TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória Descritiva e Justificativa

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.828 Palavras (16 Páginas)  •  1.923 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução        

Memória Descritiva e Justificativa        

Localização        

Enquadramento Geral e Uso do Espaço        

Descrição Técnica Geral        

Solução Construtiva e Materiais        

Projectos de Especialidade – Instalações        

Instalação Eléctrica        

Rede de Abastecimento de Água        

Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas        

Rede de Drenagem de Águas Pluviais        

Omissões        

Memória de Cálculo – Estrutura        

Normas e Regulamentos        

Acções        

Materiais        

Modelo de Cálculo        

Memória de Cálculo – Hidráulica        

Dimensionamento da Rede de Abastecimento de Água        

Dimensionamento da Rede de Drenagem de Águas Residuais        

Dimensionamento da Rede de Drenagem de Águas Pluviais        

Introdução

O trabalho que cá se apresenta insere-se na cadeira de Tecnologias de Construção e visa aplicar os conhecimentos adquiridos na cadeira e conciliá-los com os conhecimentos de Desenho Técnico, elaborando um projecto executivo completo que engloba memórias descritivas e justificativas, desenhos arquitectónicos, desenhos de especialidades, dimensionamento estrutural, medições e quantificações dos trabalhos necessários para a materialização desse projecto.

 


Memória Descritiva e Justificativa

Refere-se a presente memória descritiva ao projecto de uma residência unifamiliar do tipo 3, de dois pisos, ambos acima do nível térreo, com um anexo, que se pretende levar afeito no bairro de Txumene, na Matola. Foi intenção do projectista articular as diferentes áreas por forma a criar, no espaço do terreno disponível, um todo coerente, uma fácil e correcta ligação entre os espaços, respeitando as condições de implantação requeridas pelo dono de obra, valorizando a organização funcional e ambiental, satisfazendo as exigências de beleza, durabilidade e utilidade do edifício, sem deixar de atender às normas exigidas pelo Regulamento Geral das Edificações Urbanas em vigor no país.

Localização

A área de intervenção localiza-se no bairro de Txumene, na Matola, e o edifício será inserido num terreno de dimensões 40m x 20m, limitado por um terreno ocupado na fachada lateral direita e por três ruas: uma na fachada frontal, outra na fachada traseira e outra na fachada lateral esquerda, possibilitando o acesso ao edifício por meio de duas ruas.

Enquadramento Geral e Uso do Espaço

O projecto ora apresentado resulta da apresentação muito clara e precisa das intenções do dono de obra e o edifício pretende, com sua arquitectura e materiais a serem aplicados, respeitar as características dominantes da região onde será implantado. A área total do terreno é de 800m2, sendo a área de implantação de 260m2, dos quais 221m2 correspondem ao edifício principal e 39m2 correspondentes ao anexo. Procurando valorizar o elevado valor da sua localização, projectou-se duas entradas para o edifício, uma exclusiva para peões na fachada frontal e outra para peões e veículos na fachada posterior. O edifício principal será implantado a 5m da face frontal do muro de vedação, como prevê o regulamento de edificações Urbanas que vigora no país, e o anexo no canto posterior direito do terreno, tendo sido reservada a parte traseira do edifício para a recreação e lazer.

Funcionalmente, a habitação está organizada em compartimentos divididos em dois pisos cujo acesso verticais está garantido por uma caixa de escada, com os seguintes espaços e correspondentes áreas:

Compartimento

Área em m2

Garagem

33.70

Sala Comum

52.65

Sala de Estar

21.93

Área de Lazer

58.40

Cozinha

18.35

Despensa

6.60

Área de Serviço

10.91

Suite 01

27.82

Suite 02

21.37

Suite 03

19.05

Vestiário 01

8.00

Vestiário 02

6.60

Quarto normal

13.10

Sauna

8.21

Compartimento

Área em m2

WC 01

2.37

WC 02

4.29

C. de Banho 01

7.05

C. de Banho 02

6.88

C. de Banho 03

8.36

C. de Banho 04

7.50

Varanda 01

11.06

Varanda 02

5.75

Varanda 03

5.80

Varanda 04

8.62

Varanda 05

5.00

Varanda 06

3.52

Arrumos 01

1.03

Arrumos 02

1.80

Descrição Técnica Geral

Para a construção do edifício serão tidas em conta as especificações técnicas de projecto correntes no Regulamento Geral de Edificações Urbanas (REGEU), e ainda far-se-á menção dos regulamentos tomados em conta nas especialidades de Hidráulica e Estrutura e cada exigência das especialidades que definem de forma clara o que a construção satisfaz de modo a que o edifício ofereça as condições de conforto pretendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (333.8 Kb)   docx (222.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com