TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Incêndio

Monografias: Memorial Incêndio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

1.1 OBJETO

O presente memorial tem por objetivo discriminar as especificações, detalhamentos e serviços das instalações de prevenção contra incêndio de uma edificação mista (comercial/residencial). A edificação possui 1.421,73 m², com estrutura em concreto armado e fechamentos em alvenaria e está classificada com risco leve de incêndio.

1.2 INFORMAÇÕES GERAIS

O projeto das instalações de prevenção contra incêndio procurou obedecer às premissas das Normas Técnicas da ABNT e Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina e também, às técnicas consagradas publicadas em livros especializados do setor, tendo como principal objetivo fornecer um sistema técnico eficiente visando uma perfeita execução dos serviços, através de materiais cuidadosamente selecionados, em função de se garantir um mínimo custo com uma máxima eficiência. Pretende ainda fornecer a máxima facilidade possível de manutenção deste sistema.

Qualquer alteração nas especificações apresentadas deverá ter sempre o objetivo de melhorar o padrão da edificação.

Os materiais e mão-de-obra empregadas deverão ser de primeira qualidade, de comprovada eficiência e capacitação técnica, seguindo os dispostos nas normas técnicas pertinentes. Para produtos e materiais das marcas ou fabricantes mencionados nestas especificações o proprietário admitirá o emprego de similares, desde que autorizado previamente pela fiscalização. Entende-se por similaridade entre materiais ou equipamentos, a existência de analogia total ou equivalência do desempenho dos mesmos, em idêntica função construtiva e as mesmas características exigidas na especificação ou no serviço que a eles se refiram. Caberá ao construtor comprovar a similaridade e efetuar a consulta, em tempo

oportuno, à fiscalização, não sendo admitido que esta consulta sirva para justificar o não cumprimento dos prazos estabelecidos na documentação contratual.

Todos os materiais e equipamentos a serem empregados e/ou fornecidos para execução dos serviços especificados deverão ser novos, salvo quando solicitado de modo contrário, devendo estar em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Não é permitida nenhuma alteração nos projetos sem o consentimento e/ou autorização por escrito do proprietário e do responsável técnico pelo projeto.

Os desenhos do projeto e este memorial descritivo se completam e têm o mesmo grau de importância. Em caso de conflito entre estes documentos, deve ser consultada a fiscalização para elucidação da informação discordante.

Compete ao construtor fazer prévia visita ao local da obra para proceder minucioso exame das condições locais, averiguar os serviços e materiais a empregar. Qualquer dúvida ou irregularidade observada nos projetos ou especificações deverá ser previamente esclarecida junto à fiscalização.

Todas as medidas deverão ser conferidas no local, não cabendo nenhum serviço extra por diferenças entre as medidas constantes no projeto e as existentes.

A edificação não fará uso de gás liquefeito de petróleo (glp).

2 SHP (SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO)

2.1 CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

O sistema será composto por 01 reservatório superior em fibra de vidro com capacidade de 6.000 litros, sendo que a RTI necessária para o sistema é de 5.836 Litros. A saída da tubulação que abastecerá os hidrantes será pela parte inferior do reservatório. Serão executados 03 hidrantes de parede e 01 hidrante de recalque, este último a ser locado na calçada em frente à edificação.

A adução do sistema será efetuada por gravidade. Quando do uso do reservatório para o consumo da edificação, esta saída deverá ser tomada pela lateral do reservatório a fim de se assegurar a manutenção da reserva técnica de incêndio.

A canalização para limpeza do reservatório deverá ser metálica, até a altura do registro, que também deverá ser metálico.

2.2 CANALIZAÇÕES E CONEXÕES

A canalização a ser instalada será em aço galvanizado sem costura, com diâmetro de cada tubulação variando conforme indicado em projeto. A canalização terá resistência superior a 15 Kgf/cm² em qualquer situação. As canalizações quando se apresentarem expostas, aéreas ou não, deverão ser pintadas em vermelho. Todos os registros e conexões serão de bronze ou liga de bronze, suportando a mesma pressão prevista para a canalização.

2.3 HIDRANTE DE PAREDE

Os hidrantes de parede deverão possuir saída singela e serem dotado de registro de comando (registro angular) no mesmo diâmetro da canalização, apresentando adaptador de rosca Storz com redução para 38mm.

2.4 ABRIGOS E LINHAS DE MANGUEIRAS

O abrigo terá forma paralelepipedal com as dimensões indicadas em projeto, tendo nas portas viseiras de vidro com a inscrição "INCÊNDIO"em letras vermelhas nas dimensões traço 0,5 cm e moldura 3x4 cm.

As mangueiras serão dotadas de juntas de união tipo Storz, e deverão resistir à pressão mínima de 8,5 Kgf/cm². Terão diâmetro de 38 mm e requinte de 13 mm de jato sólido. Devem ser flexíveis, de fibra resistente à umidade e com revestimento interno de borracha. As mangueiras deverão estar acondicionadas no abrigo e desconectadas do hidrante de modo a facilitar o seu emprego imediato e conservação, evitando eventuais vazamentos na rede, o que danifica a mangueira conectada.

2.5 HIDRANTE DE RECALQUE

Deverá ser locado no passeio do terreno, conforme locação em planta baixa, e dotado de válvula angular com diâmetro de 63 mm e adaptador rosca Storz de 63 mm, com tampão cego.

Este abrigo deverá ser em alvenaria de tijolos ou em concreto, conforme detalhado em projeto.

Será dotado de dreno ligado à canalização de escoamento pluvial ou com uma camada de 5cm de brita no fundo, quando a ligação do dreno com a canalização não puder ser efetuada.

A borda superior do hidrante de recalque não pode ficar abaixo de 15cm da tampa do abrigo e o hidrante localizado no seu interior, instalado em uma curva de 45º, deve ocupar uma posição que facilite o engate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com