TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Conservacao E Reaproveitamento Da Agua

Trabalho Universitário: Metodos De Conservacao E Reaproveitamento Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 4

A Coca Cola começou seu Sistema de Gestão Ambiental em 1995, seguindo os requisitos normativos da ISO 14001, com o eKOsystem, que tem como objetivo o gerenciamento de resíduos sólidos, com programas internos de incentivos a projetos autossustentáveis de coleta seletiva e reciclagem, como as cooperativas de catadores autônomos. Além disso, a Coca-Cola faz o tratamento de efluentes industriais, o controle de emissão de gases da frota automotiva, o uso racional da água e da energia e a proteção da camada de ozônio, entre outras atividades.. Essas medidas caracterizam-na como uma indústria ecoeficiente. São políticas indispensáveis nas operações diárias da empresa.

O modelo utilizado é o do PDCA (“Plan”, planejar; “Do”, fazer ou agir; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, no sentido de corrigir ou agir de forma corretiva), que pode ser descrito da seguinte forma:

• Planejar: estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da indústria.

•Fazer: implementar processos.

• Verificar: monitorar e medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos e metas, requisitos legais e relatar resultados.

• Agir: Agir para melhorar continuamente o desempenho ambiental do SGA.

A Coca Cola visa a sua competitividade no mercado nacional e internacional, através da qualidade de seus produtos e responsabilidade socioambiental, assumindo como princípios:

• Melhoria contínua: Buscar a melhoria contínua de suas atividades e processos através do sistema de gestão ambiental.

• Prevenção da poluição e de riscos ambientais: Atuar de forma preventiva em relação a poluição e aos riscos ambientais, adotando tecnologia e práticas operacionais seguras, que minimizem a geração de resíduos sólidos e efluentes líquidos, e assegurando a atuação em situações de emergência. Ao desenvolver um plano de ação para reduzir o consumo, evitar o desperdício, promover a reutilização, buscar fontes alternativas de captação (como a chuva) e gerenciar os riscos em recursos hídricos em suas operações, alinharam as atividades com o Sistema de Gestão Ambiental da Coca-Cola, o eKOsystem. Este plano de gerenciamento faz parte do Programa Água Limpa, que antecipou ações na busca da melhoria da gestão da água no Sistema Coca-Cola Brasil.

• Responsabilidade legal: Atender aos requisitos legais e outros aplicáveis às nossas atividades;

• Conscientização ambiental e de segurança do trabalho: Educar os nossos colaboradores, no sentido da excelência e responsabilidade individual, para o comprometimento ambiental de todos.

AÇÕES DA GESTÃO AMBIENTAL

A gestão ambiental é parte integrante do lançado em 2004, Sistema da Qualidade da Coca-Cola Evolução 3 (SQCC), abrangendo as áreas de qualidade, de meio ambiente e da segurança e prevenção de acidentes. Possui normas internacionais ISO 14001:1995 (meio ambiente); ISO 9001:2000 (qualidade) e a BSI OHSAS 18001:1999 (saúde ocupacional e segurança no trabalho), com as certificações internacionais SGS e Lloyds of London. Além disso, o eKOsystem possui ISO 14001, que vai além do compromisso exigido pela legislação ambiental. Esse modelo é padronizado em toda Companhia, o que permite o desenvolvimento de programas e atividades, adaptados à realidade local e à legislação vigente, nos países em que a Coca-Cola atua. Tais condutas além de promover a responsabilidade ambiental, fazendo parte da rotina

cultural da empresa, ampliam os custos de suas atividades operacionais, ao gerar economia de

recursos – energia, água, embalagens etc. A Coca-Cola prioriza a ecoeficiência definido pelo Conselho Mundial de Desenvolvimento Sustentável como “a produção de bens e serviços a preços competitivos, que tragam satisfação e qualidade de vida ao consumidor, ao mesmo tempo em que reduz a geração de poluentes e o uso de recursos, considerando todo o seu ciclo de vida, em um nível que seja no mínimo o que se estima ser suportado pela Terra”. Com isso, vem conquistando metas, em toda sua cadeia produtiva, com a economia de recursos, recuperação de insumos, diminuição das perdas e atribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com