TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia E Projeto De Software

Exames: Metodologia E Projeto De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação à Distância 2 (AD2)

Disciplina: Metodologias e Projetos de Software – AD2

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto a seguir:

Visão Geral do Sistema

A empresa “Locadora Diamante S.A” a 5 anos no mercado realiza o aluguel de carros. O dono locadora pretende aumentar suas locações agilizando o processo e promovendo um melhor atendimento ao cliente.

Requisitos Funcionais

1. O sistema deve permitir a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) de clientes da locadora de carros. Os atributos para cada cliente são: nome, endereço, cidade, estado, telefone, e-mail, documento de identificação (CPF ou RG), data de nascimento.

2. O sistema deve permitir a manutenção de tipos de carros (marcas como Chevrolet, Fiat, etc.), com os seguintes atributos: código do tipo, descrição do tipo, preço diário de locação, preço semanal de locação, preço mensal de locação e quantidade de carros em estoque para cada tipo.

3. O sistema deve permitir manutenção dos carros para aluguel pertencentes à locadora de carros. Os atributos para cada carro são: placa do carro, código do tipo de carro, fabricante, marca, ano e modelo do carro, kilometragem, data da troca do óleo.

4. O sistema deve permitir a manutenção de funcionários. Os atributos para cada funcionário são: nome, endereço, cidade, estado, telefone e data de nascimento. O funcionário recebe uma comissão de 5% sobre o valor do aluguel para cada carro alugado.

5. O sistema deve permitir o processamento da reserva de carro, com os seguintes atributos: data e hora de retirada do carro, data e hora prevista para devolução do carro, identificação do cliente, valor da diária, funcionário responsável pela reserva, taxa de multa 20% a ser cobrada em caso de desistência a menos de 8 horas do início da locação. A reserva só pode ser realizada se houverem carros do tipo requisitado disponíveis no período indicado e se o cliente não possuir nenhuma pendência financeira com a locadora.

6. O sistema deve permitir a retirada de carro por um cliente sendo que o cliente deve apresentar sua carteira de motorista. Cada retirada de carro possui os seguintes atributos: data e hora de retirada do carro, data e hora prevista para devolução do carro, identificação do cliente (previamente cadastrado), funcionário responsável pela retirada, placa do carro alugado, quilometragem registrada no momento da retirada, valor da diária e desconto (opcional). O carro é entregue com tanque de combustível cheio.

7. O sistema deve permitir a devolução do carro. Os atributos para cada devolução são: placa do carro alugado, data e hora de devolução do carro, quilometragem registrada no momento da devolução, número de diárias cobradas, valor de cada diária, e desconto (opcional). O sistema deve automaticamente somar às diárias e taxas cadastradas durante a retirada do carro. O sistema deve também apresentar na tela o total a pagar, que é a soma das diárias e subtraindo-se o desconto. Deve ser possível acrescentar algum serviço adicional como lavação do estofamento em caso de necessidade. O carro só pode ser aceito com o tanque cheio como na entrega do mesmo.

8. O sistema deve permitir somente as opções de pagamento do aluguel do carro à vista (em dinheiro, cheque ou cartão de crédito).

9. O sistema deve um recibo de pagamento para o cliente. As informações são: número do recibo data de vencimento, data de pagamento, valor total pago, juros, desconto e multa (opcional).

10. O sistema deve permitir a consulta no vídeo dos carros alugados contendo o nome do cliente, placa, marca e modelo do carro, data de retirada e data prevista para devolução.

11. O sistema deve permitir a impressão de uma listagem das reservas efetuadas para a data atual, contendo o nome do cliente, telefone para contato, tipo de carro e data prevista para saída.

Requisitos não Funcionais

Confiabilidade

O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha.

O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes tipos de usuários: administrador do sistema, funcionários da locadora de carros e clientes que têm acesso ao sistema na locadora de carros.

Eficiência

O sistema deve responder a consultas on-line em menos de 5 segundos.

Portabilidade

O sistema deve ser capaz de executar em sistema operacional Windows XP e Linux.

Usabilidade

O projeto de interfaces deve ser centrado no usuário sendo que o mesmo será modelado a partir da modelagem das tarefas.

Confiabilidade

O sistema deve ter capacidade para recuperar os dados perdidos da última operação que realizou em caso de falha.

1. Após a leitura utilizando seu conhecimento sobre analise orientada a objetos identifique os atores para o projeto Locadora Diamante S.A conforme estudos vistos no decorrer da disciplina. Para cada item identificado complemente com sua descrição. (1,0 ponto)

Ator

Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com