TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de transporte

Projeto de pesquisa: Meios de transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os meios de transporte são responsáveis pela deslocação de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local. Os transportes são causa e consequência do desenvolvimento_regional.

Existem quatro modalidades de transporte: terrestre, aquático, aéreo e invisível.

Neste trabalho pretendemos apresentar com algum detalhe os transportes aéreos: a sua evolução, as características e asvantagens e desvantagens.

Os transportes aéreos

O transporte aéreo é considerado o meio de transporte mais rápido e sofisticado do mundo. É extremamente importante para quem deseja realizar viagens num curto espaço de tempo, pois o avião atinge velocidades elevadíssimas se comparado a outros meios de transporte.

Além dos aviões, o transporte aéreo também pode ser feito em helicópteros ou balões.

Evolução dos transportes aéreos

Devido à rapidez, comodidade, segurança, liberdade de movimentos e possibilidade de chegar a locais onde outros meios de transporte não chegam, característicos dos transportes aéreos, estes têm sofrido nas últimas décadas uma grande expansão, sendo aquele que apresenta o mais elevado grau de modernização e de desenvolvimento tecnológico.

Se após a Segunda Guerra Mundial, período em que os transportes aéreos alcançaram maior notabilidade, os aviões passaram a ser um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias, no contexto mundial, em viagens de longas distâncias, atualmente recorre-se ao meio de transporte aéreo para deslocações de curta distância, mesmo no espaço intranacional por ser mais acessível em termos de distância-tempo.

Rede nacional

Ao contrário do que se pensa noutros países, a TAP Portugal (Transportes Aéreos Portugueses), não foi a primeira companhia aérea a ser fundada em Portugal, e sim a SATA, em 21 de Agosto de 1941.

A sociedade começou com o nome de "Sociedade Açoriana de Estudos Aéreos", e oseu primeiro voo foi entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria com um Beechcraft com capacidade para sete passageiros, em 15 de Junho de 1947.

A TAP foi fundada em 14 de Março de 1945, quatro anos depois da primeira companhia aérea portuguesa, e, logo depois começou a operar a primeira rota comercial entre Lisboa e Madrid, com dois DC-3, que compunham sua frota.

A TAP nos dias de hoje é controlada a 100% pelo Estado Português. É uma referência nas companhias aéreas tendo já sido considerada durante vários anos a melhor companhia aérea regional da Europa.

O seu aeroporto base é o de Lisboa, que é o principal portão de entrada para a Europa nos cruzamentos de África, América do Sul e América do Norte.

A rede de rotas da TAP compreende 80 destinos, em 36 países, através de quase 2.000 voos semanais, com uma frota de 55 aviões Airbus e outros 16 aviões em serviço da outra empresa que a TAP tem que é a Portugália.

Portugal continental tem aeroportos em Lisboa, Faro e Porto. Da rede de aeroportos nacional fazem também parte os que existem nas ilhas da Madeira e Porto Santo e nas ilhas dos Açores.

Vantagens e desvantagens do transporte aéreo

Vantagens:

1. Ideal para o envio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com