TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Por:   •  23/11/2015  •  Ensaio  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno: Márcio Zamboni Moreira

Curso: Superior em Tecnologia

Disciplina: Metrologia

1) O que é mensurando?

R: É o objeto da medição. É a grandeza específica submetida a medição. Indicação é o valor de uma grandeza fornecido por um sistema de medição. Indicação direta é o número mostrado pelo sistema de medição.

2)O que é padrão de medição?

R: Medida materializada, instrumento de medição, material de referência ou sistema

de medição destinado a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade ou um ou

mais valores de uma grandeza, para servir como referência.

 

3)Quais são os padrões existentes? Explique-os.

R: PADRÃO PRIMÁRIO: Padrão que é designado ou amplamente reconhecido como tendo

as mais altas qualidades metrológicas e cujo valor é aceito sem referência a outros padrões de

mesma grandeza.

PADRÃO SECUNDÁRIO: Padrão cujo valor é estabelecido por comparação a um padrão

primário da mesma grandeza.

PADRÃO INTERNACIONAL: Padrão reconhecido por um acordo internacional para servir,

internacionalmente, como base para estabelecer valores a outros padrões da grandeza a que

se refere.

PADRÃO NACIONAL: Padrão reconhecido por uma decisão nacional para servir, em um país, como base para estabelecer valores a outros padrões da grandeza a que se refere.

4)R: Em geral o resultado de uma medição é somente uma aproximação ou estimativa do valor do mensurando e, assim, só é completa quando acompanhada pela declaração de incerteza dessa estimativa. Em muitos casos, o resultado de uma medição é determinado com base em séries ou conjunto de observações obtidas sob condições de repetitividade.

       

5)R: Incerteza (de medição): parâmetro associado ao resultado de uma medição que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser razoavelmente atribuídos ao mensurando. Entende-se que o resultado de uma medição é a melhor estimativa do valor de um mensurando e que todos os componentes da incerteza, incluindo aqueles resultantes dos efeitos sistemáticos, contribuem para a dispersão.

6)R: A calibração pode ser efetuada por qualquer entidade, desde que esta disponha dos padrões rastreados e pessoal competente para realizar o trabalho. Para que uma calibração tenha validade oficial, é necessário que seja executada por entidade legalmente credenciada.

7)R: Operação complementar, normalmente efetuada após uma calibração, quando o desempenho metrológico de um sistema de medição não está em conformidade com os padrões de comportamento esperados. Trata-se de uma "regulagem interna" do SM, executada por técnico especializado. Visa fazer coincidir, da melhor forma possível, o valor indicado no SM, com o valor correspondente do mensurado submetido.

8)R: A operação de verificação é utilizada no âmbito da metrologia legal, devendo esta ser efetuada por entidades oficiais denominados de Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (IPEM), existentes nos diversos estados da Federação.Trata-se de uma operação mais simples, que tem por finalidade comprovar que: um sistema de medição está operando corretamente dentro das características metrológicas estabelecidaspor lei; uma medida materializada apresenta características segundo especificações estabelecidas por normas ou outras determinações legais.

9)R: Ao realizar a medição de algum objeto, nunca teremos a medida exata do objeto, utilizando uma régua, por mais precisa que seja. Isso por que o último algarismo dessa medição será duvidoso.

Uma régua comum tem divisões de centímetros e milímetros. Ao medir um lápis, por exemplo, nota-se que o comprimento dele tem 13,5 cm, pois aparentemente ele fica em cima dessa medida. Porém não podemos ter certeza quanto ao algarismo 5 desse número. Poderia ser 13,49 ou 13,51. Então este último algarismo é chamado de duvidoso, e representamos com um traço em cima: 13,5. Em qualquer número, o algarismo duvidoso será o último algarismo significativo, contando da esquerda para direita.

9,9999998 = o algarismo duvidoso é o 8
14,79234320 = o algarismo duvidoso é o 0
1,00000 = o algarismo duvidoso é o
último zero

10)R: Os algarismos significativos são os algarismos que têm importância na exatidão de um número, por exemplo, o número 2,67 tem três algarismos significativos. Se expressarmos o número como 2,6700 , entretanto, temos cinco algarismos significativos, pois os zeros à direita dão maior exatidão para o número. Os exemplos abaixo têm 4 algarismos significativos:

56,00
0,2301
00000,00001000
1034

Números que contenham potência de dez (notação científica por exemplo), serão algarismos significativos tudo, exceto a própria potência, veja por quê:

785,4 = 7,854 x 102

Ambos têm os algarismos 7854 seguidos, a potência de dez apenas moverá a vírgula, que não afeta a quantidade de algarismos significativos.

Zeros à esquerda não são algarismos significativos, como em:

  1. -> apenas um algarismo significativo

11)R: Uma medição direta é aquela cuja indicação resulta naturalmente da aplicação do

sistema de medição sobre o mensurando. Há apenas uma grandeza de entrada

envolvida. A medição de um diâmetro com um paquímetro, e a temperatura de uma sala por um termômetro, são dois exemplos de medição direta.

12)R: A medição indireta envolve a combinação de duas ou mais grandezas de entrada por meio de expressões matemáticas que viabilizam a determinação do valor associado ao mensurando. São exemplos de medição indireta: (a) a determinação da área de um terreno a partir da multiplicação dos valores medidos para sua largura e comprimento e (b) a determinação da massa específica de um material calculada a partir da razão entre sua massa e seu volume separadamente medidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com