TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Aplicação da Engenharia de Requisitos em um projeto software”

Por:   •  25/5/2015  •  Tese  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

6º/7º Ciência da Computação (CC)

Orientações para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas

2015

  • TEMA
  • PROPOSTA DO TRABALHO
  • APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

I. TEMA:

 “Aplicação da Engenharia de Requisitos em um projeto software”

II. PROPOSTA DO TRABALHO

As Atividades Práticas Supervisionadas serão constituídas pelos seguintes tópicos:

  1. O grupo de alunos deverá, por meio de fontes formais de informação, pesquisar sobre os conceitos e o processo de engenharia de requisitos de software, assim como a influência que esta atividade exerce na qualidade do produto.

  1. Requisitos de software são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as propriedades do software. Os requisitos devem ser detalhados para o entendimento e a extração correta das funcionalidades do sistema.
  2. Já a engenharia de requisitos é composta por 06 passos distintos: Elicitação, Análise e Negociação, Especificação, Modelagem, Validação e Gestão.
  1. Considere que o grupo de alunos foi contratado pela “ONG Jovens Ambientalistas” (nome fictício), que recolhe, educa e oferece formação profissionalizante para jovens sem lar que depois de receberem cursos gratuitos por professores que são ex-alunos, prestam serviços remunerados, fabricando brinquedos “ambientalmente corretos” que são vendidos para o Brasil e o exterior. A referida ONG deseja instalar uma solução computacional para melhorar o controle das informações referentes aos serviços, produtos e financeiro da Instituição. A proposta desse desafio é planejar o desenvolvimento do sistema proposto pelo cliente, assegurando a melhor qualidade possível durante o desenvolvimento e o resultado final. Visando a aplicação da Engenharia de Requisitos, o grupo deverá desenvolver as seguintes atividades:
  1. Elicitação: Investigar e descrever como as informações foram obtidas, referentes ao posicionamento quanto ao problema que pretende ser resolvido, descrição dos envolvidos, e visão geral do produto a ser construído, recursos do produto e outros requisitos quando houverem. Utilize o documento de Visão (rup_vision_sp.dot).
  1. Análise e Negociação: Após ter a definição do problema, identifique os requisitos e priorize-os através de uma lista negociada juntamente com o cliente. Como resultado desse trabalho você pode elaborar o documento de Regras de Negócios (rup_brul.dot).
  2. Especificação: Diante do entendimento que está sendo desenvolvido, especificar os requisitos obtidos. Utilize o documento de Especificação de Requisitos de Software (rup_srs.dot).
  1. Modelagem: Elaborar a modelagem dos requisitos através da UML. Os diagramas de Casos de Uso e de Classe são essenciais. Complementa-se a modelagem com o diagrama de sequência. Quando existir concorrência ou paralelismo (threads), utilize o diagrama de atividades para modelar. E por fim, quando houver algum dispositivo envolvido, utilize também o diagrama de estado. Uma ferramenta como o Astah Community vai contribuir muito para o trabalho. Você pode gerar a partir da ferramenta os arquivos da modelagem para anexar ao seu trabalho, e para detalhar, utilize o documento de especificação de casos de uso (rup_ucspec.dot).
  1. Validação: A aceitação do cliente dos requisitos elicitados, especificados e modelados é fundamental para a prova de conformidade dos requisitos. Portanto, relate como teria feito esta atividade e o registro de aceitação do cliente (vistos e assinaturas).
  1. Gestão: Elaborar uma matriz de rastreabilidade dos requisitos elicitados e especificados para que numa eventual necessidade de mudança, possam ser imediatamente analisados os impactos e efeitos.
  1. O grupo deverá fazer uma dissertação sobre todos os elementos citados anteriormente, anexar os templates e diagramas, evidenciar as principais dificuldades encontradas na aplicação da Engenharia de Requisitos, assim como o efeito deste trabalho na sua formação e discutir a interdisciplinaridade envolvida.
  1. O nível de refinamento, funcionalidade e o nível de complexidade da solução proposta pelo grupo terão impacto direto na nota final deste trabalho.
  1. A nota atribuída ao trabalho entregue configura a nota das APS.

III. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

  1. O grupo deverá ser composto de 3 alunos. A formação de um grupo com um número diferente de 3 dependerá de aprovação do(a) Coordenador(a) Auxiliar do curso no campus.

  1. Todas as etapas do trabalho deverão ser escritas em fonte ARIAL 12, espaçamento 1,5, margem direita 2,5 cm e margem esquerda 2,5 cm. O trabalho deverá ter formato A4, encadernado (espiral) com capa transparente.
  1. Limites de páginas

Objetivo do trabalho: 1 página e no máximo 2 páginas.

Introdução: 2 páginas e no máximo 4 páginas.

Conceitos Gerais: 3 páginas e no máximo 5 páginas.

Descrição das Atividades: mínimo de 5 páginas e máximo de 15 páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (772.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com