TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Por:   •  21/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução:

Calibradores são padrões geométricos utilizados na indústria metal-mecânica. Os calibradores consistem em comparar a peça que se quer medir com aquela de padrão ou dimensão aproximada. Assim, um eixo pode ser medido utilizando um calibrador para eixos, e o furo de uma peça pode ser comparado com um calibrador tampão. Calibradores são instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que desejamos comparar. Podem ter formatos especiais, dependendo das aplicações, como, por exemplo, as medidas de roscas, furos e eixos. Geralmente fabricados de aço-carbono e com as faces de contato temperadas e retificadas, os calibradores são empregados nos trabalhos de produção em série de peças. Sempre verificando se as peças estão dentro dos limites de tolerância, isto é, entre o limite máximo e o limite mínimo, quer dizer: passa/não-passa.

2. Definições:

Os calibradores de fabricação em geral, apresentam as dimensões limites em uma única peça. O lado da dimensão limite mínima é chamado de lado-passa, que é o lado do calibrador que deve penetrar no furo ou no eixo. O lado da dimensão limite máxima é chamado de lado-não-passa (ou lado de refugo), que é o lado do calibrador que não deve penetrar no furo ou no eixo. A figura 1.0 mostra um esquema de calibrador passa/não passa.

Figura 1.0 (Calibrador Passa/Não Passa)

3. Características de funcionamento:

3.2. Calibrador tampão (para furos)

O furo que será medido deve permitir a entrada da extremidade mais longa do tampão (lado passa), mas não da outra extremidade (lado não-passa).

Por exemplo, no calibrador tampão 5H7, o diâmetro passa (5 mm + 0,0 mm) deve passar pelo furo. O diâmetro não passa (5 mm + 0,012 m) não deve passar pelo furo.

O lado não passa tem uma marca vermelha. Esse tipo de calibrador é normalmente utilizado em furos e ranhuras de até 100 m.

3.3. Calibrador de boca

Esse calibrador tem duas bocas para controle: uma passa, com a medida máxima, e a outra não-passa, com a medida mínima.

O lado não-passa tem chanfros e uma marca vermelha. É normalmente utilizado para eixos e materiais planos de até 100 mm.

O calibrador deve entrar no furo ou passar sobre o eixo por seu próprio peso, sem pressão.

3.4. Calibrador de boca ajustável

O calibrador de boca ajustável resolve o problema das pequenas e medias industrias pela redução do investimento inicial na compra desses equipamentos.

O calibrador ajustável para eixo tem dois ou quatro parafusos de fixação e pinos de aço temperado e retificado para posicionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com