TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia Na Indústria

Exames: Metrologia Na Indústria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O estagiário tem um importante papel dentro de uma organização, ele pode ser um futuro colaborador da empresa. O estágio é começo de tudo, é a busca pelo aprendizado prático, pela formação profissional. Na escola, conseguimos visualizar diversas atividades em vários ramos da área estudada, mas é apenas com o estágio que nos deparamos com a realidade das fábricas, com o dia-a-dia daquele caminho que estamos começando a traçar. O estágio é base para o profissional.

Durante nove meses, conviveu-se com a realidade de uma instituição de educação profissional, vivenciando a criação e desenvolvimento de metodologia e de planos de ensino, planejamento de aulas, manutenção e ajustes de instrumentos e máquinas, visando a capacitação de pessoas. O ambiente de trabalho ocorreu em sala de aula e laboratórios, com aulas teóricas e práticas.

O trabalho consiste na elaboração de atividades programadas e planejadas, manutenção de instrumentos e equipamentos mecânicos, envolvendo as estratégias de programação de todos os trabalhos que envolvem gestão de materiais para o atendimento da clientela da região.

No decorrer deste estágio foi possível obter um ótimo aproveitamento devido a esta empresa ser bem conceituada em seu ramo de negócio e trabalhar com tecnologia de ponta. Existe a integração de todos os departamentos necessários para desenvolvimento tanto da empresa como de todos os funcionários.

1.1 OBJETIVOS DO ESTÁGIO

Meus objetivos foram os desenvolvimentos na parte prática de todos os conceitos e técnicas aplicadas na elaboração de estratégias na programação de atividades voltadas para as rotinas de aprendizado. Além de conhecer o ritmo de trabalho dentro de uma empresa e o importante papel do professor na formação profissional para as indústrias da região.

2 HISTÓRICO DA EMPRESA

O SENAI - Serviço Nacional de aprendizagem industrial, criado pelo Decreto-Lei no 4048, de 22 de janeiro de 1942, é uma entidade de direito privado organizado pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria e pelas federações de indústrias nos estados.

O SENAI instalou-se no Paraná em 12 de março de 1943 , e é entidade do Sistema FIEP - Federação das industria do estado do Paraná, e desde sua criação vem contribuindo com o crescimento da industria e da comunidade paranaense.

Em Londrina, no Paraná, a instituição recebeu por doação em 19 de agosto de 1944, da Companhia de Terras Norte do Paraná, uma área de 12.075 M2, onde em 11 de agosto de 1950, o mesmo iniciou suas atividades de Formação Profissional com cursos de Aprendizagem, para menores, e Qualificação Profissional para adultos.

3 DESCRIÇÃO DA OCUPAÇÃO

O estagiário orienta e acompanha o processo de aprendizado em todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e em laboratório. As primeiras semanas foram destinadas ao conhecimento de todo o processo e como devem ser realizadas as atividades práticas e teóricas.

Ocupou-se, também, duas semanas nas áreas afins, acompanhando um técnico laboratorista especializado e uma pessoa da área administrativa, onde verificamos a importância do planejamento das atividades desenvolvidas pela instituição de ensino.

Foram desenvolvidas planilhas para controle de presença e avaliação, procedimentos preliminares e normalização de processos. Tudo isso sendo realizadas através de acompanhamento, pesquisas em documentação técnica e contanto com docentes e coordenadores pedagógicos.

Nesses dias pode-se verificar a importância de um planejamento em uma atividade a ser desenvolvida, provendo os recursos necessários para o bom andamento do processo como um todo.

3.1 HABILIDADES ADQUIRIDAS

 Conhecimento sobre Excel, Autolab® e outros softwares;

 Conhecimentos sobre metrologia, calibração, manutenção e ajustes de instrumentos e equipamentos;

 Visualização de métodos para encontro e eliminação de causas raízes;

 Conhecimento de um almoxarifado e todo seu processo de gestão;

 Conhecimento de novos equipamentos, dimensões, funções, e outros;

 Visualização de diversos equipamentos eletrônicos, seus componentes e sua função;

 Visualização e criação de procedimentos técnicos e a aplicação dos mesmos.

 Conhecimento na parte de compras de peças de reposição de de equipamentos.

 Conhecimento na operação de sistema de gestão.

 Conhecimento em outros programas internos.

3.2 FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ESTÁGIO

3.2.1. Planilhas

Durante o período de estágio, foram desenvolvidas algumas planilhas para controle de ordens, fichas de equipamentos, procedimentos de calibração, reservas e outros. Todas bem vistas pelo instrutor e de extrema importância para o planejamento.

3.2.2. Métodos e outros recursos

Entre métodos e outros recursos, estão alguns procedimentos estipulados pela supervisão da manutenção que são obrigatórios e sua elaboração. Alguns desses apresentados em reuniões e até em auditorias.

4 DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES

As atividades desenvolvidas, que farão parte deste relatório, fazem parte de quatro cursos ministrados, a saber, resumidos no Quadro 1:

Curso Duração

[h] Data Conteúdo

Metrologia 36 14/03/2011 à 24/03/2011 Medidas de conversão, Régua graduada, Trena, Paquímetros, Micrômetros, Sistema Métrico e Sistema Inglês, Goniômetros e transferidor de graus, Relógio comparador.

Leitura e Interpretação de Desenho 48 04/04/2011 à 19/04/2011 Identificação de linhas usadas em desenho, Perspectiva isométrica, Projeção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com