TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria Virtual

Artigo: Memoria Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIA VIRTUAL

Introdução:

Há muitos anos, as pessoas já se defrontavam com o problema de programas que eram maiores que a quantidade de memória disponível. A solução usualmente adotada era a de dividir o programa em módulos denominados overlays (o programa de execução sobrescreve seu próprio código com outro código quando necessário). O overlay 0 deveria começar rodando. Quando ele terminasse, outro overlay deveria ser chamado. Alguns sistemas com overlays eram altamente complexos, permitindo que vários módulos estivessem na memória ao mesmo tempo. Os demais eram mantidos em disco, trazidos à memória e devolvidos ao disco, quando necessário pelo sistema operacional.

Apesar do trabalho de trazer e levar overlays ser feito pelo S.O., a divisão do programa em módulos era feita pelo programador (dividia programas em módulos menores, o que consumia tempo e era um trabalho extremamente enfadonho).

Apesar dos grandes avanços em se criar memórias cada vez maiores em áreas menores, a memória do computador ainda funciona como um armário pequeno, de modo que sempre precisamos de mais. Um método econômico para se estender o tamanho aparente da memória principal é aumentá-lo com espaço em disco, o que é um aspecto de memória virtual (método implementado pela primeira vez, no computador ATLAS, desenvolvido pela Manchester University, em 1959). A idéia básica dessa memória era a de que o tamanho total do código, dos dados e da pilha poderia exceder o da memória real disponível para armazenar o programa.

O usuário tem a impressão de trabalhar com uma memória única, do tamanho da memória secundária, mas com tempo de acesso próximo do tempo da memória principal. Com ela se pode:

• executar mais programas "simultaneamente";

• executar programas maiores que a memória física existente.

Conceito mais genérico:

É uma técnica provida por sistemas operacionais para fazer parecer que a máquina possui mais memória do que realmente possui. É um sistema centralizado que grava o conteúdo de memória para um disco quando a memória se esgota. Ela permite que os programadores criem e executem programas que requerem mais memória.

Função:

Minimizar o serio problema de fragmentação da memória,

e de melhorar o rendimento de uma maquina, combinando a memória principal com a secundaria.

Objetivo: otimizar o uso da memória principal usando a memória secundária como backup.

Espaço de endereço virtual: número de palavras endereçáveis de memória.

Posições de memória: quantidade de memória real; espaço de endereçamento físico.

Espaço de endereço virtual > Posições de memória

Metodologia:

Quando um dado referenciado pelo endereço virtual não está na memória real, os dados da memória real são salvos, a página contendo o dado é carregado da memória secundária para memória principal, e então o dado é acessado. Isto ocorre sem o programador tomar ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com