TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Da Gestão pública

Monografias: Memorial Do Processo De Institucionalização Da Gestão pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO 9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA 10

1. INTRODUÇÃO

A função do administrador público é agir e transformar a realidade conforme as necessidades dos munícipes, este trabalho contempla aspectos que estão diretamente relacionados ao papel do gestor público visando um diagnóstico inicial para que o planejamento tenha coerência e atinja os objetivos almejados.

O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso e fundamentar uma discussão sobre o papel do gestor público em todas as esferas do governo. Uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, incumbindo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com evidência na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.

A aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo.

O administrador público é essencialmente um planejador, os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais. Também são requisitados para atuar em agências reguladoras e de excito social.

2. DESENVOLVIMENTO

O que é a Gestão Pública?

Gestão pública é o termo que integra um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. A organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados.

Cada vez mais requisitado pelo mercado, o gestor público gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais.

Em sentido prático ou subjetivo, a gestão pública ou administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público ou funcionário público.

Como Surgiu a Gestão Pública?

Em seus mais de 500 anos de história, o Brasil já experimentou diversas formas de Estado e de Governo, éramos apenas uma colônia que atendia precipuamente aos interesses da nação. Alguns séculos depois, passamos a ser um reino onde a vontade do imperador era soberana e incontestável, o poder era altamente centralizado, com um governo monárquico e Estado unitário.

No final do século XIX, esse cenário começa a alterar-se, apesar de não ter sido um movimento popular, em 1889 foi proclamada a República. Na Constituição promulgada dois anos depois, o Estado unitário foi substituído pelo Federal, à monarquia foi trocada pela república e foi adotado como sistema de governo o presidencialismo. Era uma constituição fundada no liberalismo, onde a liberdade individual deveria ser exercida sem o controle político do Estado.

A quem serve o Gestor Público?

De acordo com a história foi designada um tipo de gestão pública burocrática, com a finalidade de separar os negócios patrimonialistas do monarca, ou seja, os assuntos privados de alguns, dos negócios públicos do povo. Contudo tal lógica também pressupõe a separação entre quem decide e quem executa. Com isso, seus mecanismos internos de funcionamento estão mais direcionados para o controle ou a dominação do que para a coordenação, eficácia e efetividade.

Com isso, obviamente, em larga medida as pessoas são "indicadas" para o papel de "dirigentes públicos" em virtude dos interesses imediatistas de governabilidade política ou ganho eleitoral, e não como validador ou efetivo gestor de um projeto ou de uma proposta de melhoria e aperfeiçoamento do serviço público ou das políticas públicas em questão, oferecidos para a população e no melhor uso do fundo público.

Logo, podemos afirmar de que a escolha, "de governo", dos cargos de dirigentes públicos é o fator central que determina uma administração pública, uma gestão que na aparência é formal e burocrática. A gestão pública é focada em resultados e orientada para o cidadão. A melhoria da qualidade ofertada pelos serviços públicos também é de responsabilidade da gestão pública.

Qual é a Função da Gestão Pública na Contemporaneidade?

A gestão pública contemporânea deve perseguir a qualidade no sentido de atender às necessidades e expectativas dos usuários cidadãos. Mas o primeiro aspecto importantíssimo trata da identificação das necessidades dos usuários cidadãos e de tentarmos responder a essas necessidades de uma forma satisfatória. Isso significa termos uma gestão pública que, de fato, esteja voltada para o atendimento da sociedade.

Para compreender características da gestão contemporânea, suas dualidades, paradoxos e dilemas, um possível caminho é voltar-se para o contexto sócio práticos em que acontecem, efetivamente, as respostas, a aprendizagem e a construção de conhecimentos - nas práticas das pessoas em interação. Essa ênfase à prática acompanha tendência nos estudos organizacionais na busca da compreensão da realidade e da formulação de teorias, não de modo dicotômico, mas integrado, articulando teoria e prática, reflexão e ação, no contexto situado em que ocorrem. Contribuindo, inclusive, para evitar o distanciamento entre prática gerencial e produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com