TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Processo De Institucionalização De Gestão Publica

Trabalho Universitário: Memorial De Processo De Institucionalização De Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 3

2 - COMO SURGIU?

REVENDO A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO: OS MODELOS DE GESTÃO.

A administração enquanto “atividade” sempre existiu, desde que o homem passou a planejar e organizar seu tempo, suas tarefas, seus recursos. Enquanto ciência a administração se desenvolveu no interior do modo capitalista de produção, e contribuiu para potencializar o desenvolvimento desse modo de produção.

Na passagem do feudalismo para o capitalismo, um novo processo de produção se estrutura, a manufatura. Veremos que com a manufatura os operários passam a vender sua força de trabalho, gerando um excedente: o lucro. Vamos encontrar aí o surgimento da figura do patrão, do administrador, do capitalista.

Daí em diante as organizações passam a se aperfeiçoar cada vez mais, num processo contínuo, para atingir seus resultados, para assegurar o lucro dos proprietários das firmas e para aumentá-lo.

E a administração pública? Como foi acontecendo essa evolução da administração no âmbito do Estado? Vamos voltar de novo no tempo e na história.

No feudalismo tínhamos o Estado Monárquico. O Estado era o rei, haviam senhores dos feudos e servos. Os servos trabalhavam na terra dos senhores. O excedente da produção nos feudos era trocado, depois vendido nos entroncamentos, onde foram surgindo os burgos, vilarejos. Foi dos habitantes dos burgos que veio a denominação burgueses.

Essa nova classe social não tinha laços com o regime monárquico e não vivia da terra. Será a burguesia que mais tarde, em 1789, ao fazer a Revolução Francesa, vai exigir a criação de um outro Estado, o Estado de Direito, com os princípios que conhecemos até hoje. Surgirá a noção de cidadania – na origem o habitante da cidade – e a constituição, como carta magna.

Daí em diante o quê vai acontecer é que o Estado terá que desenvolver formas de se organizar para cumprir o quê a constituição determina e começam a surgir estruturas do Estado com a finalidade de realizar atividades de interesse público, realizadas mediante a arrecadação de impostos pagos pelos cidadãos ao Estado.

A substituição gradativa da expressão “administração” pela expressão “gestão” faz parte da evolução constante no mundo das organizações. A “administração” é compreendida como o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os membros da organização nos outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos..

2 - A QUEM SERVE?

3 - A QUEM SERVE?

A gestão pública contemporânea deve perseguir a qualidade no sentido de atender às necessidades e expectativas dos usuários cidadãos. O economista Hudson Pacífico da Silva, docente do curso de gestão de políticas públicas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, apontou o desafio durante palestra que refletiu sobre o Dia do Funcionário Público.

“Existe um conjunto grande de desafios no país para alcançarmos a qualidade na gestão pública contemporânea. Mas o primeiro aspecto importantíssimo trata da identificação das necessidades dos usuários cidadãos e de tentarmos responder a essas necessidades de uma forma satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com