TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PROJETO DE PESQUISA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / 3º SEMESTRE

VIABILIZAÇÃO DE CABOS DE ENERGIA EM LIGAS DE ALUMÍNIO

JÉSSICA R. S. BATISTA – RA. 474833

LUCINEI VAZ – RA. 462651

MOISÉS OLIVEIRAS DA SILVA – RA. 467342

RICARDO BEMFICA – RA. 462063

VANDERSON CARLOS LEITE – RA. 469168

JOÃO PAULO SOARES

DOCENTE

VOTORANTIM

ABRIL / 2013

  1. OBJETIVO

Desenvolver o estudo da utilização de ligas de alumínio 6201-T81, em cabos condutores de transmissão de energia elétrica, buscando melhor capacidade de transmissão, melhor temperatura de operação e melhor relação de carga de ruptura.

  1. JUSTIFICATIVA

Devido ao aumento de energia elétrica, gera a necessidade de ampliação de novas redes de transmissão ou re-estruturação do sistema de transmissão já existente, para não ocorrer uma sobrecarga. Na ampliação de novos sistemas de transmissão, há obstáculos de âmbitos ambientais, então uma saída é a re-estruturação dos sistemas já existente, ou seja, realizar recapacitação do sistema de transmissão.

Para a recapacitação do sistema de transmissão já existente, é necessário seguir algumas premissas, tais como: peso unitário do cabo, tração mínima de ruptura e diâmetro do cabo. Com base nessas premissas, os condutores compostos por fios de Alumínio liga 1350 combinados com fios de Alumínio liga 6201, apresentam melhores resultados em relação aos cabos condutores compostos por fios de Alumínio liga 1350 combinados com fios de aço, impactando no custo/beneficio e na melhor transmissão de energia.

  1. METODOLOGIA

Todo o histórico será embasado em pesquisas acadêmicas, relatórios científicos e publicações científicas referentes aos estudos já realizados com a aplicação desta liga de Alumínio (6201), na composição dos cabos condutores, para a transmissão de energia elétrica.

  1. REFERÊNCIAS

  • Cavassin, Ricardo S. e Fernandes, Thelma S. P. (2012), Revista Controle & Autom. / Vol.23 nº6.
  • Wiedmer, Ricardo S.; Junior, Oswaldo H. de Souza; Silva, Vinicius P. e Hoffamn, João n. (2007), Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.
  • Rodrigues, Ricardo Ma.: Serni, Paulo J.A. e Rodrigues, J. F. (2002), 4. Enc. Energ. Meio Rural 2002, Análise de custos de condutores não convencionais utilizados em instalações elétricas rurais.
  • Alencar, Rafael F. M. (2011), Projeto de Graduação, Análise experimental do efeito da sequência de carregamento sobre a resistência a fadiga de cabos condutores de energia.
  • P. Silva, UFPE, e J. M. B. Bezerra, UFPE (2007), Análise Crítica de Modelos de Ampacidade para Condutores Especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com