TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Trabalho

Por:   •  13/5/2015  •  Dissertação  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

MERCADO DE TRABALHO

A Engenharia Civil apresenta um grande e rico campo de atuação, assim, esse engenheiro pode atuar na construção civil, prestar consultorias técnicas, dar aulas em faculdades e cursos, gerenciar a implantação de projetos das diversas áreas, atuar em empresas de abastecimento de água, de saneamento básico e de transportes. Nestas áreas, algumas das principais atividades exercidas por esse profissional são: definir esquemas de construção da estrutura, estabelecer o material a ser utilizado, calcular dimensões de peças e supervisionar as instalações; proteger, construir e reformar edifícios; captar e instalar rede de distribuição de água; construir usinas hidrelétricas para produção de energia; proteger e construir obras de porte elevado, como rodovias, ferrovias, aeroportos, viadutos, pontes, hidrovias, barragens; analisar a resistência e permeabilidade do solo e do subsolo, definindo métodos, técnicas e materiais que devem ser utilizados na construção dos alicerces de edificações.

O mercado de trabalho para o engenheiro civil está aquecido em todo país e espera-se que melhore nos próximos anos. Esse aquecimento se deve ao crescimento da economia brasileira, bem como aos investimentos governamentais em programas como o PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) e a Minha Casa Minha Vida. Além disso, ocorrerão no Brasil dois eventos grandes e que atraem pessoas de todas as partes do mundo, a Copa do Mundo, em 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016, o que gera a necessidade de fazer várias reformas para melhorar a estrutura do país.

O problema enfrentado por engenheiros civis é a falta de experiência, o que faz as empresas encontrarem dificuldades para contratar profissionais para ocuparem os cargos de maior confiança. Em uma trajetória normal, assumem os postos de gerência os funcionários mais experientes dos quadros internos, que já acompanharam pelo menos um ciclo completo do desenvolvimento de uma obra. No entanto, com o aumento do volume de trabalho, as empresas não podem esperar seus funcionários adquirirem maior experiência antes de assumir esses postos. Assim, os graduandos desse curso, além de se destacarem em salas de aulas, devem fazer os estágios, procurando mudar diversas vezes dentro das áreas da engenharia civil, adquirindo um amplo conhecimento prático. O estágio junto com os programas de trainee é a principal porta de entrada para as empresas.

A profissão de engenheiro civil é regulamentada, logo o profissional precisa está inscrito no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e submetido ao código de ética da Engenharia Civil. A legislação fixa em oito horas diárias para a jornada de trabalho e uma remuneração básica de 8,5 salários mínimos. Entretanto, na maioria das empresas, os engenheiros recebem aproximadamente R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e os recém formados, recebem um salário inicial de R$3.000,00 (três mil reais).

Entre os setores vistos como mais promissores para os próximos anos para o engenheiro civil atuar, estão o de gás e petróleo, que deverão receber investimentos em obras de grandes portes como, gasodutos, refinarias e plataformas, bem como os setores de energia, saneamento básico e transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com