TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Processos de Gestão nas Organizações

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho é sobre a Gestão nas Organizações, mais concretamente a implementação de novos modelos de gestão nas organizações, como o gestor pode envolver as pessoas nas estratégias e nos objetivos da empresa e também como a gestão pública pode fazer transformações nas organizações.

No entanto, o objetivo principal é efetuar a aproximação metodológica entre as pessoas e as organizações que são fundamentais e imprescindíveis, pois não se pode negar que existe um ciclo de interdependência entre elas. As pessoas dependem das organizações para realizarem os objetivos individuais, tais como obter remuneração, crescimento profissional e sentir-se útil para a sociedade. As organizações por sua vez, dependem das pessoas para promover o seu crescimento sustentado e obter maior lucro, onde ganham cada vez mais importância na vida das pessoas em função das mudanças no estilo de

vida e pela sofisticação no modo de viver da sociedade.

Esse trabalho tem também como finalidade examinar a participação populacional na gestão pública, as funções centralizadas e como um gestor pode atender as expectativas e as necessidades da sociedade. Diante deste contexto, entende-se que a realização de atividades é extremamente relevante, pelo fato de proporcionar de forma prática o entendimento de que todos devem estar em completa harmonia, trabalhando em conjunto, para que todos os objetivos traçados pela organização sejam alcançados com eficiência.

DESENVOLVIMENTO

A Gestão nas organizações vem passando por profundas transformações nos últimos tempos. Essas transformações não estão relacionadas apenas a aspectos econômicos e financeiros, mas se relacionam principalmente, às mudanças sociais e históricas impostas sempre que se cumpre um ciclo de desenvolvimento gerado pela transição entre um modelo de organização de trabalho que cumpriu o seu papel histórico, esgotou as suas potencialidades e cedeu lugar a outro modelo qualitativamente superior.

As novas perspectivas econômicas, são geradas por alterações profundas na vida social, histórica e política exigindo adaptações constantes do contexto organizacional, afetando sobremaneira o comportamento dos seres humanos na organização, as relações de trabalho, e a formação das pessoas para a atuação profissional. Assim, fica cada vez mais evidente que o sucesso das estratégias organizacionais depende de pessoas comprometidas com a missão e com os objetivos da organização, reconhecendo-se que são

elas que fazem a diferença nos momentos de crise ou de mudança.

Atualmente, muitas organizações discutem sobre uma nova forma de gerir pessoas através do modelo de gestão por competências. Cada vez mais estamos inseridos em ambiente dinâmico e competitivo que exige uma alta capacidade de adaptação às demandas impostas pelo mercado. Diante destas transformações contínuas surge a necessidade de um novo modelo de gestão que melhor assegure às organizações maior competitividade no mercado em que atuam.

Uma organização pode ser composta por divisões de trabalho, departamentos ou seções, que são pequenas unidades subdivididas dentro de uma estrutura maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem a outra parte dos recursos que integram a organização, em que bens e serviços são elaborados, transportados e ofertados pelas organizações.

A organização é uma coletividade formada por pessoas que tem a função de produzir bens e prestar serviços à sociedade, bem como atender as necessidades de seus participantes e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam, colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços (BERNARDES; MARCONDES, 2006, p.14).

Tudo na vida é fruto de trabalho e vontade de crescer, para o Gestor Público em qualquer organização não é diferente, a perseverança atribuída em si própria pode ser determinante para que uma organização alcance o auge do sucesso e satisfação as suas necessidades. Foi desse modo, que as grandes organizações iniciaram de baixo, mas primordialmente planejando e adquirindo competências,

conhecimento, experiência, fidelidade dos clientes para crescer no mercado de trabalho, não que seja extremamente difícil dirigir uma organização, mas é preciso seguir passo a passo as funções administrativas que a mesma à de impor, mas isso não quer dizer que o sucesso está cem por cento garantidos, pois existe uma gama de situações como: comércio, concorrentes, política e tantos outros que não dependem exclusivamente da organização e o envolvimento das pessoas nas estratégias e objetivos da organização é de suma importância. “Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar objetivos. (MAXIMIANO, 2011, p.4).

Quando as pessoas são envolvidas nos processos, elas compreendem sua importância e seu papel na empresa, aceitando que são responsáveis pelos problemas e pelas soluções. Elas são motivadas a identificar os obstáculos e a avaliá-los; aperfeiçoar seu conhecimento e experiência e a compartilhá-los, discutindo os problemas abertamente. As pessoas passam a ter orgulho de fazer parte da organização, obtendo satisfação de seu trabalho e, por conseqüência, um bom representante junto aos clientes, à comunidade e ao público em geral.

Ao longo dos últimos anos, a organização apoiou mais de 30 projetos em administrações municipais e estaduais brasileiras – trazendo melhorias para áreas como educação, segurança, gestão e equilíbrio fiscal. Por meio deles, impactou mais de 7 milhões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com