TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia cientifica

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Veremos uma breve definição sobre os conhecimentos científicos e suas particularidades, a forma que são divididos, como atinge a humanidade, como funciona cara um deles, assim como o conhecimento cientifico, o o=conhecimento popular, o conhecimento religioso e o filosófico.

Termo de indexação: pesquisa, conhecimento cientifico, observação, hipótese.

ABTRACT

We will see a brief definition of scientific knowledge and its peculiarities , the way they are divided , as reaches humanity as expensive works of them , as well as scientific knowledge , the popular knowledge , religious knowledge and philosophical.


Index term. : research, scientific knowledge, observation, hypothesis.

INTRODUÇÃO

O conhecimento cientifico com ele não apenas nos posicionamos diante dos fatos e das perguntas mas também as testemunhamos e compreendemos  as perguntas, teorias e hipóteses. Assim vemos que o conhecimento cientifico muita das vezes é o conhecimento popular comprovado cineticamente, muitas vezes o conhecimento cientifico começa a ser investigado por certo conhecimento popular a relação entre os dois é que um pode dar origem ao outro. Em todos os campos, a ciência começa por estabelecer os fatos: isto requer curiosidade impessoal, desconfiança pela opinião prevalecente e sensibilidade à novidade. A investigação científica é especializada: uma consequência da focagem científica dos problemas é a especialização. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

  1. Conhecimento cientifico

Está fundamentado em fatos reais, suas hipóteses e fatos reais é conhecida por meio da experimentação e não da razão, ele é um sistema de idéias e teorias e não de pensamentos desconectados, é verificável pois as teorias propostas é confirmada por meio da observação até serem  comprovadas, porém é falível pois o conhecimento não é definitivo, absoluto ou final é aproximadamente exato, já que novas proposições podem surgir e mudar uma teoria já existente, o conhecimento cientifico pode mudar o mundo a nossa volta explicando diversas perguntas que pairam em nossas cabeças a tantas gerações, e cada vez que uma pergunta é respondida surgem mas 10 pois os questionamentos de ontem é a introdução das dúvidas de amanhã, como por exemplo a tecnologia a um tempo atrás era uma coisa surreal , e hoje nossas dúvidas é até onde podemos chegar com essa tecnologia. O conhecimento cientifico com ele não apenas nos posicionamos diante dos fatos e das perguntas mas também as testemunhamos e compreendemos  as perguntas, teorias e hipóteses. A ciência é caracterizada pela objetividade, racionalidade, sistematicidade, generalidade, verificabilidade e falibilidade

Objetividade: é a realidade investigada sem colocar os desejos do pesquisador em pauta e sim respeitando os fatos.

Racionalidade: está presente em todo processo de estudo desde o projeto a coleta de dados até sua analise.

Sistematidade: são ideais realizadas racionalmente pautadas na lógicas apresentando os conhecimentos de forma a serem absorvidos na sua totalidade.

Generalidade: permite que o conhecimento gerado seja analisado sobre a possibilidade de ser ou não aplicado a outros conceitos.

Verificabilidade: será possível informar mensurar as informações resultantes das informações para mostrar a veracidade dos resultados.

Falibilidade: considera que todos os resultados científicos são suscetíveis ao erro.

  1. Relação entre conhecimento popular e conhecimento cientifico                                                                                                  Conhecimento popular esta ligado ao conhecimento do homem, a partir das experiências das e vivencias do mundo, geralmente sem nenhum respaldo cientifico, até porque em uma pesquisa cientifica não pode ser levada em consideração o senso comum porque não tem como guiar uma pesquisa cientifica com o achismo e nem ouvindo ditados populares. Conhecimento cientifico: O conhecimento cientifico é muito utilizado atualmente é conduzido através de uma pesquisa detalhada baseada na observação, o que deu origem ao conhecimento cientifico foi a vontade do ser humano de compreender melhor os acontecimentos ao seu redor e entender o mundo de uma forma geral. Assim vemos que o conhecimento cientifico muita das vezes é o conhecimento popular comprovado cineticamente, muitas vezes o conhecimento cientifico começa a ser investigado por certo conhecimento popular a relação entre os dois é que um pode dar origem ao outro.
  2. As caracteriscas do conhecimento popular e do conhecimento cientifico

       As características do conhecimento popular é  superficial – conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas. sensitivo – ou seja, referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária. subjetivo – pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquire por vivência própria quanto os “por ouvir dizer”. assistemático – pois esta “organização” das experiências não visa a uma sistematização das ideias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-las. acrítico – pois, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica. O conhecimento científico é fático: Parte dos fatos, respeita-os até certo ponto e sempre retorna a eles. A ciência procura descobrir os fatos tais como são, independentemente do seu valor emocional ou comercial: a ciência não poetiza os fatos. Em todos os campos, a ciência começa por estabelecer os fatos: isto requer curiosidade impessoal, desconfiança pela opinião prevalecente e sensibilidade à novidade. A investigação científica é especializada: uma consequência da focagem científica dos problemas é a especialização. 

 1.3- Os quatro tipos de conhecimentos

       Primeiro o conhecimento popular que é o prático do dia-a-dia, passado de geração em geração, o segundo é o conhecimento religioso que atribui explicações sobrenaturais á fenômenos naturais que não podem ser explicados. O terceiro é o conhecimento filosófico se resume em questionar a realidade de uma maneira racional, nem sempre buscando respostas e o quarto conhecimento é conhecimento cientifico onde sua principal caracteriza é a sua base metodológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com