TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos de fabricação

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

1/2Histórico,origem e segmentos aplicados inicialmente

A engenharia de métodos é o aparecimento da engenharia de produção como tempos e movimento durante o processo produtivo.Durante muito tempo aconteceu discussões relativas ao que era mais importante:estudo de tempos ou de movimentos.

Atualmente percebe-se que não há distinção,porém complementaridade.O que se indica é a realização do estudo de movimentos antes do estudo de tempos,onde movimentos planejados levam a um melhor resultado em tempo.Esses principios são fundamentados por Engenharia de produção.

O início da engenharia de produção aconteceu nos Estados Unidos do Século XIX para o século XX,introduzida no progresso do progresso da industrialização e desenvolvimento econômico.A primeira revolução ocorreu no século XVIII e transformou a maneira de se organizar o trabalho.Uns dos seus principais marcos foi a criação da máquina a vapor,que revolucionou a forma de produzir.

A ligação do homem com o trabalho estava mudando,no final deste processo,chegando ao fim o Capitalismo mercantilista,no quel a produção era definida de acordo com os ofícios.Com o avanço do setor industrial,apareceu a necessidade de estabeler e administrar os complexos sistemas de criação,necessidade que piorou com  Segunda Revolução Industrial e seus progressos tecnológicos.

A análise do trabalho racionalizado surgiu na industria metal-mecânica e essa área era denominada de Engenharia Industrial no qual foi criada por F.W.taylor.Frank e Lilian Gilbert,H.LGantt.Walter A.Shewart.Henry Fayol,entre outros.Anos depois a devido a produção em massa,criada por Henry Ford,e em seguida a produção enxuta criada por Taichii Ohno da Toyota,Engenharia Industrial teve destaque mundial.Nessa época,devido ao crescimento tecnológico e ao desenvolvimento da rede ferroviário de transportes,aparecem as primeiras empresas norte-americanas,incentivando a produção de longo período e o aparecimento de um grande mercado interno de consumo.

O desenvolvimento do porte das instituições estabelem os desafios de origem tecnológica e administrativas determinando as capacitações maiores para a adminstração da produção e dos negócios.De 1880 á 1920 diversas pesquisas resaltam as análises realizadas por Frederick W. Taylor,em suas pesquisas  Taylor estuda de forma minuciosa o trabalho dos funcionários nas organizações,procurando criar formas para melhorar a produção do trabalho humano e da própria forma de organizar a produção. Entre as suas principais obras está os Princípios da Administração Cientifica que foi considerado um marco no aparecimento da área de conhecimento chamada de Engenharia Industrial.

Entre as técnicas desenvolvidas,á análise econômica de investimentos ganha destaque dando início a engenharia Econômica.

No início do sécilo XX com  a padronização do consumo e a procura por qualidade e eficácia,atraindo cada vez mais as pessoas para a classe urbana,o progresso da engenharia de produção se reforçou mais ainda surgindo assim as primeiras Universidades de Engenharia de produção no mundo.

Os primeiros cursos de administração e engenharia industrial tiveram a sua origem nos Estados Unidos,com o objetivo de formar profissionais para a adminsitração da gestão,tanto na gradução quanto na pós graduação.O curso de engenharia de produção foi desenvolvido baseado na grande administração de empresas e também a engenharia mecânica.Tinha como objetivo dois aspectos:o conhecimento ténico e as habilidades de gestão.

Uma terceira ação influencia na área da engenharia industrial na segunda metade do século XX,com o surgimento da pesquisa operacional,área do conhecimento que determina o uso do método científico na modelagem e na melhoria dos problemas logísticos durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o fim da guerra,os métodos de otimização,criados foram inseridos nos currículos de engenharia industrial e transportes,semelhantemente realimentando o crescimento dos modelos e analises da decisão é possivel verificar o desenvolvimento da informática que aos poucos,é inserida nas faculdades e na gestão das instituições.

Essa união dos conhecimentos relacionados á organização da produção,Economia e gestão de empresas,Controle de Qualidade,Planejamento,Controle da produção,Pesquisa Operacional,e Processos de dados constitui o núcleo básico da Engenharia de produção Clássica nos anos 70.

Na graduação do engenheiro de produção,oconhecimento técnico ganha destaque,dando um diferencial ao administrador de empresas.Em 1980,os países industrializados poderam enxergar agrande restauração e o crescimento econômico no Japão,país devastado com o término da Segunda guerra mundial.

Duas definições importantes direcionam o modelo japonês de produção:Gestão de qualidade,Total Quality Management-TQM e a produção Jus-In-time JIT.O primeiro carcteriza uma grande transformação cultural na maneira a qualidade e o segundo empenha-se para desenvolver de forma flexível os sistemas de produção,tornando-se possível a criação de pequenos lotes com alta qualidade e baixo custo.

Dessa forma,a divisão entre a engenharia de produção e a administração de empresas tornando-se menos evidente.A situação atual das empresas define-se de acordo com os processos internalização e globalização.

Devido sua forma brilhante de pensar, Frederick W.Taylor teve vários seguidores entre eles:

- Frank Gilbreth:apoiou grande parte dos principios da administração científica especialmente a separação de atividades.

- Henry Ford: Utilizou a teoria do consumo em massa e dedicou-se algumas definições a fim de diminuir os custos e aumentar e aumentar os resultados

- Henry Gantt: Trabalhou com Taylor na  Midvalle e criou diversas formas de controle administrativo,dando ênfase aos custos,ao planejamento e á durabiliodade da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com