, foi feita duas vezes em cada vertical e foi calculada a média (n):

  • vertical "a": 67 e 60, n = 63,5
  • vertical "b": 75 e 77, n = 76
  • vertical "c": 74 e 83, n = 78,5

O "N" resultou em:

  • vertical "a": N = 2,11
  • vertical "b": N = 2,53
  • vertical "c": N = 2,61

A velocidade em cada seção foi de:

  • vertical "a": vi = 0,2395 m/s
  • vertical "b": vi = 0,2836 m/s
  • vertical "c": vi = 0,2920 m/s

A velocidade média calculada foi: Vm = 0,2717 m/s. E a área em cada seção foi de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com